Cidades mais frias do Brasil


O inverno está chegando com força total, principalmente nas cidades mais frias do Brasil. Enquanto no sul do Brasil, cidades como São Joaquim e Urupema, na região serrana catarinense, assim como São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, experimentam um frio escandinavo de até -9 graus, em alguns municípios do sudeste também é possível curtir um frio agradável. Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis, na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro, Campos do Jordão, em São Paulo e Monte Verde, distrito de Camanducaia, em Minas Gerais, recebem diversos fãs do inverno nesse período em que faz mais frio no Brasil.

Planalto Serrano (SC e RS) e Serra Gaúcha

É no Planalto Serrano onde estão localizadas as cidades mais frias do Brasil. Com clima subtropical e grande parte das cidades a mais de mil metros de altitude, o que facilita a precipitação da geadas e neve, durante o inverno. O local costuma registrar, frequentemente, marcas negativas. A temperatura extremas não-oficial foi de -17,8ºC, em 1996, no Morro da Igreja, localizado no Parque Nacional de São Joaquim, em Urubici.

Clique para ver o vídeo da neve este ano em Urubici
This file is licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license.

https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en
1Urupema

Com altitude de 1.335 metros na parte central, Urupema é uma das cidades mais frias do Brasil, durante o inverno. O município está localizado em um pequeno vale, circundado por elevações do Morro das Torres com até 1.726 m. A temperatura média anual é de 13°C. Durante os meses mais quentes, a temperatura média é de 18°C. Mas, é em julho, que a temperatura cai. No mês mais frio, a média é de 8°C.  Entretanto, sua altitude e posição geográfica favorecem temperaturas que podem chegar aos -10°C, no inverno. Fazendo com que seja comum a ocorrência de neve em poucos dias no ano. Essa temperatura é equivalente à média mínima da temperatura de Helsinki, na Finlândia, durante a mesma época.

A pequena cidade de Urupema possui pouco mais de 2400 habitantes, tendo como ponto forte o turismo rural. A região possui diversos hotéis-fazenda que recebem os visitantes e oferecem várias atividades ao ar livre como cavalgada e pescaria de truta, peixe abundante no local. Além disso, a grande atração na cidade é a “Cascata que congela”, uma pequena queda d’água, situada a 1535m de altitude, leva esse nome por congelar nos dias mais frios do inverno.

Veja onde se hospedar em Urupema
2São Joaquim, uma das cidades mais frias do Brasil

A cidade de São Joaquim está localizada a 228km de Florianópolis, capital de Santa Catarina. O município possui 24 mil habitantes e é conhecido pela maçã, principal atividade econômica do local. Ao transitar pelas estradas do local, é possível ver diversas plantações de macieiras. Além disso, a cidade também produz mel serrano, com qualidade reconhecida internacionalmente. Ademais, São Joaquim também é famosa em todo o país como a cidade mais fria do Brasil. Visitantes de diversos cantos do país começam a chegar, sempre que a previsão do tempo indica possibilidade de neve, prenunciada pelo vento sul.

Durante o outono, onde a temperatura dificilmente passa de 24 graus e pode chegar a -2, é realizada a Festa Nacional da Maçã. Já no inverno, são registradas temperaturas médias mínimas entre 3 e 8 graus e máximas entre 11 e 16 graus. O período de baixas temperaturas dura entre maio e outubro.

4862468210_4a7c3d0043_o

Uma das principais atrações turísticas da cidade é a Vinícola Villa Francioni. A visitação possuim um tour de 1h30min a R$ 30,00. Esse valor pode ser revertido em compras, no final. O tour fala da histórias da construção da vinícola, do processo de produção e armazenamento do vinho.

Ainda na vinícola, você vai se deparar com uma bela arquitetura. É possível encontrar várias peças trazidas de outros lugares do mundo. Entre as peças, estão vitrais de um antigo cassino uruguaio, uma porta de um templo na Tailândia, além de um grande lustre que pertencia à família real portuguesa.

A vinícola ainda dedica um um espaço para exposição de arte, onde já abrigou obras de artistas internacionais, como os franceses, Auguste Rodin e Camille Claudel. O tour finaliza com um degustação e uma bela vista para os parreirais.

Saiba mais onde se hospedar em São Joaquim-SC
3Urubici

Urubici é um dos principais destinos turísticos da Serra Catarinense. Localizada a 171km da capital Florianópolis e nas proximidades do Parque Nacional de São Joaquim, a pequena cidade possui diversos atrativos que encantam os turistas. As principais atividades em Urubici são o ecoturismo e o turismo de aventura. Devido a diversidade de seu relevo, a cidade é procurada por diversos praticantes de descida de rapel em cachoeiras e paredões, saltos de asa delta, canoagem nos rios da região, além de arvorismo, cavalgadas e caminhadas em trilhas com dificuldade diversa.

Principais atrações turísticas de Urubici
  • Morro da Igreja
  • Serra do Corvo Branco
  • Cachoeira do Avencal
  • Morro do Campestre
  • Cascata Véu da Noiva
  • Mirante de Urubici
  • Gruta de Nossa Senhora de Lourdes
  • Igreja Matriz Nossa Senhora Mão dos Homens
  • Posto “temático” Serra Azul

A cidade de Urubici possui temperatura média anual de 16ºC e clima subtropical, onde as temperaturas podem chegar abaixo de zero nas manhãs e nas noites mais frias, quando é possível ter precipitação de neve nas áreas mais altas e geada ao amanhecer. Com isso, cidade também se torna destino turístico para os amantes do frio, do vinho e de comidas típicas da estação. O local está na rota de produção de vinhos da região e sua gastronomia é rica em cafés, restaurantes e bistrôs, que oferecem massas, carnes, trutas, fondues e outros pratos, acompanhados de vinhos produzidos na região, importados ou cervejas artesanais.

Clique aqui e veja onde se hospedar em Urubici

4São José dos Ausentes

Localizado no extremo norte do Planalto Serrano gaúcho, a cidade de pouco mais de 3 mil habitantes também possui um inverno rigoroso para os padrões brasileiros, inclusive com temperaturas chegando facilmente abaixo de zero, com geada constante e precipitação fraca de neve.

As principais atrações turísticas do município são os cânions, onde se destaca o Pico e Cânion Monte Negro, as cachoeiras e os rios, com destaque para o Cachoeirão do Rodrigues e o Desnível dos rios Divisa e Silveira, além de atividades rurais como pesca esportiva e passeio a cavalo nos cânions.

Veja onde se hospedar nas proximidades de São José dos Ausentes
2297986731_609c679a78_o

5Gramado

A cidade de Gramado é uma das cidades mais turísticas da Serra Gaúcha. Além de temperaturas que atraem amantes do frio, a cidade de Gramado tem diversos atrativos que encantam os turistas o ano inteiro. Mas, apesar da temperatura agradável, o destino também é ideal em qualquer época e para qualquer tipo de turista. Portanto, em Gramado você vai encontrar desde casais, que buscam de clima romântico, a famílias com crianças. Para a garotada, a diversão é garantida.

Gramado, além das cidades da Serra Gaúcha, chama atenção por ser uma cidade com origem em colonizações europeias. Sendo assim, é possível identificar influencia alemã e italiana, na arquitetura e gastronomia, respectivamente. Ademais, a região é repleta de vinhedos e formam paisagens típicas de cidades italianas.

+Encontre Hotel em Gramado com descontos de até 50%

Região Serrana Fluminense e Região de Nova Friburgo

A região serrada do do interior do estado do Rio possui alto IDH. O local é perfeito para passar os períodos de inverno, durante a alta temporada. No entanto, para moradores da região metropolitana, serve como refúgio para as altas temperaturas do verão carioca. Com extensão territorial quase do tamanho da capital, porém com maior área em mata atlântica original, além de muitas atividades, é possível visitar apenas uma cidade em um final de semana ou feriado prolongado, por exemplo. A região possui clima tropical de altitude, com verões quentes e úmidos, além do inverno frio e seco.

5Petrópolis e Itaipava

Petrópolis está a 838m do nível do mar e possui mais de 300 mil habitantes. Foi moradia de Dom Pedro II e ficou conhecida como Cidade Imperial. Guardando muitos pontos históricos, é considerada um dos principais destinos turísticos do interior do estado. A temperatura média anual é de 19ºC, com a média da mínima em 9ºC, durante os meses mais frios.

Entre as principais atrações estão o Museu Imperial, o Palácio Rio Negro e a Casa de Santos Dumont, além do Museu de Cera e a Catedral de São Pedro e Alcântara. Ainda em Petrópolis, você pode se deslocar até o distrito de Itaipava que possui um dos centros gastronômicos mais importantes do estado, conhecido como Vale Gourmet.

Procurando hotéis em Petrópolis ou Itaipava? Veja mais aqui
Museu Imperial, em Petrópolis
6Teresópolis

Teresópolis é a sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, que abriga o Pico do Dedo de Deus. O parque possui diversas piscinas naturais, trilhas, locais para observação da natureza, cachoeiras e mata atlântica. Para os mais aventureiros existem trilhas até a Pedra do Sino, o ponto culminante da serra. Além disso, a Vila St Gallen reproduz uma típica vila germânica e é uma das atrações turísticas do município. Aberdia diariamente, possui restaurantes, pátio, capela, loja de souvenires e, nos finais de semana, é possível fazer a Bier Tour na microcervejaria. A cidade está localizada a 871m de altitude, entre Nova Friburgo e Petrópolis.

A temperatura média anual é de 17,7ºC e, durante o período de inverno, a média da mínima chega a 9,7ºC. A menor temperatura já registrada na cidade foi de 1,2ºC, no Parque Nacional, nos anos 70. Durante o inverno, a cidade atrai diversas famílias e casais em busca dos cenários românticos proporcionados pelas pousadas e restaurantes charmosos, incrementados por lareiras, cozinhas de primeira e bons vinhos, além de compras na tradicional feirinha de artesanato.

Veja os principais hotéis de Teresópolis para sua estadia
Dedo de Deus
7Nova Friburgo

Apesar ser uma das cidades mais altas do estado, a 846m, Nova Friburgo só está incluída na região serrana por fatos históricos. Com mais de 180 mil habitantes, está localizado na região de mesmo nome, a região de Nova Friburgo. Esta região também compreende os municípios de Bom Jardim, Duas Barras e Sumidouro. Fundada, em 16 de maio de 1818, Nova Friburgo também é conhecida por a verdadeira “Suíça Brasileira”, sendo pioneira no Brasil da colonização suíça e alemã.

Além de curtir a gastronomia local e experimentar as cervejas artesanais produzidas na cidade, você também pode conhecer belas cachoeiras, passear pelo Country Clube de Nova Friburgo e pelo centro da cidade. Além disso, há diversas atividades que podem ser consultadas no guia especial com as principais atrações em Nova Friburgo. Com temperatura média de 18ºC, durante o ano, a temperatura mínima média no inverno é de 9,5ºC. No entanto, as temperaturas podem chegar facilmente próximas a zero grau. Até no verão, Nova Friburgo é uma das cidades mais frias do Brasil. Nesta época, os circuitos gastronômicos da cidade recebem muitos moradores e turistas em busca de curtir o frio em família ou a dois.

Veja aqui onde se hospedar em Nova Friburgo
4068627371_58cb074e83_b

Serra da Mantiqueira (Rio, São Paulo e Minas)

A serra da Mantiqueira compreende três dos quatro estados da Região Sudeste. A região compreende cerca de 40 municípios nos 3 estados, sendo que a maior parte está localizada em Minas Gerais. Durante o período de inverno, os locais mais procurados são, Campos do Jordão-SP e Monte Verde, distrito de Camanducaia-MG.

8Campos do Jordão

O município de Campos do Jordão fica no estado de São Paulo, é o mais alto do Brasil. Com população de mais de 50 mil habitantes e localizado a 1628m de altitude, O clima da cidade é considerado temperado marítimo, com temperaturas anuais amenas inferiores a 22ºC, mesmo nos meses mais quentes, com média anual de 14ºC. Durante o inverno, a miníma média gira em torno de 5ºC, mas a temperatura pode ficar abaixo de zero grau, em alguns dias, No entanto, a precipitação de neve é rara, só tendo sido registrado nos anos de 1928, 1942, 1947 e 1966.

Assim como Nova Friburgo, a cidade também ser conhecida como “Suíça Brasileira”. Porém, a cidade só possui este título devido a uma estratégia de marketing. A arquitetura é baseada em cidades europeias e o clima frio, não tendo sido colonizada ou fundada por europeus. A cidade é procurada por diversas pessoas para realizar passeios em família, principalmente com crianças. Casais, em busca do romantismo também procuram pelo local. Na cidade, é possível aproveitar uma variedade de fazendas, que propiciam aos pimpolhos a garantia da diversão. Além de uma variedade de acomodações com lareira, perfeitos para curtir o frio durante todo o inverno.

Clique aqui e saiba onde se hospedar em Campos do Jordão
Portal de Campos do Jordão
9Monte Verde

Monte Verde, é um distrito que pertence a cidade Camanducaia, em Minas Gerais. Pode ser considerado o segundo local mais alto do país, situada a 1555,5 metros de altitude, só perdendo para Campos do Jordão. Seu clima é tropical de altitude, com características de clima subtropical devido a seu relevo montanhoso. Com vocação turística e ótimas pousadas, Monte Verde tem como atrativo principal a natureza, onde propicia a prática de atividades como o ecoturismo, voos panorâmicos, passeios a cavalo, além de deslizar por uma mega tirolesa.

Além disso, o frio é também o que mais atrai os visitantes, principalmente nos meses de inverno. Apesar da temperatura nos dias de verão ser de 26ºC, durante o dia, a temperatura pode chegar aos 14ºC, durante a noite. No entanto, ainda nessa época, a região costuma ter quedas bruscas de temperatura, podendo chegar aos 5ºC, facilmente. Durante o inverno, as temperaturas ficam abaixo de zero com frequência, onde há precipitação de geada, a ocorrência de neve é rara, devido a baixa umidade da região, tendo acontecido em 1979, com último registro em agosto de 1999, quando a temperatura chegou a -13, a mais baixa já registrada.

Procurando hospedagem em Monte Verde? Clique aqui e saiba mais
Monte Verde, uma das cidades mais frias do Brasil

 

Muitas pessoas tem dúvidas sobre o clima nas cidades mais frias do Brasil. Apesar de não ser um expert no assunto, sempre fui bom aluno de geografia, o que me ajuda muito, principalmente quando vou programar nossas viagens, procurando planejar bem a parte logística de deslocamento e local, além de ficar atento ao clima da região onde vamos visitar, mesmo com todo os passeios programados, alguns imprevistos podem acontecer.

Porque em algumas cidades tem geada, mas não neva? Apesar de alguns locais o frio chegar a temperaturas negativas, a neve depende também da umidade do ar. Pode parecer estranho estar dentro de um nevoeiro ou cerração, como muitos dizem “o russo desceu”, um frio de zero grau e não cair nenhum floco de neve. Porém, o nevoeiro é uma nuvem baixa que pode ocorrer mesmo em dias secos e vai se desfazendo com a chegada do sol. Se não houver frio intenso e umidade do ar elevada, não há neve.

O nevoeiro na serra de Nova Friburgo

Já que a neve ocorre, por que a geada é possível, mesmo em umidade relativamente baixa? A geada é o depósito de gelo cristalino resultado do congelamento de orvalho. O orvalho é formado sobre a superfície do solo, das plantas e dos objetos expostos ao ar livre. Pode ocorrer quando próximo ou abaixo de zero grau, pois o ar frio é mais pesado e se acumula nos terrenos mais baixos. É possível ocorrer nas primeiras horas da manhã, antes do sol começar a esquentar.

*Atualizado em 21/06/2017

Você também pode gostar…

Comentários estão encerrado.