Usando o CityMapper no transporte público em tempo real

Olá pessoal! Seguindo a série de aplicativos úteis para as nossas viagens, vamos falar do CityMapper, um dos melhores aplicativos para utilizar o transporte público em tempo real. Você pode até se confundir, pois há diversos aplicativos para deslocamento de traçagem de rotas utilizando o transporte público como o Moovit, o que é possível fazer até pelo Google Maps. Mas, basicamente falando desses 3, é possível utilizar cada um em seu momento. Neste artigo, vamos falar do CityMapper.

O CityMapper é um aplicativo muito restrito. Ele só pode ser usado em cidades como Londres, Birmingham, Manchester, Lisboa, Bruxelas, Amsterdã, Madrid, Barcelona, Lyon, Paris, Roma, Milão, Hamburgo, Berlim, Singapura, Hong Kong, Tóquio,  Cidade do México, Montreal, Toronto, Vancouver, Washington DC,Los Angeles, SF Bay Area, Filadélfia, Nova Iorque, Boston, Chicago e, por fim, do Brasil, somente a cidade de São Paulo. Acredito que a cidade do Rio esteja preparada para ser inserida no aplicativo. Já usei dados do site data.rio, que é o portal de dados abertos da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, para pegar informações em tempo real de um ônibus e pude verificar que ele realmente estava em movimento. Mas, talvez a área metropolitana de cidades como Niterói, principalmente, esteja despreparada para fornecer esses dados.

Citymapper

Informações sobre linhas, transportes mais perto e busca de melhor trajeto

Informações em tempo real

Utilizando como exemplo a cidade de Londres, ao acessar o app, na aba “cidade”, você pode ver todas as informações do Tube, o metrô de Londres, do National Rail, que é o sistema de trens, além do sistema de Trams, que aqui é conhecido como VLT e do River, que é o sistema de embarcações.

Para o metrô agora, é informado que a linha Central está com um “x” vermelho, informando “part suspended”, onde as viagens foram suspensas de Marble Arch até White City, devido a remoção de uma obstrução da via com pequenos atrasos no restante da linha. As outras linhas estão em funcionamento normal, marcadas com um sinal verde, exceto Victoria, que está com um “i” laranja, informando pequenos atrasos entre King’s Cross e Brixton.

Screenshot_2016-02-22-16-18-59

Opção de transportes que estão mais perto

Na aba “perto”, você consegue informação dos transportes que estão por perto, como o próprio nome diz. E você ainda pode escolher qual meio de transporte, se é ônibus, bicicleta, metrô, trem, barco, tram ou até Uber.

Abaixo, é possível procurar por ônibus ou linhas. Basta clicar e informar a linha. Será exibido um mapa com a rota e todas as paradas. Para metrô, ele ainda mostra a situação atual e o histórico que também é disponibilizado no twitter. Você ainda pode marcar a linha para receber alertas.

Trace a melhor rota para o seu destino

Na aba “vá”, você pode traçar uma rota entre o seu ponto de origem e de destino e ele irá informar uma rota a pé ou de bicicleta, com o tempo e as calorias gastas, uma rota de táxi, com o preço estimado da corrida e o tempo aproximado até a chegada no destino. E as sugestões de transporte público, dizendo o preço e em quanto tempo o transporte público estará ali ou se você tiver que andar até o próximo ponto ou estação.

Ao escolher um meio de transporte, o CityMapper irá mostrar toda a rota que será feita. Clicando no botão “Vá”, você obtém toda a informação em tempo real, inclusive com as informações entre quais estações o ônibus ou o transporte escolhido está e, se você estiver próximo de sua estação de destino, ele emite um alerta que é para você descer.

countdown

Para quem já visitou Londres, sabe a diferença que é utilizar o transporte público. Os pontos de ônibus são equipados com o número e nome das linhas, além do tempo que falta para cada ônibus chegar. Alguns pontos, como o da Regent Street, possuem um painel interativo com touch screen.

Como usar o CityMapper

Em um exemplo, estamos indo de Finsbury Park até Holloway Road, que é bem perto.

Screenshot_2016-02-22-16-39-28

Selecionados origem e destino, ele me informa todas as opções.Screenshot_2016-02-22-16-39-41Após escolher o meio de transporte, ele informa em quanto tempo vou chegar no destino. O sistema informa ainda que eu devo andar até a estação mais próxima.

Screenshot_2016-02-22-16-39-48

Após clicar em “Vá”, o sistema pergunta se deseja compartilhar o percurso com os amigos.

Screenshot_2016-02-22-16-39-54

Já no ponto de ônibus, o aplicativo informa se os ônibus estão próximos de chegar.

Screenshot_2016-02-22-16-43-40

Pela lista, você pode visualizar as paradas ou estações em que o transporte vai parando, nesse caso o ônibus.

Screenshot_2016-02-22-21-59-40

E, por fim, o aplicativo informa que é hora de descer.

Screenshot_2016-02-22-21-53-41

O CityMapper está disponível para Android e iPhone e pode ser baixado nos links abaixo. Este aplicativo, é bem útil no dia-a-dia e pode ser utilizado para o planejamento dos passeios e definições de rota. Antes de viajar, faça captura das telas e coloque em um arquivo no word, informando suas rotas. Depois, salve em pdf e transfira para o celular ou para o google drive em modo offline. Obrigado e até o próximo post!

Citymapper
Citymapper
Developer: Citymapper Limited
Price: Free

*Atualizado em 11/07/2016 às 21:15

Você também pode gostar…

Comentários estão encerrado.