Mercados de Natal na Toscana

Mercados de Natal na Toscana

Para quem pretende passar o natal na Toscana, o clima natalino nesta região começa a se espalhar a partir da segunda semana de Novembro. Neste período, várias cidades e aldeias começam a se enfeitar, colocando a iluminação, preparando as lojas e os mercados de natal para receber clientes para as compras natalinas e turistas do mundo inteiro.

Além de Florença, Arezzo, Montepulciano e outras cidades da Toscana, você vai encontrar Mercados de Natal espalhados pela Europa inteira. Mas, neste post, vamos falar sobre o natal nas principais cidades desta região italiana, uma tradição a cada ano que atrai diversos turistas, em busca do que há de melhor no natal da região.

Dicas de passeios na região da Toscana

Onde se hospedar em Florença

O ideal é fazer base em Florença para visitar as cidades da Toscana. O melhor local é no centro histórico. Na nossa última viagem, ficamos próximo à igreja de San Lorenzo, na Piazza di San Lorenzo. É bem próximo ao Duomo de Firenze, a 5 minutos da estação de trem. Muitos passeios podem ser feitos a pé e, o local é bem movimentado à noite.

Quer saber mais? Veja aqui uma lista com os principais hotéis

Mercados de Natal na Toscana

O Natal na Toscana engloba desde eventos típicos da época aos mercados de natal, onde típicas vilas de Natal são instaladas. As pequenos chalés de madeira ajudam a manter a tradição dos mercados de natal. Eles são decoradas com enfeites e iluminação da época, ofecerendo desde pratos típicos e artesanato a presentes natalinos.

Veja o calendário para este ano:

Florença (de 28/11 a 17/12)

O Mercado de Natal da capital da Toscana acontece tradicionalmente na Piazza Santa Croce. Esta, que é uma das mais belas praças de Florença, ganha vida e movimentação com turistas e moradore. Enquanto isso, a Basílica de Santa Croce se abre para momentos de reflexão.

Uma típica vila de natal é instalada no local,  enriquecida com decorações e iluminação que brilha nas bancas de cerca de cinquenta expositores.

Além do Mercado de Natal da Piazza Santa Croce, há outros eventos de natal e fim de ano em Florença. Veja mais:

  • Fierucola dell’Immacolata, na Piazza S.S. Annunziata: de 8 a 10 dezembro 2017;
  • Fierucolina di Natale, na piazza Santo Spirito: 17 dezembro 2017;
  • Mercato Nataleperfile no Palazzo Corsini: de 30 novembro a  3 dezembro 2017;
  • A magia do Natal “La magia de Natale”, em Sesto Fiorentino: de 25 novembro 2017 a 14 janeiro 2018;
  • Entre outros eventos de final de ano em Florença.

Arezzo (18/11 a 01/01)

Neste ano, Arezzo hospeda na Piazza Grande a terceira edição do mercado tirolês. São trinta e dois stands, que permanecerão abertos ao público diariamente. Para lidar com as bancas, a prefeitura de Arezzo trouxe alguns docentes tiroleses, veteranos dos mercados de Natal, que se juntaram para exportar o formato para a Itália. Trata-se de operadores do setor em Trento, Merano, Bolzano e provenientes dos mercados europeus de Natal: Salzburgo e Frankfurt.

Arezzo vai expor pequenas e bonitas casas de madeira para a venda de pratos e artesanatos típicos da Áustria e da região do Tirol: estrelas alpinas, chinelos de lã, brinquedos macios de pelúcia, toalhas de joalharia, jóias e bijuterias, bolas e outras decorações de natal a casa, velas, xícaras e bules, bem como salpicos, bremas, strudel, alcaçuz, chocolate e outras especialidades, como o famoso spatzle e sanduíches com queijo derretido.

Pisa (8 a 10/12)

Na cidade de Pisa, o mercado de natal é organizado no Palazzo dei Congressi com entretenimento infantil e uma adorável reconstrução da casa, fábrica e escritório do Papai Noel.

O evento de natal da cidade é dedicado às crianças, onde elas podem ver fantásticas ideias de presente em artesanato e brinquedos que Papai Noel vai entregar para crianças de todo o mundo.

Eles também poderão assistir a teatro de fantoches, escrever sua carta para o Papai Noel ou mesmo tirar fotos em espaços especiais com pintura de rostos.

No local, também é possível encontrar o restaurante do Papai Noel que atenderá crianças jovens e velhas com deliciosos almoços e chocolate quente.

Veja também o que fazer em Pisa em um dia >>

Siena (2 e 3/12)

O mercado de natal em Siena está data marcada para o primeiro final de semana de dezembro. Ele acontece na Piazza del Campo e se chama “Mercato nel campo”, uma espécie de reconstituição do histórico “Mercato Grande”, que ocorria na Siena do século XIV.

No primeiro final de semana de dezembro, mais de 150 banquetes estabelecidos na encantadora concha de Campo de Siena oferecem os melhores produtos de alimentos e artesanato em uma atmosfera de férias.

Montepulciano (18 de novembro a 7 de janeiro)

Montepulciano é uma fascinante vila na Toscana, localizada nas colinas de Siena. Após o sucesso das edições anteriores, vai receber cerca de 80 chalés de madeira para o mercado de natal, além de um novo castelo de Papai Noel.

O próximo dia 18 de novembro foi escolhido para o acender das luzes do “Natal de Montepulciano”, um dos eventos de Natal mais esperados da Itália. A aldeia está pronta para oferecer aos visitantes a atmosfera mágica do Natal graças à fascinante cidade velha. Além disso, o local oferece a possibilidade de compras originais no maior mercado de Natal da Toscana e a magia do Castelo de Papai Noel. Não perca as degustações da gastronomia local e da excelência do vinho nas adegas seculares da aldeia.

Outros mercados de natal na Toscana
  • Montecatini Terme: 11 de novembro a 6 de janeiro;
  • Abbadia San Salvatore: 8 de dezembro a 7 de janeiro;
  • Chinciano Terme: 4 de novembro a 26 de dezembro;
  • Fonte dei Marmi: 2 a 24 de dezembro;
  • Pietrasanta: 18 de novembro a 1 de janeiro.
Mercados de natal sem data prevista
  • Lucca
  • Campi Bisenzio
  • Massa
Fonte: Traduzido e adaptado de tuttomercatinidinatale.it

Você também pode gostar…

Comentários estão encerrado.