Roteiro no centro histórico de Frankfurt em um dia

centro histórico de Frankfurt - Foto: Pixabay

Frankfurt am Main é um dos grandes centros financeiros da Alemanha, que já lhe rendeu o apelido de Mainhatten, em comparação à famosa ilha de Manhattan, em Nova Iorque. A cidade sofreu com bombardeios da Segunda Guerra Mundial e teve que ser reconstruída. Porém, em algumas partes, ainda mantém seu lado romântico. O centro histórico de Frankfurt, ou Altstadt (cidade antiga), foi reconstruído e mostra como a cidade era antes da guerra. Preparamos um roteiro de visita de um dia nesta região, que tem muito a mostrar para o turista.

Onde se hospedar em Frankfurt

Para um roteiro de um dia no centro histórico de Frankfurt, o ideal é se hospedar nas proximidades. Assim, você consegue aproveitar o passeio e, dependendo do horário da viagem, ainda conseguirá checar algum ponto turístico, antes de seguir viagem.

Consulte hotéis em Frankfurt, localizados no centro histórico

O que comer em Frankfurt

A comida alemã é baseada em batatas, salsichas ou linguiças e cerveja, mas não é só isso. Na Alemanha, você vai encontrar o Bretzel (conhecido aqui como Pretzel), que é um pão tradicional, salgado e em formato de nó.

Sobre as bebidas, na Alemanha você vai encontrar variados tipos de cervejas, é claro. Mas, os alemães também produzem vinho. Mas, é durante o inverno, que o vinho quente se torna um clássico nos restaurantes e casas alemãs. Outra bebida típica da Alemanha é a Apfelschorle, um suco de maça com água com gás, sem álcool.

Além disso, na Alemanha, existem diversos pratos que acompanham salsicha (Wurst), inclusive no café da manhã. Veja outros pratos típicos da Alemanha:

  • Schnitzel – uma espécie de bife de porco empanado.
  • Eisbein – joelho de porco frito ou assado acompanhado de chucrute (Sauerkraut).
  • Bratkartoffeln – um tradicional cozido de batatas feito com diversos ingredientes, como cebola, alho, bacon, etc.
  • Kartoffelsalat – uma salada de batatas cozidas acompanhadas de diversos ingredientes
  • Spätzle – um macarrão feito com farinha, ovo, água e sal. Mais úmido que o macarrão tradicional.
  • Apfelstrudel – um folhado doce recheado com maçã.
  • Schwarzwälder Kirschtorte – De tradição e origem alemã, o bolo é conhecido no Brasil como Torta Floresta Negra. Este bolo é uma referência à região de Schwarzwälder (região da Floresta Negra, que fica na Alemanha).

Como chegar a Frankfurt

Frankfurt está localizada na parte centro-oeste da Alemanha, na região do Rio Meno (Main), no estado de Hesse. A cidade possui um dos aeroportos mais movimentados da Europa, recebendo voos de diversas partes do mundo, inclusive do Brasil. Mas, para quem já está na Europa, poderá vir de trem saindo de Paris, Berlim, Munique, Amsterdã, Bruxelas, entre outras cidades.

Dica de ouro para economizar ao comprar passagem de trem (Paris para Frankfurt)

A dica, inicialmente, serve para o trecho entre Paris e Frankfurt. Mas, vale experimentar a dica com outras companhias de trem.

Acesse o site oficial da SNCF, que é a cia de trens da França, e selecione origem Paris e destino Frankfurt. Informe o dia da viagem, os passageiros e clique para fazer uma busca. Verifique o preço e não compre ainda. Em seguida, acesse o site Bahn.de, que é a cia de trens da Alemanha, e faça a mesma pesquisa. Verifique o preço e compre no que tiver melhor custo x benefício. A maioria dos trens para Frankfurt saem de Paris Gare de l’Est e a viagem dura cerca de 4h.

Roteiro de um dia no centro histórico de Frankfurt

Chegando em Frankfurt

Procure chegar bem cedo a Frankfurt, possivelmente, até a hora do almoço. Ao reservar um hotel, pergunte se este possui uma sala para guardar as malas, antes do check-in. Caso não possua, deixe suas malas no guarda-volumes (DB Gëpack Center, Schließfachanlage ou luggage lockers) da Hauptbahnhof, estação central de Frankfurt.

Konstablerwache e rua de pedestres

Comece sua visita pelo centro histórico, iniciando pela Konstablerwache. Se você tiver sorte, dependendo do dia, vai encontrar uma feira livre neste local, com opções de comidas típicas da região, além de frutas, verduras, legumes, vinhos e a tradicional cerveja alemã.

A Konstablerwache é uma praça que dá acesso à Zeil, uma rua de pedestres com diversas lojas de departamento e galerias comerciais.

Você ainda vai encontrar um Sky Lounge, localizado na Galeria Kaufhof, de onde você pode ter uma vista panorâmica da cidade e poderá comparar o contraste da cidade antiga com o centro financeiro de Frankfurt.

Hauptwache

No final da Zeil, já em Hauptwache, você vai encontrar Katharinenkirche, uma igreja luterana que é um dos monumentos históricos da cidade, onde o escritor, artista e político Johan Wolfgang von Goethe, um dos ilustres personagens nascidos em Frankfurt, foi batizado em 1749.

A Hauptwache é uma região central dos principais pontos da cidade. É um local bem movimentado e possui uma estação de trem por onde passam muitas linhas. Desta região, é possível caminhar até a Römerberg. Também é possível ir até casa de Goethe, a Main Tower e a KaiserDom, mas estes pontos devem ser incluídos em um segundo dia de roteiro.

Paulsplatz

Seguindo em direção à Römerberg, você vai pela Paulsplatz, onde está localizada a Paulskirche, ou Igreja de São Paulo. Trata-se de mais um monumento histórico da nação alemã e, ainda, com grande simbolismo político, por ser a sede do primeiro Parlamento, eleito democraticamente em 1848. Sua importância tem raiz no Parlamento de Frankfurt, que se reuniu na igreja.

Römerberg

Chegando em Römerberg, na praça conhecida como Römerplatz, você vai perceber onde Frankfurt preserva o lado romântico e bem típico da arquitetura tradicional alemã.  O local bonito, charmoso, repleto gente de todas as partes do mundo e um dos tesouros da cidade. Você também encontrar diversas lojas onde se acha de tudo, muitos bares e restaurantes, além de muita alegria e bom astral.

 

Você também pode gostar…