PF suspende emissão de passaporte

polícia federal suspende emissão de passaporte

Informações de última hora do G1 e do blog do jornalista Lauro Jardim, do Jornal O Globo. A Polícia Federal anunciou a suspensão de emissão de passaportes novos, por tempo indeterminado. Conforme nota da PF, a medida foi necessária devido à insuficiência do orçamento destinado às atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem.

Ainda sobre a reportagem, o agendamento online e o atendimento nos postos estão mantidos, mas a entrega dos novos passaportes dependerá da normalização da situação orçamentária.

Mais informações no blog do Jornalista Lauro Jardim.

Passaporte de urgência

Outra importante informação é que, para quem está com viagem marcada e precisa tirar o passaporte de urgência, não adianta pagar a taxa extra, específica para a urgência, pois a rubrica de entrega urgente é a mesma. A emissão de urgência para casos de saúde ou trabalho está normalizada.

Governo vai pedir abertura crédito para normalizar o serviço*

Segundo nova reportagem do G1, o governo federal vai propor ao Congresso Nacional uma PL que abrirá um crédito suplementar para regularizar a situação. A informação é que a situação deverá ser normalizada nos próximos dias.

Outros problemas de suspensão

Não é a primeira vez que a Polícia Federal passa por problemas relacionados à emissão de passaportes. Há cerca de um ano, a polícia federal também atrasou a emissão de passaporte temporário, devido a um problema nas máquinas da Casa da Moeda. Ainda em 2016, a Casa da Moeda paralisou a emissão de passaportes duas vezes por falta de papel e por falta de pagamento. A Casa da Moeda é responsável pela emissão dos passaportes brasileiros, com quem a Polícia Federal tem contrato. No entanto, a responsabilidade do pagamento é do Tesouro Nacional.

Nota da Polícia Federal

 Leia a íntegra de nota emitida pela Polícia Federal:

NOTA A IMPRENSA – SERVIÇO DE PASSAPORTE

Brasília/DF – Sobre o serviço de passaportes, a Polícia Federal informa que está suspensa a confecção de novas cadernetas de passaportes solicitadas a partir de hoje, 27/06, às 22 horas.

A medida decorre da insuficiência do orçamento destinado às atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem.

O agendamento online do serviço e o atendimento nos postos da PF continuarão funcionando normalmente. No entanto, não há previsão para entrega do passaporte solicitado, enquanto não for normalizada a situação orçamentária.

Usuários atendidos nos postos de emissão até o dia 27/06 receberão seus passaportes normalmente.

A Polícia Federal acompanha atentamente a situação junto ao Governo Federal para o restabelecimento completo do serviço.

Divisão de Comunicação Social

Polícia Federal

Você também pode gostar…