O que fazer em Tirano


O que fazer em Tirano, cidade de onde parte o Bernina Express? A cidade de Tirano é uma típica cidade de interior e fascina os visitantes com suas provas artísticas e a sua cultura, assim como como com os vinhos e a sua gastronomia. Vai viajar para Tirano, norte da Itália? Conheça o melhor de Tirano com as principais informações sobre a cidade, dicas de turismo, onde se hospedar e o que comer.

Tirano é considerada uma cidade por causa das muralhas que foram construídas por Ludwig Sforza, também conhecido como Il Moro no final do século XV, para a proteger. As três portas da cidade ainda existem, Bormina, Poschiavina (recentemente restaurada) e Milanese.

o que fazer em Tirano

Onde se hospedar em Tirano

Tirano é uma pequena cidade de pouco mais de 9 mil habitantes. Possui algum comércio, restaurantes, hotéis e pousadas. Se você estiver fazendo o passeio do Bernina Express, pode ser uma opção se hospedar por lá e aproveitar para conhecer este encantador pedaço no norte da Itália.

Veja aqui os melhores hotéis para se hospedar em Tirano

o que fazer em Tirano

O que comer em Tirano

A culinária da região do Vale da Valtellina é conhecida pela Bresaola, queijos com leite de vaca tipo Valtellina Casera, vinhos e massas à base de trigo-sarraceno (de cor escura). Em Tirano, você pode experimentar pratos italianos típicos de regiões alpinas:

  • Sciatt – Uma espécie “bolinhas de queijo fritas, feitas com o trigo sarraceno.
  • Chisciöl – Uma espécie de panqueca feita com água, sal, farinha de trigo sarraceno e queijo, crocante e dourada, cozida em fogo baixo com um pouco de manteiga e azeite de oliva.
  • Pizzoccheri alla valtellinese – Um tipo de massa típica desta região feita com trigo sarraceno. É parecido com tagliatelle, mas possui 2 a 3 mm de espessura, largura de 0,5cm e comprimento de 7cm.
  • Tzigoiner – Fatias finas de carne enroladas em um espeto grosso de madeira, feito na brasa.
  • Entre outros pratos como polentas e gnocchi, típicos de regiões frias.

Como chegar a Tirano

Cortada pelo rio Adda, Tirano está localizada no norte da Itália, na parte inferior da Valtellina, um vale na região da Lombardia que fica na fronteira com a Suíça. A cidade está em uma posição estratégica que marcou a sua história conturbada.

É possível chegar lá de trem, saindo de Milão. Em nossa viagem, saímos no trem regional de 6h20 da manhã e nossa viagem durou pouco mais de 2h30min. Antes de comprar as passagens de trem, verifique as regras para viajar de trem regional na Itália.

O trem que parte de Milão em direção a Tirano segue por Monza, Lecco e Varenna, entre outras cidades. Ao chegar em Lecco, ele beira o Lago di Como por boa parte da viagem e é possível ter belos contrastes da paisagem do lago com montanhas cobertas de neve nos cumes. Viajamos durante o outono e, já nas primeiras horas da manhã, era possível ver campos cobertos de geada e as montanhas com neve nos cumes. A quantidade de neve aumentava conforme íamos chegando a Tirano.

Para quem viaja de carro deve seguir pela SS36 até Cólico. Em seguida, pegar a SS38 até a cidade de Tirano. Mas, também, é possível seguir de Milão a Bérgamo e pegar a SS42 até Endolo. Depois, seguir para pela SS39 e a SS38.

O que fazer em Tirano

Santuário della Madonna di Tirano

É uma igreja que foi construída no início do século XVI, após a Virgem Maria ter aparecido lá, em 29 de setembro de 1504. Elementos interessantes desta igreja incluem o órgão barroco, datado do século XVII. O orgão é um trabalho de Bulgarini, que impressiona pela sua imponência e riqueza de detalhes.

Palácios em Tirano

Em Tirano, há diversos palácios que dão beleza a um um dos mais ricos centros históricos dos Alpes. Entre eles, estão:

  • Palazzo Salis;
  • Casa Museo d’Oro Lambertenghi;
  • Palazzo Merizzi;
  • Palazzo Marinon;
  • E o Antigo convento dos Agostinianos, onde hoje funciona a Câmara Municipal.
Il Trenino Giallo

É um trenzinho amarelo que faz um tour pelas ruas da cidade. Ele parte diariamente da praça próxima às estações de trem “Piazza delle Stazioni”. O passeio tem duração de 30 a 70 minutos.

Seguindo viagem pelo Bernina Express

O Bernina Express é um passeio de trem que atravessa os Alpes entre a Itália e a Suíça. Os trens partem da estação de Tirano da Ferrovia Rética. O Bernina Express tem como destinos as cidades suíças de St. Moritz e Chür. Mas, é possível seguir de trem até Zurique, em um mesmo dia.

O Bernina Express também é conhecido como Trenino Rosso e é uma das atrações imperdíveis desta região.

Saiba como fazer o passeio do Bernina Express com até 50% de desconto (Supersaver Ticket)
passeio do bernina express

Outros destinos saindo de Tirano

Além de St. Moritz e Chür, através do passeio do Bernina Express, é possível ir de Tirano para:

  • Milão – se você tiver vindo da Suíça para a Itália, pode ser o seu percurso. A viagem de trem dura cerca de 2h30min;
  • Lugano – uma cidade na região suíça de Ticino, que está a 130km de carro de Tirano. Também é possível ir de ônibus.
  • Dolomitas/Bolzano – também é possível ir para cidades como Bolzano, Merano, Trento, localizadas na região das Domolitas. Mas, o percurso de carro é o mais rápido e indicado. As viagens de ônibus são longas e duram cerca de 6h. Todas as viagens de trem retornam para Milão, antes de seguir para estas cidades.

Você também pode gostar…

Comentários estão encerrado.