Principais atrações turísticas em Búzios

A cidade de Armação dos Búzios, ou simplesmente Búzios, fica localizada na Região dos Lagos do estado Rio de Janeiro. Emancipada de Cabo Frio em 1995, foi descoberta por argentinos nos últimos anos. Alguns hermanos resolveram até fixar residência no local e montar restaurantes, entre outros estabelecimentos. Em qualquer época do ano a cidade fica bem movimentada. Muitos turistas procuram o local para curtir as 23 praias, passear de barco e aproveitar o que a noite da cidade tem de bom. Hoje vamos destacar o que fazer em Buzios na sua primeira ou na próxima viagem ao balneário.

Búzios é um dos principais destinos do interior do estado do Rio de Janeiro. Quem visita a cidade do Rio de Janeiro, também deveria programar alguns dias da sua viagem para ir até a Região dos Lagos. A explosão turística e fama internacional do local aconteceu em 1964, após a visita de Brigitte Bardot. Hoje, a cidade recebe, além de brasileiros e argentinos, turistas do mundo inteiro. Búzios é chamada por alguns pelo nome de “a St. Tropez brasileira”. Assim como Búzios, a cidade francesa, localizada às margens do Mediterrâneo, era uma antiga vila de pescadores e hoje é frequentada por milionários e artistas de Hollywood.

O que fazer em Buzios

Como chegar a Búzios

Saindo do Rio de Janeiro, você deve pegar a Ponte Rio-Niterói e seguir pela BR-101 até a Via Lagos, que é a RJ-124. Depois, siga por esta rodovia até a saída para Búzios. Do Rio para Búzios, o tempo de viagem é de 2h45min, no entanto, dependendo da época, você pode pegar um longo trecho em engarrafamento. Para quem vem de São Paulo, siga até a cidade do Rio de Janeiro e pegue a saída para a Ponte Rio-Niterói, seguindo pelo mesmo caminho. Para quem vem de Minas, o caminho mais rápido é seguir pela BR-040 até a saída 108B e seguir pela BR-493 até o trevo de Manilha, na BR-101. Depois, siga pelo mesmo percurso.

Onde se hospedar em Búzios

Búzios é uma cidade pequena com 69 quilômetros quadrados de área. No entanto, devido a algumas ruas estreitas e diversas ladeiras, a cidade é precária nos transportes públicos, que só cortam a avenida principal. Escolher um lugar para se hospedar é tarefa difícil para quem vai a Búzios sem carro.

Há muito o que fazer em Buzios. Mas, se estiver sem carro, você fica a mercê dos táxis espalhados pela cidade. Também existem vans que cobram para levar de uma praia a outra por menos de R$ 3. Estando a pé, o ideal é ficar próximo ao centro da cidade, perto da Rua das Pedras, onde é possível aproveitar a agitação noturna. Você ficará a 4km da Praia de Geribá e a 3 km das praias Azeda, Azedinha e João Fernandes. Estando de carro, você pode se hospedar em qualquer lugar da cidade.

Escolha aqui os melhores hotéis e pousadas de Búzios para se hospedar

O que fazer em Buzios

Aproveite durante o dia para conhecer as belas praias da cidade, dar um mergulho e aproveitar o sol na areia. Além do banho do mar e do sol, você pode escolher passear de barco ou praticar ecoturismo ou os diversos esportes aquáticos que a região oferece. Há diversas opções de passeios de barco em Búzios, com embarcações partindo da Praia da Armação rumo às praias e ilhas da enseada. Ademais, não é difícil encontrar pessoas praticando surf, kitesurf, windsurf, mergulho, etc. De dia ou de noite, o centro da cidade também possui grande movimentação.

2094082279_a2ea387b40_o

Rua das Pedras

Além da praia e da prática de esportes, você pode escolher passear na famosa Rua das Pedras. Seja de dia ou durante a noite, a rua fica bem movimenta e é um dos principais destinos dos turistas que visitam a cidade. Há uma diversidade entre lojas de grife e ateliês. Além disso, você pode aproveitar os diversos restaurantes, pizzarias e bares com música ao vivo para quem curte rock, blues, jazz, MPB e surf music. Se desejar seguir pela noite adentro, você ainda pode aproveitar as boates da cidade.

rua-das-pedras

Caldação da Orla Bardot

A Orla Bardot é uma continuação da Rua das Pedras onde o calçadão segue pela beira da praia. Além de também possuir diversos bares e restaurantes, o local é um dos lugares paradisíacos para belas fotografias. Perfeito para quem quer aproveitar uma bela paisagem. Ideal também para descansar ou para apenas dar uma caminhada, aproveitando a brisa do mar. É lá que se encontra a estátua da atriz Brigitte Bardot, que sempre estava lá no final de tarde. Também podem ser encontradas estátuas do ex-presidente Juscelino Kubistchek e a dos três pescadores, considerada umas das belas e originais esculturas no mundo.

558764724_0e56655c22_o

Principais praias de Búzios

Com as 23 praias da cidade, não vai faltar o que fazer em Buzios. Vamos destacar aqui as mais frequentadas, seja belo banho ou somente pela paisagem.

  • Praia da Ferradurinha — Ideal para família com crianças, a praia possui águas calmas e um ambiente tranquilho e uma linda paisagem. Ademais, é possível alugar pranchas de Stand Up Paddle ou alugar caiaques no local.
  • Praia de Geribá — Sem dúvida, uma das melhores praias da cidade, a mais frequentada por turistas. Com uns 2 km de orla e ondas mais intensas do lado direito, onde há várias pousadas e alguns bares.
  • Praia da Azedinha — A praia é pequena, tranquila e com águas calmas. Também é ótima para crianças. Possui fácil acesso na sequencia da Praia Azeda, através da Praia dos Ossos com escadas de madeira na descida ou de taxi boat. Possui aluguel de cadeiras e guarda sol a 30 reais o kit (2 cadeiras,1 guarda sol e 1 mesinha).
  • Praia da Armação — A praia é a que banha a Orla Bardot, praticamente não possui extensão de areia e possui uma grande concentração de embarcações. Sendo boa para apreciar a vista.
  • Praia João Fernandes — É uma das lindas praias de Búzios. Possui águas limpas e atrai inúmeros turistas.
  • Praia da Ferradura — Como o próprio nome diz, ela tem formato de ferradura. Além de ser super calma, boa pra levar crianças e praticar esportes. No local é possível encontra pedalinho, banana boat, aluguel de prancha para fazer Stand Up Paddle.
  • Praia da Tartaruga — É uma ótima praia, mas não é ideal para as crianças, por possuir ondas mais fortes. Mas, a água é tão cristalina que dá para ver alguns peixinhos.
Praia da Tartaruga
Praia da Tartaruga

O que fazer em Buzios – mapa com os principais pontos turísticos da cidade

 Búzios no Inverno

Apesar do clima não estar para praia, Búzios apresenta diversas atrações para quem gosta do clima de inverno. Entre as atrações, está o Festival Gastronômico de Búzios, que acontece nos finais de semana (7,8, 14, 15 e 16) do mês de julho. Um evento que invade a cidade e promete uma mistura tudo o que a cidade tem de bom com muita comida boa na Orla Bardot. É o melhor da culinária do interior do Estado do Rio, no balneário mais charmoso da Região dos Lagos.

*Atualizado em 07/07/2017

Você também pode gostar…

Comentários estão encerrado.