Mapas offline no seu smartphone com Maps.ME

Olá pessoal! Hoje em dia, quem viaja sem contratar guia turístico, leva o seu próprio guia de bolso, o smartphone, mas sem internet, às vezes, não se chega a lugar algum, a não ser que você gaste uma boa quantia utilizando os serviços de táxi. Claro que, para distâncias pequenas, como ir da Regent Street para Oxford Street, em Londres, usar o táxi seria desnecessário. Então, resolvemos escrever sobre mais um aplicativo que você pode utilizar em sua viagem, que vai ajudar a você se localizar e se locomover a pé. Mas, se você estiver de carro, ele também pode ser útil para grandes distâncias. No entanto, quem quer se locomover de um bairro para outro em uma mesma cidade, aguarde novos posts que iremos falar sobre os principais aplicativos de transporte público.

Em um outro post, já escrevemos sobre um outro aplicativo de como você pode planejar suas viagens de trem na Itália. O app de agora é o MAPS.ME, um ótimo e gratuito utilitário para quem não pretende contratar um pacote de dados na viagem ou pretende economizar com o 3G/4G, pois ele usa mapas offline. Você descarrega o mapa do local que você vai visitar, podendo traçar rotas a pé ou de carro. Normalmente, o aplicativo já disponibiliza o mapa do país inteiro, dependendo do tamanho.

Screenshot_2016-01-24-15-11-34

Após baixar o MAPS.ME, é possível encontrar bons lugares onde comer, se hospedar, ou até onde sacar dinheiro. O aplicativo mostra detalhes importantes sobre cada estabelecimento: informação de contato (número de telefone, e-mail, endereço, site), e tipo de cozinha (europeia, japonesa, brasileira, etc) para cafés e restaurantes, quais bancos caixas eletrônicos atendem, postos de gasolina, hotéis por categorias e disponibilidade de Wi-Fi. O aplicativo também mostra o horário de funcionamento dos lugares.

  Screenshot_2016-01-24-14-55-05

Antes de viajar, descarregue o mapa dos seus primeiros destinos, se você tiver bastante espaço no celular, pode descarregar todos o quanto puder. Mas, para quem definiu uma rota, e não tem muito espaço de armazenamento no celular, deve baixar somente o primeiro destino, ou os dois primeiros, e ir apagando o anterior e adicionando o próximo. Para exemplificar e explicar melhor, se você vai para Inglaterra, França e Itália, Baixe os mapas de Inglaterra e França, quando sair da Inglaterra, apague o mapa da Inglaterra somente e baixe o da Itália, isso evita com que você fique sem o mapa do local para onde vai e economiza espaço no celular. Imagina você só ter baixado o mapa da Inglaterra e deixar para baixar o mapa da França no Wi-Fi do hotel, na última noite, tendo que arrumar as malas e, dormir cedo, por exemplo? Fica complicado chegar na França sem informação nenhuma de como se locomover pelo local. Daí, vai ter que apelar para um táxi.

Screenshot_2016-01-24-15-32-11

O aplicativo funciona como qualquer um outro de roteirização, mas você pode escolher a categoria do estabelecimento, como por exemplo, se você está procurando o supermercado mais próximo, no campo de pesquisa poderá digitar “supermercado” e o aplicativo exibirá uma lista dos supermercados mais próximos com as distâncias deles em relação a sua posição atual. Se você for andando, o app vai atualizando as distâncias, incrível, não? Basta clicar no destino desejado que o mapa aparecerá. Abaixo do mapa, algumas informações sobre o nome do estabelecimento, a distância e uma seta apontando o trajeto que deve ser seguido. Se você clicar na seta, o app funcionará como uma bússola, atualizando a distância até o local selecionado.

Screenshot_2016-01-24-15-43-43-2

O aplicativo ainda permite que você compartilhe sua localização em outros aplicativos e também que você salve os locais favoritos e isso é muito útil quando você está planejando sua viagem. Você pode marcar os locais que vai visitar e quando chegar no local, já sabe para onde poderá ir.

O app está disponível para Android e iPhone e pode ser baixado nos links abaixo. Obrigado e até o próximo post!

Você também pode gostar…

Comentários estão encerrado.