Roteiro pela Costa Amalfitana

costa amalfitana

A Costa Amalfitana é um paraíso de cores e um dos principais destinos turísticos na Itália. Um conjunto de cidades e vilarejos localizados na Província de Salerno, entre Sorrento e Salerno. O local é um destino encantado e é um dos locais na Itália que foram declarados como Patrimônio Mundial pela Unesco, em 1997.

A água azul e cristalina do Mar Tirreno e o azul do céu são atrativos para turistas estrangeiros e italianos de todas as partes da Itália, principalmente, no período do verão. Mas, é possível apreciar sua beleza, em qualquer estação.

Em conjunto com suas paisagens, você irá encontrar belos hotéis e mansões nas encostas, além de vinhedos, plantações costeiras de limoeiros para fabricação do limoncello, o tradiconal licor produzido na região da Campânia. Além do limoncello, a gastronomia local é baseada em peixes, frutos do mar e sobremesas feitas com limão, símbolo da região.

As principais cidades da Costa Amalfitana são Positano, Amalfi e Ravello. É ideal para quem passou uns dias em Napoli e deseja seguir viagem pelo sul da Itália. Entretanto, também é uma boa pedida para quem está vindo do sul e vai ficar em Napoli.

Costa Amalfitana

Onde se hospedar

Uma das primeiras dúvidas que surgem, quando se visita a Costa Amalfinata é, onde ficar. Entretanto, tudo depende de quanto tempo irá permanecer no local. A maioria das pessoas se hospeda em Sorrento, Positano ou Amalfi. Você também pode ficar em Napoli e conhecer a região de trem + ônibus. Mas, não será possível conhecer todas as cidades.Entretanto, ao se hospedar na Costa Amalfitana, você poderá desfrutar do melhor da região, além de combinar seus passeios com uma visita à Ilha de Capri.

Na Costa Amalfitana você vai encontrar desde resorts luxuosos a simples B&B e hostels. Há todo o tipo de hospedagem para agradar todos os tipos de turista.

Como chegar

É possível chegar na Costa Amalfitana vindo de Napoli ou Salerno. A região é compreendida pelo trecho entre Sorrento e Salerno, com cerca de 60km de extensão.

Para se deslocar pela Costa Amalfitana, é ideal alugar um carro. O único transporte público que há na região é o ônibus. Os trens chegam somente a Sorrento, Salerno e Vietri sul Mare.

Você pode seguir de trem de Napoli até Sorrento e começar seus passeios de carro ou ônibus. Para quem está vindo do sul, melhor é seguir de trem até Salerno ou Vietri sul Mare.

De carro, você vai seguir pela “Costiera” (ou Statale 163), que é uma das estradas mais cênicas da Itália. Ela corta a Costa Amalfitana e possui lindas paisagens com vista pro mar e penhascos. É uma estrada super sinuosa, de curvas vertiginosas e tão estreita, que possui espelhos nas curvas, para que seja possível visualizar quem vem do outro lado.

Roteiro pela Costa Amalfitana

Positano

Positano é a primeira cidade da Costa Amalfitana, para quem vem do norte. Está a 20km de Salerno e é possível chegar pelas curvas da Statale 163.

Localizada entre duas montanhas e uma praia, Positano está situada entre vielas e becos. A cidade é o coração da Costa Amalfitana e foi cenário de vários filmes. Ela também é conhecida por sua extraordinária beleza e por ser um dos destinos mais procurados, sendo a cidade mais badalada da região.

Entretanto, Positano é uma cidade pequena. A melhor forma de conhecê-la e admirar sua beleza é a pé. Além de passear pelos becos, escadarias e vielas de Positano, os destaques turísticos ficam para a Igreja de Santa Maria Assunta, a Praia Grande e a vida noturna. Se você estiver hospedado em Positano, poderá a noite em seus restaurantes e bares, à beira-mar.

Veja onde se hospedar em Positano >>

Furore

A comuna de Furore está localizada entre Positano e Amalfi.  Além de belas praias, possui estradas sinuosas, trilhas e escadarias penduradas em um penhasco.

Furore é um local de passagem. Mas, o destaque fica para o Fiordo de Furore, uma pequena praia que mistura um pouco de construção civil, natureza e uma bela praia de cor azul e esmeralda. Um ponto de interesse ponto de interesse com um cenário impactante para os amantes de paisagens naturais e parada obrigatória para quem ama fotografar.

Veja onde se hospedar em Furore >>

Amalfi

Considerada uma das mais antigas repúblicas marítimas, Amalfi desenvolveu intenso intercâmbio com o Império Bizantino e Egito, a partir do século XII. Entretanto, seu nome já era mencionado em manuscritos papais no séc. IV.

É verdade que Amalfi possui muita cultura e história. Mas, também tem lindas paisagens de praias, além de boa gastronomia. A cidade é considerada por muitos, a mais bela da Costa Amalfitana.

Junto com Positano, Amalfi é uma das cidades que mais atraem turistas para a Costa Amalfitana. A cidade tem como ponto de interesse o Duomo di Sant’Andrea, um dos cartões postais de Amalfi. É uma fascinante igreja, bonita e imponente por fora e simples, em seu interior.

Também vale a pena andar pelo centro histórico de Amalfi. É um belo passeio através de suas ruas e histórias, entre os espaços abertos, escadas e vistas pitorescas, além de praças com belas paisagens.

Outra dica de passeio é aventurar-se pela reserva natural “Valle delle Ferriere”. Você vai encontrar várias quedas d’água, várias plantações de limão, característica comum na região.

Veja onde se hospedar em Amalfi >>

Atrani

Atrani é o menor município da Itália meridional e tem a forma cenográfica de um presépio. Está equilibrada sobre a rocha sobre o mar e no final do Valle del Dragone. Está a poucos minutos de Amalfi e pode ser acessada pelo caminho da Via delle Signore (só para pedestres).

Atrani é tão bela quanto Amalfi e Positano. Entretanto, ainda não foi descoberta pelos turistas que invadem a região.

Fora da rota das excursões, considere incluí-la em seus passeios e visitar seus becos, escadas e arcos. Atrani é uma cidade que possui uma atmosfera intocável de sul da Itália. Os destaque turístico de Atrani fica para a “Piazzeta di Atrani”, uma pracinha tomada pelos habitantes da região, uma atmosfera intocável de sul da Itália. Ela é o coração da pequena cidade, recheada de cafés e restaurantes. Oficialmente, a praça é conhecida como Piazza Umberto I.

Outro destaque fica para Collegiata de Santa Maria Maddalena. Uma bela igreja antiga, com uma torre do sino de delgado situado em um penhasco ao lado da linha de costa. Construída durante o século XIII, ela possui uma bela fachada, único exemplo de estilo rococó na costa de Amalfi. A cúpula é de majólica e suas portas são de bronze. O interior é dividido em três naves separadas por pilares de mármore.

Veja onde se hospedar em Atrani >>

Ravello

Saindo de Amalfi, Ravello está a partir de 350 m de altitude. Diferentemente das outras cidades, ela não está na beira do mar. Entretanto, é onde você vai ter uma espetacular vista panorâmica da Costa Amalfitana.  Atualmente, Ravello famosa por ser cenário de um Festival Internacional de Música.

Além da encantadora vista, o destaque em Ravello fica para o Jardim Villa Cimbrone. Obra visionária de William Beckett, lorde inglês. Em 1904, ele comprou o terreno onde existia uma antiga casa abandonada e a transformou neste lugar maravilhoso que mistura de estilos e épocas diversas, além de restos arqueológicos e lembranças de viagem.

O jardim possui raras espécies de plantas, estátuas, fontes e pequenos templos, além de grutas artificiais criadas seguindo o estilo antigo. Os caminhos que cortam o jardim levam até o mirante onde se encontra o Terrazzo dell’infinito. A visitação dura entre 1h e 2h. Contudo, para realizar a visitação, é necessário adquirir o ingresso de entrada.

Veja onde se hospedar em Ravello >>

Outras cidades e vilarejos da Costa Amalfitana

Além da cidades citadas acima, também é possível visitar pequenas localidades e vilarejos menos badalados como Minori e Maiori, além de Cetara e Vietri sul Mare.

Minori se destaca por ser um local tranquilo e acolhedor, à beira-mar. Possui lojas de cerâmica interessantes, ótimos bares e restaurantes e uma bela igreja. Maiori foi uma antiga aldeia de pescadores e possui a maior praia da Costa Amalfitana. Na idade média, foi o principal porto da República Amalfitana. Você também vai encontrar castelos, fortalezas, palácios, torres e igrejas.

Cetara e Vietri sul Mare são os primeiros vilarejos da Costa Amalfitana, para quem vem de Salerno. Cetara é uma pequena aldeia de pescadores. O local possui um dos melhores pescados de anchovas e atuns da Itália. Para quem deseja viver uma deliciosa experiência gastronômica na região, deve se dirigir à Cetara. Os atuns são internacionalmente conhecidos e utilizados para fazer sushis e sashimis no Japão. Vietri sul Mare é a cidade das cerâmicas coloridas, uma pequena tradição que começou na Idade Média.

Veja onde se hospedar em Salerno, próximo destas cidades e vilarejos >>

Você também pode gostar…

(2) Comentários

  1. José Luiz Ozório Gallucci

    Vamos fazer Grécia e depois por conta costa amalfitana, por uns 8 dias em agosto . Pretendo alugar carro saindo e entregando por Napoli. Saindo e chegando por Roma. Algumas dicas. ? . Grato

Comentários estão encerrado.