Lugares próximos ao Rio para um final de semana

Paraty - Foto: Jörg Rausch

Existem lugares próximos ao Rio que foram feitos para “fugirmos” da agitação que é a capital carioca. O Rio é uma cidade maravilhosa com muitos atrativos turísticos, que nem sempre são aproveitados pelos moradores de sua cidade. Por estar neste cenário todos os dias, algumas pessoas buscam sair um pouco, relaxar e curtir uma paisagem diferente.

O próprio estado do Rio possui diversificados destinos turísticos que são atratividade para famílias, amigos, destinos românticos ou ou até para quem quer curtir um dia sozinho. Algumas regiões são ideais para aproveitar as férias do verão, outras para curtir o frio e o inverno. No entanto, algumas foram feitas para se visitar em qualquer época do ano.

 Região Serrana

A região serrana possui alto IDH e é ideal para passar os períodos de inverno, durante a alta temporada. No entanto, se você mora na região metropolitana, serve como refúgio para o calor, durante o verão. Com extensão territorial quase do tamanho da capital, porém com maior área em mata atlântica original, além de muitas atividades, considere visitar apenas uma cidade em um final de semana ou feriado prolongado, por exemplo.

1 Petrópolis e Itaipava

A 838m do nível do mar, situada da região serrana do estado, Petrópolis foi moradia de Dom Pedro II e ficou conhecida como Cidade Imperial, guardando muitos pontos históricos. É considerada um dos principais destinos turísticos do interior do estado. Entre as principais atrações estão o Museu Imperial, o Palácio Rio Negro e a Casa de Santos Dumont, além do Museu de Cera e a Catedral de São Pedro e Alcântara. Ainda em Petrópolis, você pode se deslocar até o distrito de Itaipava. Que possui um dos centros gastronômicos mais importantes do estado, conhecido como Vale Gourmet.

Veja aqui hospedagem em Petrópolis e Itaipava

Catedral de São Pedro e Alcântara

Catedral de São Pedro e Alcântara

2 Nova Friburgo, Lumiar e São Pedro da Serra

Assim como Petrópolis, Nova Friburgo está localizada na região serrana do estado. Fundada e colonizada por suíços, no início do século 19, a cidade já perdeu bastante da sua identidade com o país europeu. Com o melhor clima do estado, Nova Friburgo é o local ideal para fugir do calor carioca e repor as energias. Mas, local também ideal para prática de esportes radicais e atividades ligadas ao ecoturismo, nos principais destinos de turistas: os distritos de Lumiar e São Pedro da Serra.

4068627371_58cb074e83_b

Além de curtir a gastronomia local e experimentar as cervejas artesanais produzidas na cidade, você também pode conhecer belas cachoeiras e passear pelo Country Clube de Nova Friburgo e pelo centro da cidade. Durante o inverno, as temperaturas podem chegar a zero grau e, é nesta época que os circuitos gastronômicos da cidade recebem muitos moradores e turistas em busca de curtir o frio em família ou a dois.

Hospedagem em Nova Friburgo e região

3 Teresópolis

Localizada entre Nova Friburgo e Petrópolis, Teresópolis é o local onde você pode conhecer o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, que abriga o Pico do Dedo de Deus, possui diversas piscinas naturais, trilhas, observação da natureza, cachoeiras, mata atlântica e para os mais aventureiros trilhas até a Pedra do Sino, o ponto culminante da Serra dos Órgãos. Além disso, poderá visitar a Vila St Gallen, que reproduz uma típica vila germânica com restaurantes, pátio, capela, loja de souvenirs e, nos finais de semana, poderá fazer a Bier Tour na microcervejaria.

Dedo de Deus
Dedo de Deus

Outros passeios que podem ser realizados são a visita ao Mirante do Soberbo, de onde se pode ter a melhor vista do Dedo de Deus, a Fazenda Genève e a Granja Comary, sede de treinos da Confederação Brasileira de Futebol.

Veja onde se hospedar em Teresópolis

Região dos Lagos

A região com diversas praias onde é um dos principais destinos de turistas da região metropolitana do Rio e muitos oriundos de cidades mineiras. Se estiver de carro, você pode escolher uma das três cidades para se hospedar, pois elas são muito próximas umas das outras. No entanto, em Arraial do Cabo, a rede hoteleira é mais “rústica”, mas não deixa nada a desejar.

4 Armação dos Búzios

A antiga aldeia de pescadores hoje se tornou um destino internacional, sendo um dos principais destinos de turistas argentinos, assim como Florianópolis. As principais praias da região são Geribá, preferida dos turistas, Ferradura, ideal para mergulhadores com snorkel e a Praia da Armação, a praia mais urbana de Búzios, perto de tudo e com mar calmo, próxima a restaurantes.

Praia de Geribá
Praia de Geribá

Além disso, você ainda pode conhecer a Rua das Pedras, a principal da cidade e é onde se localizam a maioria das lojas, bares e restaurantes. Nela pode se encontrar ótimos locais pra apreciar o pôr do sol, experimentando pratos da culinária local. O pier de onde saem os barcos para passeios também fica nesta região, facilitando o acesso a quem chega de navio na cidade.

Conheça as principais atrações turísticas de Búzios
Saiba onde se hospedar em Búzios
5Cabo Frio

Os destaques são as praias do Farol e do Forte, próximas ao centro da cidade, e as praias das Conchas e do Peró, distantes cerca de 10km do centro. O centro da cidade é bem movimentado durante a noite, com diversos restaurantes e a cidade fica bem cheia durante as festividades de Reveillón, Carnaval e Cabofolia.

Praia das Conchas e Praia do Peró, ao fundo
Praia das Conchas e Praia do Peró, ao fundo
Saiba onde se hospedar em Cabo Frio
6Arraial do Cabo

Uma pequena cidade, porém um paraíso em relação às outras. O mar de Arraial é um mais bonitos da região. As águas cristalinas são ideais para passeios de barco, uma das principais atividades turísticas, além do banho de mar e o mergulho.

Praias do Pontal do Atalaia
Praias do Pontal do Atalaia

A Praia Grande é o lugar perfeito para curtir, tem poucas ondas e é ótima para aproveitar com a família. Além disso, aproveite para ver o pôr do sol de um lindo deck de madeira. A Prainha é bem bonita e também bem movimentada. Mas, se você quiser conhecer uma bela praia, com poucos turistas devido ao acesso por trilha ou barco, você pode ir para as Praias do Pontal do Atalaia.

Conheça os principais hotéis e pousadas de Arraial do Cabo

Costa Verde

A Costa Verde é uma faixa de território, com belas paisagens, que vai do litoral sul do estado do Rio e o litoral norte do estado de São Paulo. Engloba os municípios de Mangaratiba, Angra dos Reis, Itaguaí e Paraty no estado do Rio de Janeiro e Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela no estado de São Paulo.

7Angra dos Reis e Ilha Grande

Devido à beleza de suas praias e das regiões próximas, a cidade de Angra virou ponto forte do turismo não só estadual, mas também nacional. Possui 97 ilhas, muitas delas tendo por donos celebridades nacionais e internacionais, sendo a maior de todas denominada de Ilha Grande.

Lagoa Azul, Ilha Grande
Lagoa Azul, Ilha Grande

Em Angra, você pode fazer atividades como o rafting, mergulho e passeios de barco, além de visitar a Ilha Grande, que, por não ter acesso de carro ou moto, possui com o mesmo astral de aldeia de pescadores. Estando na ilha, não deixe de visitar as praias mais belas da região: Lopes Mendes, Aventureiro e Cachadaço, além de realizar um passeio de barco até a Lagoa Azul.

Hospedagem em Angra dos Reis
Hospedagem em Ilha Grande
8Paraty 

Paraty é uma daquelas cidades do interior que mantém parte de sua história. A maior parte do município é formada por casarões coloniais e igrejas construídas entre os séculos 18 e 19. Juntando essa estagnação história com as ruas feitas pelos escravos, em formato de pé-de-moleque tornam a cidade um magnífico destino turístico. O centro histórico é muito belo e possui várias atrações culturais, um comércio local interessante, bons restaurantes com gastronomia variada.

Centro histórico de Paraty
Centro histórico de Paraty

A cidade, no entanto, é rodeada de reservas e parques ecológicos, fazendo do local um dos mais preservados do Brasil. O município de Paraty é composto por cerca de 90 ilhas e 60 praias, muitas acessíveis somente por barco. Além do centro histórico, não deixe de visitar as praias da Vila de Trindade.

Saiba onde se hospedar em Paraty

Região Metropolitana

Para quem resolver permanecer na capital ou para quem não é do Rio, poderá fazer o nosso roteiro de 3 dias na Cidade Maravilhosa e, se possível, adicionar mais um dia de visita para conhecer as atrações de Niterói.

9Rio de Janeiro

A capital fluminense recebe turistas o ano inteiro. Você pode visitar os principais pontos turísticos da cidade como o Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundo moderno, e o Pão de Açúcar. Além disso, você dar um mergulho nas diversas praias da cidade. As mais próximas estão localizadas na Zona Sul: Copacabana, Ipanema e Leblon.

Além do tradicional Carnaval com os desfiles das escolas de samba e de diversos blocos espalhados pela cidade, o Rio tem sido sede de diversos eventos nos últimos anos,  sendo os principais o Pan-americano de 2007 e a Jornada Mundial da Juventude em 2013. Ainda em 2013, a cidade foi sede das finais da Copa dos Confederações. O Maracanã sediou alguns jogos e a final da Copa do Mundo 2014. Em 2016, o Rio foi sede da primeira Olimpíada realizada na America do Sul.

2052839250_c086576b45_o

Clique aqui para ver um roteiro de 3 dias no Rio de Janeiro
Onde se hospedar no Rio de Janeiro

10Niterói

Niterói era a antiga capital fluminense, até o fim do estado da Guanabara. Hoje, ela está ligada ao Rio de Janeiro através da Ponte Rio-Niterói. Entretanto, é possível atravessar para a cidade através de barca, saindo da Praça XV. Niterói é conhecida por suas praias, sua beleza e de ter a melhor vista da cidade do Rio.

Em Niterói, você pode caminhar no calçadão da praia de Icaraí. No entanto, se quiser se banhar, terá que ir até a Região Oceânica da cidade. O principal destino é a praia de Itacoatiara, ideal para a prática de surf. Esta praia também possui espaço com águas calmas para as crianças. As praias de Camboinhas, Piratininga e Itaipu também são próprias para o banho. Outras atrações na cidade são o MAC (Museu de Arte Contemporânea) e o Campo de São Bento. Além disso, você pode fazer o passeio dos forets pelo Forte de São Luís e a Fortaleza de Santa Cruz.

Saiba onde se hospedar em Niterói

lugares proximos ao rio

*Atualizado em 09/05/2017

Você também pode gostar…

(7) Comentários

  1. Filipe Morato Gomes

    Para mim, Ilha Grande foi uma fantástica surpresa. Visitei a ilha numa viagem que incluiu o Rio e Paraty, e posso garantir que, apesar de adorar essas duas cidades (cada uma pelos seus motivos), foi a Ilha Grande que mais me marcou. As ruas de terra, a tranquilidade da povoação, a boa onda das pessoas e, claro, as praias. Ma-ra-vi-lho-so!

Comentários estão encerrado.