Ícone do site O melhor de viajar

De Londres a Paris pelo Eurotunnel

londres a paris pelo eurotunel

Em nossa última viagem, fizemos o passeio ou, melhor, deslocamento de Londres a Paris pelo Eurotunel. Este trem é operado pela companhia Eurostar e faz a travessia por baixo do Canal da Mancha.

O trem parte da estação St. Pancras International em Londres e chega em Paris Gare du Nord, em 2h15min. Antigamente, ir de Londres para Paris podia levar mais de 9 horas, você sabia? Hoje em dia, ainda é possível realizar esse percurso, sendo muito utilizado por caminhões de carga. No entanto, acaba sendo mais trabalhoso e mais caro do que o trajeto atual. O trem também sai de St. Pancras e é um caminho possui com mais paradas.

Comprando as passagens de trem

Para comprar as passagens, acesse o site da Eurostar. Escolha o trajeto London St. Pancras to Paris Gare Du Nord (ou o inverso, se vier de Paris para Londres). Os preços e as classes são variadas. A nossa dica é que você consegue comprar com melhor preço as viagens com 3 meses de antecedência. Mas, é preciso ficar atento no site e ver sempre se o preço para a data da sua viagem já não está em promoção. Mas, não perca muito tempo para comprar, dependendo do horário ou até do dia, a promoção ou as passagens podem se esgotar rapidamente.

Existem trens desde 5h45 da manhã até 20h31 da noite, saindo de Londres e de 06h41 às 21h13, com saídas de Paris. Alguns trens param em Ashford e/ou Ebbsfleet, tanto na ida, como na volta. Para saber os horários, você pode verificar o timetable, clicando aqui.

Outros destinos saindo de Londres, além de Paris

No dia da viagem

O trem deve ser pego na estação King’s Cross St. Pancras, que possui conexão com o metrô. Já no dia da sua viagem, chegue com, pelo menos, 45 minutos de antecedência para fazer o check-in. Faça o possível para chegar bem antes, principalmente em finais de semanas e feriados, a fila costuma ser grande e demora pois as pessoas tem que passar as malas pelo raio-x, antes do detector de metais.

O check-in pode ser feito com o voucher impresso do site da Eurostar. A entrada é em Eurostar / International Departures, o código de barras impresso no ticket abre a catraca de acesso, as malas vão com você até o trem. Também é possível imprimir o cartão de embarque em algumas máquinas na estação, informe o booking reference e a máquina pedirá para inserir o cartão de crédito que foi usado para comprar a passagem.

Passando pela Imigração

Após passar pelo detector de metais e pelo fato do Reino Unido não fazer parte do tratado do espaço Schengen, você passará pela imigração para entrar na França. A imigração será feita sempre em Londres, seja em uma viagem de ida e volta, em uma one way, de Londres para Paris ou vice-versa.

Uma modificação importante: a imigração de Paris para Londres já é feita na estação Paris Gare du Nord, antes de acessar o trem da Eurostar.

Clique aqui e saiba o que é preciso para passar na imigração em Londres.

Esperando pelo trem

Depois de passar pela imigração, você desce para a sala de espera. O local possui uma livraria, café, um pequeno restaurante e banheiros. Uns 20 minutos antes do embarque, o trem é anunciado e você acessa a plataforma de embarque através de esteiras rolantes.

Antes de subir, verifique o número do vagão (coach) no ticket de embarque e suba a esteira correspondente ao vagão. Acomode suas malas no início do trem, se estiver viajando com malas grandes. Se estiver de mochilão ou malas pequenas, você pode acomodá-las em espaços acima da cabeça ou em assentos vazios, se houver. O número do seu assento (seat) também está marcado no bilhete de embarque.

Como disse, a viagem dura pouco mais de 2h e a passagem pelo Eurotúnel dura cerca de 20 minutos e não tem nenhuma novidade. É com passar por um túnel comum. O Eurostar possui um vagão restaurante. mas não possui serviço de bordo. Você pode levar seu próprio lanche, sem problemas.

Caminho alternativo (usado antes da inauguração do Eurotúnel em 1994)

Na Estação St. Pancras, pegue a linha da Southeastern até a estação de Canterbury West, custa £25, a viagem dura menos de 1h e tem poucas paradas. Em Canterbury, na Canterbury Bus Station, você deve pegar o ônibus National Express para Dover (Ferry Port), pagando somente £5.60. Se quiser esticar até Calais, na França, o ônibus segue pelo ferry, onde as passagens durante o dia custam até £50, por incrível que pareça, é mais barato que ir no diretamente no navio, onde se paga £95 ou mais, em um horário próximo. A viagem de ferry-boat dura 5h30min.

Já no lado francês, em Calais, logo na saída do porto, pegue o ônibus da linha 03 para a estação Gare de Calais-Ville. De lá, pegue o trem para Paris Gare du Nord. A viagem dura menos de 2h, com passagens desde €28, por pessoa. Com até dois meses de antecedência, é possível encontrar passagens até pela metade do preço.

A viagem custará, no total, por volta de £100, por pessoa. Todas as passagens podem ser compradas pela internet, exceto o ônibus linha 03, que é uma linha local em Calais, você pode adquirir o ticket de viagem diretamente no ônibus. O tempo total de viagem é de 7h30, sem contar paradas e tempo de espera por outra condução.

*Atualizado em 13/02/2019

Sair da versão mobile