O que fazer em Chicago (EUA)

O que fazer em Chicago, a terceira maior cidade dos Estados Unidos? A cidade mais populosa do estado de Illinois está em uma localização privilegiada à beira do Lago Michigan. São mais de 42km de orla e cerca de 31 praias de água doce. Além disso, a cidade possui uma infinidade de museus, restaurantes e parques, alguns deles formando uma bela paisagem no horizonte, em contraste do lago com seus prédios singulares.

A cidade sempre é lembrada por sua arquitetura moderna. A cidade também é terra do blues e do jazz, reduto do Partido Democrata e foi o lar de muitos políticos influentes, incluindo o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Entre as principais atrações de Chicago estão o Millenium Park, o Instituto de Artes e o Skydeck. Além disso, a cidade abriga diversos eventos durante o ano, além de shows e festivais de música como o Lollapalooza 2018.

Onde se hospedar em Chicago

Naturalmente, a melhor área para se hospedar é no Downtown de Chicago, ou seja, no centro da cidade, devido a maior estrutura. Mas, balanceando o custo de hospedagem com alguma infraestrutura, é possível encontrar opções com bons preços a poucos quarteirões, tanto para norte quanto para sul, da ponte da North Michigan Avenue, que é onde passa a linha vermelha do metrô, facilitando a locomoção entre os principais pontos turísticos da cidade.

Quer saber mais? Veja aqui uma lista com os principais hotéis

O que comer em Chicago

Chicago é sede de um dos maiores festivais de comida do mundo, o Taste of Chicago, que promove produtos e chefs locais. Entretanto, pela cidade, você vai encontrar cafés, bares e restaurantes de diversos tipos de especialidade.

Considerando que a maioria dos hotéis não servem o café da manhã, você pode se programar para tomar café típico americano em um dos cafés espalhados pela cidade.

Mas, se você está procurando pela especialidade local, veja só essas dicas:

  • Pizza do Giordano’s — vá com fome para experimentar esta famosa e tradicional pizza que é quase o símbolo da cidade. Mais parecida com uma torta do que uma pizza.
  • Chicago Style Hot Dog — é uma especiaria típica americana, mas com um diferencial de outras cidades nos Estados Unidos. O Chicago Style Hot Dog é um cachorro quente, preparado com linguiças locais feitas com 100% carne de vaca. Ele ainda recebe mostarda amarela, cebola picada, relish de pepino, picles, tomate e pimenta.
  • Italian Beef Sandwich — um pão com fatias de roast beef ou carne desfiada, mas que é submerso no caldo que sobra do roast beef. Ele ainda pode levar jardineira contendo pimentão, aipo, cenoura, couve-flor e pepino em conserva

7476622494_00993aa9ef_k

Principais atrações turísticas da cidade

Instituto de Artes de Chicago

O Art Institute of Chicago pode ser visitado a qualquer momento em que estiver na cidade. O museu é uma das principais atrações de Chicago, impressiona pelo tamanho do acervo.

O ideal é reservar o mínimo de 4 horas para visitar. No local, é possível encontrar obras dos principais pintores como Van Gogh, Picasso, Miro, Renoir, entre outros, em exposições fixas ou temporárias. O ingressos podem ser adquiridos no site oficial do instituto.

Millenium Park e o Cloud Gate

O Millennium Park é a principal atração de Chicago. É um lindo e enorme parque, muito arborizado. Está bem localizado entre o centro da cidade e o Lago Michigan. Toda a região que é repleta de pontos turísticos e lugares incríveis pra um passeio. Além do mais, as pessoas procuram o parque para relaxar, pegar um sol e praticar diversos tipos de atividades durante o verão.

Entre outros passeios, é imperdível apreciar o belíssimo Skyline de Chicago no final da tarde, quando os edifícios são iluminados diretamente pelo sol da “golden hour”.

Outra dica, é o inusitado e moderno Jay Pritzker Pavillion (do arquiteto Frank Gehry), um grande anfiteatro com uma parte coberta e gramado. Local ideal para amantes de arquitetura e onde são realizados diversos shows e apresentações teatrais.

Já o Cloud Gate é uma escultura de Anish Kapoor feita em aço inoxidável. Ela tem o formato de um feijão e foi apelidada de “The Bean”. O monumento é uma atração para diversos visitantes que vão ao local para tirar fotos incríveis.

Sears Tower Skydeck

É um observatório que está localizado no 103º andar da Willis Tower. Do local, se pode ver a toda cidade a mais de 400m de altura. Além disso, é possível ver muito além das grandes planícies de Illinois e o Lago Michigan torna a vista ainda mais bonita em um dia com céu aberto.

Eventos em Chicago

Além os principais principais pontos de interesse, você pode aproveitar os shows, peças de teatro, festivais de música e outros eventos realizados na cidade.

Taste of Chicago

Em meados de julho, acontece o Taste of Chicago que é o maior festival gastronômico do mundo, atraindo milhões de apreciadores da boa comida ao Grant Park, desde 1980. O evento possui entrada franca e é possível saborear alguns dos pratos mais deliciosos dos melhores restaurantes, food trucks e barraquinhas de chefs convidados de Chicago. O festival possui uma variada diversidade musical e, grandes artistas dos anos 90, como Erykah Badu e Weezer, se apresentam para os participantes.

Como chegar a Chicago

Chicago é a maior cidade do estado americano de Illinois. A cidade fica à beira do Lago Michigan. A capital mais próxima é a cidade de Milwalkee, no estado de Wiscosin. Para quem está viajando de carro, é possível viajar de Milwalkee até Chicago pela rodovia Interstate 94. A viagem dura pouco mais de 1h30. Seguindo pela I-94, a oeste de Chicago você encontra de Detroit, maior cidade do estado de Michigan. A viagem de Detroit a Chicago pela I-94 dura quase 4h30 em um percurso de 450km. Ao sul de Chicago, pela Interstate 65, em uma viagem de quase 3h, você poderá vir de Indianápolis, capital do estado de Indiana e sede do evento automobilístico conhecido como Indy 500 ou as 500 milhas de Indianápolis.

Do aeroporto até o centro da cidade

Para quem vai direto do Brasil e não deseja alugar um carro, é possível utilizar o transporte público para sair do aeroporto Chicago O’Hare e se deslocar pela cidade até o hotel. Você pode planejar seu deslocamento antecipadamente usando o Moovit ou o CityMapper.

7627260022_7000582b03_k

Metrô

Chicago possui um sistema de pagamento do metrô chamado Ventra Card que é parecido com o Oyster Card de Londres. Você paga 5 dólares pelo cartão, carrega com a quantidade de passes que deseja utilizar (1, 3, 7 dias, etc.) e, na hora de ir embora pode devolver o cartão e resgatar o valor pago. No entanto, caso não quiser adquirir o cartão, você pode comprar o Ventra Ticket. Este bilhete para uma viagem simples custa 3 dólares, o passe de 1 dia (1-Day pass) custa 10 dólares e o bilhete de/para o aeroporto Chicago O’Hare 5 dólares.

ventra-payment

A estação de metrô fica no nível inferior do aeroporto de O’Hare (lower concourse). Os terminais 1, 2 e 3 possuem conexão direta para lá. Do Terminal 5 será necessário pegar o airport shuttle train (sem custos) para ir até a estação.

Saindo do aeroporto, a linha azul do metrô segue até o centro da cidade. Mas, dependendo do local onde for ficar, vai precisar fazer alguma baldeação:

  • Para pegar a linha vermelha: Desça na estação Jackson;
  • Para a linha verde: Desça na estação Clark/Lake;
  • Para as linhas laranja, rosa ou marrom: Desça na estação Clark/Lake ou na Jackson;
  • Para outras linhas: Será preciso mais de uma baldeação;

Chegando por voos domésticos, é possível que você desça no Chicago Midway. Este aeroporto é mais próximo do centro da cidade. Para chegar até o Loop de Chicago, você deve pegar a linha laranja. O Loop é o centro da cidade de Chicago. Ele compreende a sede administrativa, o centro financeiro e o centro histórico preservado na história do estado.

o que fazer em Chicago

Outros serviços

Você ainda pode optar por outros serviços como Uber, Táxi, Shuttle ou Limousine. No entanto, a escolha depende da quantidade de malas e de pessoas.

Se estiver sozinho, o serviço de Shuttle. No entanto, ele levará você e mais outras pessoas até os destinos de cada um. Para mais de uma pessoa, o serviço de Limousine é o ideal. Ele é, no máximo, igual ao valor do Shuttle e possui um serviço melhor que o táxi. O valor pode sair por até 60 dólares.

O Uber funciona normalmente em Chicago, em diversas modalidades. É ideal realizar o planejamento e consultar o valor estimado de cada corrida.

Você também pode gostar…