De Londres a Paris pelo Eurotunnel

londres a paris pelo eurotunel

Em nossa última viagem, fizemos o passeio ou, melhor, deslocamento de Londres a Paris pelo Eurotunel. Este trem é operado pela companhia Eurostar e faz a travessia por baixo do Canal da Mancha.

O trem parte da estação St. Pancras International em Londres e chega em Paris Gare du Nord, em 2h15min. Antigamente, ir de Londres para Paris podia levar mais de 9 horas, você sabia? Hoje em dia, ainda é possível realizar esse percurso, sendo muito utilizado por caminhões de carga. No entanto, acaba sendo mais trabalhoso e mais caro do que o trajeto atual. O trem também sai de St. Pancras e é um caminho possui com mais paradas.

Comprando as passagens de trem

Para comprar as passagens, acesse o site da Eurostar. Escolha o trajeto London St. Pancras to Paris Gare Du Nord (ou o inverso, se vier de Paris para Londres). Os preços e as classes são variadas. A nossa dica é que você consegue comprar com melhor preço as viagens com 3 meses de antecedência. Mas, é preciso ficar atento no site e ver sempre se o preço para a data da sua viagem já não está em promoção. Mas, não perca muito tempo para comprar, dependendo do horário ou até do dia, a promoção ou as passagens podem se esgotar rapidamente.

Existem trens desde 5h45 da manhã até 20h31 da noite, saindo de Londres e de 06h41 às 21h13, com saídas de Paris. Alguns trens param em Ashford e/ou Ebbsfleet, tanto na ida, como na volta. Para saber os horários, você pode verificar o timetable, clicando aqui.

eurostar-tickets

Outros destinos saindo de Londres, além de Paris

  • Disneyland Paris
  • Lille
  • Lyon, Avgnon e Marselha, com conexão em Paris.
  • Bruxelas
  • Qualquer estação na Holanda, com conexão em Bruxelas
  • Aachen, Bonn, Frankfurt, Munique e Düsseldorf e Colônia, com conexão em Bruxelas.
  • Novo trecho direto para Amsterdã (a partir de 4 de abril)

No dia da viagem

O trem deve ser pego na estação King’s Cross St. Pancras, que possui conexão com o metrô. Já no dia da sua viagem, chegue com, pelo menos, 45 minutos de antecedência para fazer o check-in. Faça o possível para chegar bem antes, principalmente em finais de semanas e feriados, a fila costuma ser grande e demora pois as pessoas tem que passar as malas pelo raio-x, antes do detector de metais.

O check-in pode ser feito com o voucher impresso do site da Eurostar. A entrada é em Eurostar / International Departures, o código de barras impresso no ticket abre a catraca de acesso, as malas vão com você até o trem. Também é possível imprimir o cartão de embarque em algumas máquinas na estação, informe o booking reference e a máquina pedirá para inserir o cartão de crédito que foi usado para comprar a passagem.

2239267826_eec704da5d_b

Passando pela Imigração

Após passar pelo detector de metais e pelo fato do Reino Unido não fazer parte do tratado do espaço Schengen, você passará pela imigração para entrar na França. A imigração será feita sempre em Londres, seja em uma viagem de ida e volta, em uma one way, de Londres para Paris ou vice-versa.

Uma modificação importante: a imigração de Paris para Londres já é feita na estação Paris Gare du Nord, antes de acessar o trem da Eurostar.

Clique aqui e saiba o que é preciso para passar na imigração em Londres.

Esperando pelo trem

Depois de passar pela imigração, você desce para a sala de espera. O local possui uma livraria, café, um pequeno restaurante e banheiros. Uns 20 minutos antes do embarque, o trem é anunciado e você acessa a plataforma de embarque através de esteiras rolantes.

Antes de subir, verifique o número do vagão (coach) no ticket de embarque e suba a esteira correspondente ao vagão. Acomode suas malas no início do trem, se estiver viajando com malas grandes. Se estiver de mochilão ou malas pequenas, você pode acomodá-las em espaços acima da cabeça ou em assentos vazios, se houver. O número do seu assento (seat) também está marcado no bilhete de embarque.

Como disse, a viagem dura pouco mais de 2h e a passagem pelo Eurotúnel dura cerca de 20 minutos e não tem nenhuma novidade. É com passar por um túnel comum. O Eurostar possui um vagão restaurante. mas não possui serviço de bordo. Você pode levar seu próprio lanche, sem problemas.

6319822397_7f60bfb46a_b

Caminho alternativo (usado antes da inauguração do Eurotúnel em 1994)

Na Estação St. Pancras, pegue a linha da Southeastern até a estação de Canterbury West, custa £25, a viagem dura menos de 1h e tem poucas paradas. Em Canterbury, na Canterbury Bus Station, você deve pegar o ônibus National Express para Dover (Ferry Port), pagando somente £5.60. Se quiser esticar até Calais, na França, o ônibus segue pelo ferry, onde as passagens durante o dia custam até £50, por incrível que pareça, é mais barato que ir no diretamente no navio, onde se paga £95 ou mais, em um horário próximo. A viagem de ferry-boat dura 5h30min.

Já no lado francês, em Calais, logo na saída do porto, pegue o ônibus da linha 03 para a estação Gare de Calais-Ville. De lá, pegue o trem para Paris Gare du Nord. A viagem dura menos de 2h, com passagens desde €28, por pessoa. Com até dois meses de antecedência, é possível encontrar passagens até pela metade do preço.

A viagem custará, no total, por volta de £100, por pessoa. Todas as passagens podem ser compradas pela internet, exceto o ônibus linha 03, que é uma linha local em Calais, você pode adquirir o ticket de viagem diretamente no ônibus. O tempo total de viagem é de 7h30, sem contar paradas e tempo de espera por outra condução.

dorg270710calais

*Atualizado em 13/02/2019

Você também pode gostar…

Comentários estão encerrado.