Principais praias de Florianópolis

Praia da Lagoinha

Conheça as principais praias de Florianópolis, uma das mais visitadas cidades do sul brasileiro. Assim como Búzios, na região dos lagos do Rio de Janeiro, destino de muitos turistas argentinos. Os “hermanos” procuram a capital catarinense devido ao bom clima no verão e a proximidade com as terras platinas.

A temperatura da cidade gira em torno de 21ºC, durante o ano. Entretanto, no verão ela fica entre 28º e 33º. Localizada no estado de Santa Catarina, Floripa, como é chamada pelos moradores locais, é um ótimo destino para viagem em família, amigos ou até para relaxar sozinho.

praias em Florianópolis

Onde se hospedar em Florianópolis

Geograficamente falando, o melhor local para se hospedar em Floripa é no centro da cidade ou na Lagoa da Conceição. De lá, você consegue se deslocar para as praias do norte ou do sul, sem um trajeto de 50km. Caso se hospede no norte e queira ir para o sul (ou vice-versa), você enfrenta um longo trecho até a praia desejada, além de engarrafamentos na alta temporada. Mas, se for se hospedar por poucos dias, o ideal é escolher uma praia e se hospedar próximo a ela.

Clique aqui para escolher o seu hotel em Florianópolis

Praias de Florianópolis

Em Floripa, o turismo é baseado nas praias, são 42 no total. Durante o verão, a cidade é procurada por turistas de toda a parte. É a época que as principais atrações da cidade estão abertas e funcionando diariamente. Bares, restaurantes, boates, etc. Então, o que acontece entre os períodos entre o Natal e a volta às aulas são constantes engarrafamentos. Desta forma, não adianta sair do hotel cedo e escolher uma praia mais distante, pois vai ficar preso no trânsito e, o que era para ser férias, virou dor de cabeça e tempo curto para aproveitar.

Outro problema também é que entre dezembro e março tem o período de chuvas. Daí, a melhor época para curtir a cidade acaba sendo entre abril e maio, quando a maioria dos turistas argentinos já voltaram para suas cidades e a chuva já não é tão constante como antes, além da temperatura ser mais agradável. No inverno, a temperatura cai para 15ºC em média e, para quem gosta de praia, nesse clima, só para observar mesmo.

Praia Mole

A praia mole é uma bela praia, enorme, impecável e com areia branca, a principal praia de Florianópolis. Está localizada a 17km do centro da cidade e fica na estrada que vai para a Barra da Lagoa, com fácil acesso por ônibus, carro ou a pé, saindo da Lagoa da Conceição. A praia é um dos pontos preferidos dos surfistas e, em dias favoráveis, costuma quebrar altas ondas. Durante os finais de semana com tempo aberto, a praia recebe muitos turistas e moradores. A praia da Galheta, localizada a apenas alguns minutos da Praia Mole.

praias de florianópolis

Praia da Galheta

Praia belíssima, isolada da Praia Mole por pedras altas e uma trilha curta. Em alguns dias e horários, algumas pessoas aproveitam o isolamento para praticar naturismo, no entanto, o mesmo não é obrigatório e a natureza foi super generosa com esse pedacinho da ilha. O céu, o mar, a areia e a montanha vivem juntas sem nenhuma construção em volta. Se curtir fazer escalada ou rapel, as pedras no final da praia são bem apropriadas.

Praia da Joaquina

Além da beleza incontestável, a praia dispõe de restaurantes e até um hotel para quem desejar se hospedar ali, além de mercado, feirinha e um terminal rodoviário, por perto. Nesta praia, ficam localizadas grandes dunas e é possível alugar um sandboard para se divertir. O local, já foi sede de alguns campeonatos mundiais de surf. Uma boa pedida é subir nas pedras, apreciar a vista e tirar muitas fotos.  A àgua, vista de cima, é meio esverdeada e, de perto, cristalina.

Praia da Lagoinha de Ponta das Canas

Localizada ao norte da ilha, é a ideal para quem possui crianças pequenas. De fácil acesso, entretanto, com  poucos locais para estacionar, sendo ideal pela manhã cedo. O mar é muito calmo e a água bem tranquila. Possui uma boa infraestrutura de restaurantes que servem na areia mesmo.

Praia Brava

Próximo da Lagoinha, você encontra a Praia Brava. Para chegar na praia é preciso passar por um caminho, onde há uma subida com um mirante no topo, com vista encantadora. A praia é muito bonita e muito boa em todos os aspectos, areia fina, mar de oceano, água fria, limpa e de fácil acesso pelo asfalto e de transporte público. A água do mar é azul cristalina, além da tranquilidade, pois não é muito frequentada pela grande massa e não fica lotada de turistas.

Praia do Jurerê

A praia do Jurerê possui mar calmo e limpo, como a maioria das praias da cidade, faixa estreita de areia e boa estrutura de barracas. No entanto, é a praia mais badalada de Florianópolis. Também localizada ao norte da ilha, fica próxima ao condomínio de luxo Jurerê Internacional.  O local possui ares de Miami Beach, no lado esquerdo da praia, é um bairro planejado com diversas mansões e vários carrões. No lado direito, casas de veraneio, hotéis e pousadas, com maior predominância de famílias.

Praia do Campeche

Localizada ao sul da Ilha de Florianópolis, a Praia do Campeche, é bem extensa, preservada e pouco movimentada. Possui restaurantes na entrada principal bem em frente a ilha que dá nome a praia. As águas são mais frias e o local é ótimo para caminhar e andar de bicicleta, pois há grande parte de areia firme. A melhor parte para nadar é em frente a ilha onde é mais calmo, no restante da praia as ondas são fortes, muito procurada pelo pessoal do surf e do kitesurf.

Ilha do Campeche

Uma ilha onde são preservadas as belezas naturais, a sua vegetação intocada e exuberante, os animais silvestres e as sua praia de águas cristalinas e relaxantes. A ilha é um pouco limitada, possui um restaurante, mas não aceita cartão de crédito. Entretanto, você pode contratar um guia para conhecer mais o interior da ilha, além de poder fazer mergulhos monitorados. A água é cristalina e azul, porém, uma das mais geladas de Floripa. Devido ao cuidado ambiental, nada pode ser deixado na praia, principalmente lixo. O ideal é ir bem cedo, pois os passeios na ilha são limitados a 4 horas. Para chegar até lá, você deve alugar um barco na Praia da Armação ou sair de botes na praia do Campeche.

*Atualizado em 18/12/2017

Você também pode gostar…

Comentários estão encerrado.