O que fazer em Barcelona

O que fazer em Barcelona - Foto: Pixabay

O que fazer em Barcelona, a segunda maior cidade da Espanha? Capital da e cidade mais populosa da comunidade autônoma da Catalunha, Barcelona está em uma localização privilegiada à beira do Mediterrâneo. A cidade não só se destaca por sua arquitetura, cultura e gastronomia, mas também por ser uma cidade em constante movimento.

Barcelona é um dos principais destinos do turismo no Mediterrâneo. No entanto, a cidade é muito procurada, principalmente por jovens, devido a sua diversidade cultural e turística.

A capital da Catalunha é um museu a céu aberto, onde o moderno se mistura com o antigo. Contudo, você vai encontrar diversas obras de Antoni Gaudì espalhadas pela cidade. Gaudì foi dos ícones do modernismo catalão, que tem como destaque a Casa Batlló e o Park Guell.

Ademais, a cidade possui uma infinidade de pontos turísticos como museus e parques, além de diversos restaurantes típicos. Barcelona tem cerca de 10 praias com destaque para a Barceloneta, conhecida internacionalmente.

Onde se hospedar em Barcelona

Como qualquer capital, os preços e opções de hospedagem em Barcelona são variáveis mesmo dentro de um mesmo bairro. Naturalmente, a melhor área para se hospedar é na região turística entre La Rambla e a Plaça de Catalunya.Porém, esta área tem um custo mais elevado, devido a proximidade aos principais pontos turísticos da cidade.

Entretanto, ainda próximo às principais áreas turísticas, o Barri Gòtic se destaca ser um bairro medieval e ter ótimos atrativos entre bares e restaurantes. Além disso, você vai encontrar acomodações mais em conta, com uma boa localização.

Portanto, balanceando o custo de hospedagem com alguma infraestrutura, também é possível encontrar opções com bons preços em El Raval, uma zona antiga da cidade a oeste das Ramblas, que sempre formou um mundo à parte do mais nobre Barri Gòtic, além de Eixample e Gràcia, bairros que se destacam por estarem próximos aos principais pontos turísticos da capital catalã.

Por fim, também é possível encontrar bons preços de hospedagem em
Diagonal Mar, localizado próximo a museus e perto do Shopping Diagonal Mar, um dos centros comerciais da cidade.



Tickets e tours em Barcelona

O que fazer em Barcelona

Principais atrações

La Rambla

A La Rambla é uma avenida com pouco mais de 1km de extensão em Barcelona, que liga o antigo porto à Plaça de Catalunya. No entanto, é uma rua totalmente arborizada e que, durante o dia, nunca está vazia. Contudo, um lugar ideal para passear e um dos principais pontos turísticos da cidade.

Na parte central, há diversos quiosques que vendem desde artesanato a souvenires. Além disso, você também vai ver artistas de rua que imitam estátuas ou realizam outras apresentações impressionantes.

Na parte lateral, você vai encontrar diversos restaurantes, bares e lanchonetes, desde fast-foods à comidas típicas. Entretanto, é onde está localizado o Mercat de la Boquería (muito próximo à estação de metrô Liceu) e, também é caminho para a Plaça de Catalunya e a Casa Battlò, um pouco mais distante.

Mercat de la Boquería (Mercat St Josep)

O Mercat de la Boquería é considerado o melhor mercado municipal do mundo. Um local cheio de cores e sabores, com fantástica combinação entre o antigo e o moderno.

Nele, você vai encontrar excelente qualidade de produtos frescos, desde frutas, sucos, mariscos, pescados, carnes, entre outros gêneros alimentícios. É bem localizado nas Ramblas e, definitivamente, um dos locais para não deixar de visitar em Barcelona.

Casa Batllò

A Casa Batllò é um dos pontos altos da arquitetura e criatividade de Gaudì e um dos símbolos da cidade Barcelona. Portanto, é considerada um dos pilares do modernismo catalão e uma das mais extraordinárias obras do artista. Possui uma belíssima fachada, mas o interior impressiona.

Você pode adquirir ingressos para visitação guiada em realidade virtual.

Localizada no Eixample, a 10 minutos da Plaça de Catalunya. É possível pegar o metrô L2, L3 e L4 (descer na estação Passeig de Grácia).

A Casa Batllò está aberta diariamente de 9 às 21h. O bilhete custa 22,50 €

Barri Gòtic (El Gòtic)

O Barri Gotìc é um local atemporal e imperdível. Caminhar por suas ruas é como entrar no passado de Barcelona. O local ocupa uma área que, antigamente, era uma aldeia fortificada romana. Todavia, o nome “El Gòtic” deriva da presença de incríveis monumentos góticos. Ademais, o local ainda possui vestígios de uma antiga cidade romana e um conjunto de arquiteturas medievais.

É possível chegar lá, saindo pelo lado direito da Rambla St Josep. Sendo assim, você deixa a movimentada avenida cheia de árvores e turistas e entra em becos, vielas e lendárias ruas, típicas da Europa antiga.

No Bairro Gótico você vai encontrar diversos outros monumentos, onde os destaques ficam para a Catedral de Barcelona e a Plaça Reial.

Catedral de Barcelona

A Catedral de Barcelona é uma igreja alta e impressionante. Dedicada à Santa Cruz e à Santa Eulália, patrona da cidade de Barcelona. Sua obra iniciou em 1298 e, ao lado do altar, estão os corpos do conde e condessa de Barcelona, além de outros túmulos importantes que estão em seu interior. Além disso, a catedral possui um magnífico órgão, de 1537, localizado no coro, construído em madeira nobre, com os brasões dos cavaleiros pintados no alto das cadeiras. O jardim do claustro possui 13 gansos, animais que Santa Eulália cuidava, e o número representa à idade com qual a Santa foi martirizada.

Plaça Reial

A Plaça Reial possui uma bela arquitetura e conta com diversos restaurantes e bares no entorno. É um ambiente muito agradável e uma boa opção para quem deseja descansar dos passeios, além de ser, um bom local para almoçar ou para passeios durante a noite. Cercada por construções coloridas, é uma praça ampla que possui bela arquitetura. Os pórticos dos edifícios, as palmeiras e a fonte central conferem à praça um toque de requinte.

Sagrada Família

A Sagrada Família é um dos principais cartões postais da cidade Barcelona. É uma magnífica igreja, uma das obras primas de Antoni Gaudì e um dos locais imperdíveis na cidade. Ainda inacabada, a finalização da construção possui previsão de término no final da próxima década.

Apesar disto, é um trabalho fascinante e é extraordinário o que já existe por lá. Em sua fachada, a história de Jesus é contada desde o nascimento até a morte. Já no interior, há a Jerusalém celestial, habitada pelo Cordeiro, pelo filho de Deus que terminou seus sofrimentos terrestres e vive no Paraíso, finalmente salvo. Portanto, a Sagrada Família é um imenso símbolo cristão, uma espécie de história bíblica em pedra.

A Sagrada Família está localizada no Eixample é possível chegar lá de metrô (L2 ou L5, estação Sagrada Família).

O horário de funcionamento é de 9h-18h (novembro a fevereiro), 9h-19h (março), 9h-20h (abril a setembro). Fechado nos dias 25 e 26 de dezembro, 1 e 6 de janeiro (9h-14h).

Os ingressos devem ser adquiridos com antecedência no site oficial e custam a partir de 15 €. Também é possível adquirir tours guiados ou acesso prioritário com nossos parceiros.

Park Güell

O Park Güell é uma das obras mais conhecidas de Antoni Gaudì. Considerado um dos mais belos parques do mundo, é uma das atrações imperdíveis em qualquer rota turística de Barcelona.

Entretanto, sua história está ligada à ideia do aristocrata Eusebi Güell. No início século XX, contratou Gaudì para projetar uma “cidade jardim” em uma de suas grandes propriedades. O projeto pretendia construir uma pequena cidade com 60 moradias, completamente imersas em um parque, respeitando a forma do Monte Carmelo e sua natureza, sem derrubar árvores e com um engenhoso sistema de recuperação de água. Neste lugar, o clima é magnífico e a vista do mar e de Barcelona é invejável.

Sendo assim, o Park Güell foi construído entre 1910 e 1914. Porém, infelizmente (ou não) o projeto original foi realizado apenas em parte. Foram construídas apenas duas casas. Entre elas, a “La Torre Rosa” que é conhecida hoje como “Casa-Museu Gaudì” e foi moradia de Gaudì entre 1906 e 1925. Desde 1963, abriga um museu com algumas obras de Gaudì e tem todas a sua renda revertida para obras da Sagrada Família.

Inicialmente, o parque, que foi criado para ser um retiro para famílias ricas de Barcelona, se revelou um fracasso comercial e foi vendido ao Município de Barcelona em 1922. Em 1926, passou a fazer parte do itinerário turístico de Barcelona.

Por fim, o Park Güell se tornou um dos pontos turísticos mais visitados de Barcelona. O parque se destaca pela mistura de cores, formas e texturas, pelas belas curvas dos caminhos que unem suas galerias, a vista para a cidade, as pequenas praças, além de bancos curvos ladrilhados.

O revestimento das estruturas é feito em trecandis, uma técnica decorativa, típicas do modernismo catalão, que consiste em reunir pedaços de cerâmica e vidro criando lindos e coloridos mosaicos.

Informações

O Park Güell se encontra na região de Grácia. É possível chegar lá de metrô, linha L3, até Vallarcas (ou Lesseps) e mais uma caminhada de 20 minutos. Está aberto no inverno de 08h30 até 18h15. Primavera e outono de 08h00 até 20h30. Verão até 21h30. O bilhete custa a partir de 7 euros e pode ser comprado no site oficial do parque ou emtours guiados ou acesso prioritário com nossos parceiros.

Museus em Barcelona

  • Museu Nacional d’Art de Catalunya (MNAC)
  • Fundació Joan Miró
  • Museu Picasso
  • Museu d’Art Contemporani e Centre de Cultura Contemporània (MACBA)

Comprando ingressos para o museu e outros passeios

Se você visa planejar sua viagem, é importante adquirir antecipadamente bilhetes para ingresso aos museus, parques e outras atrações turísticas. Sendo assim, você evita filas e economiza comprando online ingressos, tours guiados, entre outros passeios.

O melhor de viajar conta com parceiros onde você pode contratar tours guiados em português, ingressos para evitar fila em atrações, além de tudo para a sua viagem em um site em português, sem dificuldades.

Outros passeios em Barcelona

Camp Nou Experience (Museu e Estádio do Barcelona FC)

Para quem deseja fazer o Tour do Estádio do Barcelona, deve reservar entre 2h-3h. Além do museu do Barcelona, o Camp Nou, você também visita a Loja Oficial do FC Barça.

Para chegar lá, são 15 minutos de metrô L3 até Zona Universitária e mais uma caminhada de 10 minutos até o estádio.

Quantos dias em Barcelona

Você consegue explorar Barcelona entre 3 e 4 dias, sem contar o dia da chegada. Entretanto, se você chegou no final da primavera ou no verão, os dias são mais longos e dá para aproveitar bastante. Desta forma, você pode aproveitar o de chegada a Barcelona, se não estiver cansado.

Mas, se temos um tempo na cidade, melhor aproveitar, né? De qualquer forma, em toda a viagem temos a ambientação, além do deslocamento, check-in no hotel na parte da tarde, etc. Então, o que você conseguir fazer neste primeiro dia é lucro.

Passeios ao redor de Barcelona

Além dos dias para Barcelona, você pode colocar dias adicionais para fazer passeios em outras cidades. Montserrat, Girona e Tarragona são alguns dos destinos de bate e volta mais próximos da capital da Catalunha. Entretanto, vamos destacar o passeio até Montserrat.

Montserrat

Localizado nas Montanhas de Montserrat, é um dos principais locais de peregrinação na Catalunha. É onde se encontra Mosteiro beneditino de Santa Maria de Montserrat, onde está localizado o santuário da Virgem de Montserrat. Além disso, o local também é ideal para um tour gastronômico, onde é possível degustar bons vinhos, produzidos nas vinícolas locais.

Para visitar Montserrat, você pode adquirir um dos pacotes turísticos para visitação de 1 dia, saindo de Barcelona.

Chegando ao centro de Barcelona (ou ao seu hotel)

Os deslocamentos em Barcelona, em geral, são rápidos. Já estivemos 3 vezes na capital da Catalunha e o transporte público é muito eficiente e não passamos por nenhum engarrafamento.

Do aeroporto

Se você chegou a Barcelona, vindo do aeroporto, é possível ir até o centro de diversas formas:

  • Ônibus 46
  • Ônibus Noturno N16 e N17
  • Aerobús (ônibus expresso)
  • Trem
  • Metrô

Como chegar (ou sair de) a Barcelona

Voos do Brasil

Há diversas maneiras de chegar a Barcelona. Você pode vir diretamente do Brasil em voo sem escalas, oferecido pela Iberia, saindo de São Paulo (Guarulhos). Além disso, também existem voos com uma escala, saindo de várias cidades do Brasil, como Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Brasilia, Salvador, entre outras.

Destinos na Europa

Contudo, se já estiver na Europa, você pode chegar a Barcelona em trens de alta velocidade, vindo de Madrid, Paris ou Valência. Ademais, há trens regionais regulares vindo de cidades no sul da França como Montpellier e Toulose.

Baleares

No entanto, se desejar seguir de Barcelona para as Ilhas Baleares (Maiorca ou Menorca ou Ibiza), você deve pegar um voo ou ferry-boat.

Cruzeiros

Por fim, Barcelona também é porto dedestino de diversos cruzeiros que fazem rota pelo Mediterrâneo e costuma ser destino posterior ou anterior a aos portos de Marselha, Palma ou Cádis.

Você também pode gostar…