Ícone do site O melhor de viajar

Viajando de trem pela Itália com somente um bilhete

A Trenitalia disponibiliza diversos trens pelas suas ferrovias na Itália. Desde trens que cortam toda a Itália em alta velocidade, até trens regionais que atendem algumas regiões, além dos trens que levam passageiros da Itália para fora do país. A dica de hoje é como viajar barato pela Itália, utilizando somente um bilhete. Essa regra é válida para os trens regionais italianos, mas eu acredito que essa regra seja válida para outros países também.

Categoria dos trens da Trenitalia

Se você planejar sua viagem utilizando o aplicativo Trenìt!, verá que a Trenitalia disponibiliza diversos tipos de trem:

Novas regras tornam mais difíceis viagem com somente um bilhete

Eu atualização a este post, com as novas regras para viagens de trens regionais na Itália, viajar entre dois grandes centros comprando somente um bilhete, se tornou tarefa quase impossível. Isso porque a Trenitalia reduziu o tempo de validade e o tempo de utilização dos bilhetes de trens regionais.

Entretanto, você pode comprar seu bilhete para o destino que deseja conhecer e comprar outro bilhete para o seu destino final. A diferença é que você terá dois bilhetes de viagem e poderá conhecer o destino intermediário pelo tempo que desejar. A diferença a ser paga é mínima, não causando impacto no orçamento final da sua viagem.

Quer saber mais sobre as novas regras? Clique aqui.

Identificando horário do trem regional na estação de trem

Para entender melhor, ao chegar a uma estação, você encontrará um mural parecido com a imagem acima. Nele, você verá todos os horários de trens que passam naquela estação, sem diferença de dias. Isso significa que, se o trem de Florença para Pisa sai às 9h47 da Estação Santa Maria Novella, em uma segunda-feira, isso acontecerá também na terça, quarta, quinta ou sexta. Feriados e finais de semana também possuem uma programação no mural. Você também pode consultar esses horários no aplicativo Trenit.

Comprando sua passagem de trem

Ao chegar na estação, procure logo comprar seus bilhetes nos terminais de autoatendimento. Se você ainda não sabe como comprar as passagens de trem em um terminal de autoatendimento, aguardem em breve um novo post sobre o assunto. Mas, saiba que somente os trens de categoria Regionale e Regionale Veloce permitem esse tipo de passeio. Os trens de alta velocidade como Frecciarossa, Frecciargento,  Frecciabianca e, inclusive, o InterCity, possuem lugares marcados, não sendo possível utilizar um outro trem.

Validando o bilhete na estação

Fique atento, pois todos os bilhetes devem ser validados na estação de origem, se o fiscal identificar algum passageiro sem ter validado o bilhete, a multa é de 200 Euros. A máquina é semelhante a esta abaixo, o processo de validação é bem simples, basta colocar o bilhete na fresta que a própria máquina se encarrega de imprimir a data de validação. Verifique primeiro se a máquina não está fora de serviço (Fuori Servizio).

Já reservou seu hotel na Itália? Verifique aqui os melhores preços!

*Atualizado em 12/04/2016 às 12:45

Sair da versão mobile