Trenìt! – Planejando suas viagens de trem pela Itália

Stazione Aosta - Foto: Kal Carvalho

O Trenit é um aplicativo muito útil para planejar suas viagens na Itália. Com ele, é possível consultar a tabela de horários de partidas de uma determinada estação de trem.

O aplicativo ainda fornece, em tempo real, se o trem desejado está atrasado. Também é possível consultar informações de todos os trens na Itália, desde os regionais até os trens de alta velocidade. O aplicativo informa preços e estações que irá passar ou parar, dependendo da modalidade da sua passagem.

Se você ainda não sabe como funcionam os trens na Itália, consulte aqui as novas regras para viagens de trens regionais na Itália.

Saiba também como guardar sua mala no depósito de bagagens e aproveite as cidades pelo caminho, sem gastar com hospedagem.

O aplicativo se torna um item fundamental no planejamento de uma viagem à Itália.

Como usar o Trenit

Acesse o Trenit e defina seu lugar de partida e o destino. É possível fazer o inverso também. Informe a data e a hora inicial da busca e clique em procura.

trenit

No exemplo acima, foi informado que a estação de saída era Roma Termini. Era desejado procurar todas as partidas desde 11h da manhã, em 24/11/2015.

Screenshot_2015-11-24-08-44-31

Depois de clicar em procurar, o app irá informar quais trens estarão de partida nos próximos horários. Ele informa preço e duração da viagem, além de informar se o trem está em atraso.

Screenshot_2015-11-24-08-45-04
Clique na viagem desejada e obterá informações da rota, horários de chegada e partida nas estações, plataforma, identificação e tipo de trem entre outras informações. Verifique atentamente a plataforma na estação se confere com o que o aplicativo informa. Você ainda poderá adicionar para seguir essa viagem na página principal, mas somente na versão paga.
Trenitalia_ETR600_Frecciargento
  O trem selecionado é um Frecciargento ID 9422, em breve, teremos novos posts detalhando as diferenças entre os trens italianos.
Screenshot_2015-11-24-08-44-46
Na página principal, você visualiza e edita as últimas pesquisas feitas no Trenit e as marcadas para serem seguidas.
Resumindo, o aplicativo é muito útil para quem deseja comprar a passagem na hora ou para quem já comprou a passagem e precisa ficar monitorando o horário ou no trajeto do trem. Apesar de não conhecermos a versão paga, no valor de R$ 6,99, acredito que este aplicativo já seja muito útil na versão free, apesar das propagandas. Infelizmente, o app não está disponível para iOS e nem para Windows Phone. Entretanto, recentemente foi lançada uma versão web do Trenìt, que poderá ser acessada por qualquer dispositivo.
Trenit - horários trens Itália
Trenit - horários trens Itália

*Atualizado em 18/06/2017 às 13h30

Você também pode gostar…

(6) Comentários

  1. Miguel Bersano

    Oi, uma pergunta sobre o Trenit. Quando se compra o bilhete pelo aplicativo, é possível embarcar sem imprimi-lo? Pergunto porque na Itália estas coisas mais digitais às vezes não são possíveis…

    1. Kal Carvalho

      Quando você seleciona para comprar o ticket pelo aplicativo é redirecionado para o site da Trenitalia. Os bilhetes comprados online não precisam de validação. Mas, possuem data e horário marcado. Por precaução, sugiro que imprima o bilhete. Caso já esteja na Itália e ainda não comprou seu bilhete, em qualquer estação de trem você pode emitir qualquer bilhete nos terminais de autoatendimento ou nos próprios guichês.

Comentários estão encerrado.