Ícone do site O melhor de viajar

Uma noite no museu d’Orsay em Paris

Acontece no próximo dia 31, no Musée d’Orsay, em Paris, “La Nuit du Douanier” (A noite do aduaneiro, em português), uma homenagem à vida do artista francês Henri-Julien-Félix Rousseau, conhecido também como o douanier (aduaneiro) por ter trabalhado como inspetor alfandegário. Nascido na comuna francesa de Laval, em 1844, Henri Rosseau foi um artista francês inserido no movimento moderno do pós-impressionismo que retratava a realidade simples e era apaixonado pela natureza, com diversas pinturas inspiradas na selva.

Jungle, musique, peinture et poésie: laissez-vous porter par l’esprit du Douanier — Selva, música, pintura e poesia: se deixe levar pelo espírito do Aduaneiro é o tema do evento e servirá para promover e discutir sobre a vida e a exposição temporária do artista, genial autodidata e incompreendido, que está em exibição no próprio museu, desde o dia 22 de março, até o dia 17 de julho de 2016.

Além de pintor, Henri também era músico compositor e intérprete e vivia cercado por poetas em sua época. A Companhia de Música “Paris Percussion Group” apresentará algumas músicas baseadas no estilo aéreo, exótico e surpreendente de Douanier e a Brigada “Poétique Volante” exibirá uma série de poemas dos amigos Apollinaire, Alfred Jarry e também do próprio Henri, durante todo o evento.

Em parceria com alguns atores da “Association de théâtre Rhinocéros”, haverá também a apresentação de um clássico chamado “Kirikou et la Sorcière”, dirigido por Michel Ocelot, que, ao final, explicará onde seu trabalho se conecta com as pinturas de Rosseau.

Durante toda a noite, no Happy Hour Art&Bar, haverá exibições de lanterna mágica e improvisações musicais com Nicolas Mathuriau.

A obra de Henri Rosseau foi pouco apreciada pelo público geral e pelos críticos, seus contemporâneos, tendo sido constantemente remetida para o grupo da arte naïf e primitivista — pelo seu carácter autodidata, resultado da falta de formação acadêmica no campo artístico, pela recusa dos cânones da arte reconhecida até então e pela aparente ingenuidade grotesca. Rosseau foi o único pintor do estilo naïf que conseguiu exercer influência sobre estilos posteriores como o surrealismo e o simbolismo. Em 1910, aos 66 anos, Douanier faleceu em Paris.

O evento terá entrada franca para menores de 26 anos, franceses ou residentes de qualquer país da UE (entrada pela porta C). Para o público em geral, todas as atividades são acessíveis com o bilhete do museu que custa  11€.

As apresentações têm início às 18h30 e termina às 23h30. A última admissão ao museu será às 21h15 e o último acesso ao auditório às 21h30.

O Musée d’Orsay é um museu de Paris que fica na margem esquerda do Rio Sena. Hoje, ele funciona onde, em outros tempos, era uma estação de trem. Mantendo ainda algumas características da estação.

As coleções do museu apresentam principalmente pinturas e esculturas da arte ocidental do período compreendido entre 1848 e 1914.Obras de pintores impressionistas como Van Gogh, Monet, Manet, Renoir, Degas e outros. Existem também exposições temporárias que ocorrem paralelamente à exposição permanente.

Sair da versão mobile