São Pedro da Serra, distrito de Nova Friburgo

Praça de São Pedro da Serra - Foto: Divulgação/ACISPS

São Pedro da Serra possui toda toda paz do universo. Este é o lema adotados por muitos dos que nasceram ou resolveram se instalar lá. Assim, a partir deste princípio, compartilham esta a ideia com os visitantes do local. São Pedro da Serra, distrito de Nova Friburgo, foi fundado por volta de 1822. Imigrantes suíços se deslocaram para a região, alguns anos após a fundação da cidade de Nova Friburgo, e resolveram se instalar às margens do Rio São Pedro.

São Pedro da Serra é local de tranquilidade e se tornou refúgio de muitos que vivem no Rio de Janeiro ou que já viveram na capital. Muitos cariocas, largaram seus escritórios e apartamentos, adotaram a região e se mudaram definitivamente para lá. Enquanto alguns só estão lá no final de semana, outros foram em busca de uma vida mais serena. Hoje, estes, mantêm diariamente o contato com a natureza. Trocaram seus apartamentos por casas ou e seus escritórios por pousadas, bares, restaurantes ou outros negócios no local.

A fundação da localidade ocorreu por volta de 1822. Alguns anos após a fundação da cidade de Nova Friburgo, algumas famílias de origem suíça se deslocaram para a região onde resolveram se instalar às margens do Rio São Pedro.

Onde se hospedar em São Pedro da Serra

São Pedro da Serra é uma das principais atrações turísticas de Nova Friburgo e pode ser incluída em um dia de visita, junto com Lumiar. Desta forma, você pode se hospedar em Nova Friburgo e seguir para visitar o local. Mas, se você procura hospedagem em São Pedro da Serra, existem diversas pousadas e ecoresorts a sua espera.

Veja aqui onde se hospedar em São Pedro

Foto: Booking

Como chegar a São Pedro da Serra

São Pedro da Serra está localizado a 4km do centro de Lumiar e a mais de 20km de Nova Friburgo. Para quem vier do Rio de Janeiro, deve pegar a RJ-116, no entroncamento com BR-101 (Manilha-Duques). Em seguida, deve seguir até o distrito de Mury, pegando a RJ-142 com destino a Lumiar. Outra opção é vir pela BR-116, sentido Teresópolis, e pegar a RJ-122 em Guapimirim (Parada Modelo), seguindo até Cachoeiras de Macacu, pegando a RJ-116. Veja o mapa e consulte as principais rotas para São Pedro da Serra, com origem nas principais capitais e cidades mais próximas.

O que fazer em São Pedro da Serra

O local possui uma rua comercial com todo o tipo de estabelecimento e verdadeiros achados entre lojas, ateliês e brechós. Além disso, São Pedro da Serra é um Pólo Gastronômico na Região de Nova Friburgo. Desta forma, você pode aproveitar os restaurantes das mais variadas especialidades, além dos bares personalizados ou com a cara da região. Você também vai encontrar lanchonetes que oferecem crepes suíços, salgados, petiscos e a tradicional pizza de aipim da região, que você não deve deixar de experimentar.

Nos finais de semana, o local recebe vários turistas. É possível escolher entre animados shows de forró no Clube Estrela do Mar ou apresentações de rock e MPB nos bares da região. Nos finais de semana, os bares costumam ficar abertos até o último cliente.

Nas redondezas de São Pedro da Serra você encontra belas paisagens, contato com a natureza e belas cachoeiras e poços. A região também é propícia para os esportes radicas, o ecoturismo, mountain bike, rapel e alpinismo. Além disso, você pode optar por passeios de jipe ou à cavalo. Inúmeras são as trilhas na região, onde você pode escolher fazer as caminhadas com ou sem guia especializado.

Festa de São Pedro da Serra

Sempre no final do mês de junho de cada ano, acontece a tradicional Festa de São Pedro da Serra. O evento é realizado em louvor ao santo padroeiro da região. A festa atrai diversos turistas de todas as partes do Brasil e conta com diversos shows, as tradicionais barraquinhas de comidas e bebidas. Além de diversas brincadeiras, danças juninas, bingo, entre outras atrações.

Praça de São Pedro da Serra - Foto: Divulgação/ACISPS

Você também pode gostar…