Clima de montanha em Nova Friburgo

clima de montanha em nova friburgo

O clima de montanha em Nova Friburgo, a verdadeira Suíça Brasileira, faz com que ela seja uma das cidades mais frias do Brasil. Por isso, muitos turistas procuram a cidade para curtir esse clima agradável no verão ou ficar mais aconchegado, perto de uma lareira, aproveitando um vinho e os pratos quentes, típicos de um clima mais frio, durante o inverno.
É justamente no inverno, durante a alta temporada serrana, que grande parte dos hotéis disponibilizaram quartos com lareira e os restaurantes ficam lotados de clientes e turistas, aproveitando os circuitos gastronômicos da cidade.

Turismo em Nova Friburgo

Nova Friburgo é cidade para qualquer época do ano. Durante o verão é destino para quem deseja fugir do calor e para quem busca tranquilidade. Durante o inverno, a cidade atrai os casais e os apreciadores do clima frio. Conheça as principais atrações:

  • Circuito Lumiar e São Pedro da Serra
  • Circuito Sabor de Mury
  • Circuito Terê-Fri
  • Parque Ecológico do Cão Sentado
  • Country Clube de Nova Friburgo
  • Pico da Caledônia
  • Capital da Moda Íntima
  • Praça do Suspiro e Teleférico
  • Rota Cervejeira do estado do Rio

Nova Friburgo é destino de sossego e tranquilidade, atraindo diversos turistas do Brasil e de outras partes do mundo. É lugar para descansar, mas também para quem gosta de aproveitar a natureza.

Clique aqui para conhecer as principais atrações em Nova Friburgo

Onde se hospedar em Nova Friburgo

Dependendo da programação da viagem, você pode se hospedar em Lumiar, São Pedro da Serra ou no centro da cidade. Lumiar e São Pedro são distantes a mais de 20km da área urbana. Você também encontrará bons hotéis no Cônego ou em Mury.

Veja aqui uma lista com os principais hotéis e pousadas da cidade

Restaurantes em Nova Friburgo

Nova Friburgo possui diversos tipos de restaurantes espalhados pela cidade. Desde restaurantes pizzarias e churrascarias e os restaurantes típicos da culinária italiana, alemã e, principalmente, suíça. No inverno friburguense, não deixe de experimentar o fondue, um prato típico da culinária suíça.

O inverno em Nova Friburgo

O clima em Nova Friburgo, durante o inverno costuma ser bem rigoroso, com temperaturas mínima absoluta chegando próximas a zero grau (veja mais abaixo se é possível nevar em Nova Friburgo). Não é difícil que Nova Friburgo esteja pelos noticiários pois costuma registrar temperaturas mais baixas em certas estações do ano, inclusive no verão, quando já registrou temperatura abaixo de 10ºC. Mas, no inverno, a cidade compete pelo posto de mais fria com cidades na região subtropical do país.

O verão em Nova Friburgo

Durante a verão, a temperatura média em Nova Friburgo pode chegar aos 27ºC, ultrapassando 35ºC, em dias de calor inteiro. Mas, a cidade possui diversas cachoeiras e é onde os turistas procuram se refrescar. Devido à proximidade com a natureza, estes locais costumam estar mais frescos. Outras atividades da região neste período são as trilhas, as caminhadas, o contato com a natureza, o ecoturismo e os esportes radicais.

Pedra do Imperador - Foto: Kal Carvalho

É possível nevar em Nova Friburgo?

Uma publicação na área Participe do site Climatempo, destinada a publicações de usuários participantes do site, vem causando um certo frisson nas redes sociais, sempre que o assunto frio vem à tona. A publicação não parece ser um texto oficial do site Climatempo, devido a uma certa quantidade de erros de concordância e acentuação, sendo possivelmente criada por um usuário que se registrou nessa área com o nome climatempo. Este usuário questiona se é possível nevar em Nova Friburgo. Na mesma publicação, ele informa sobre a maior nevasca acontecida em 1985, onde chegou a acumular cerca de 1m de neve no Pico das Agulhas Negras, em Itatiaia e, comparando a diferença de 425m a menos dos Três Picos.

Registro de Neve no Pico das Agulhas Negras, em 1985
Registro de Neve no Pico das Agulhas Negras, em 1985

No entanto, apesar da altitude de 2792m, até a incidência de neve no Pico das Agulhas Negras foi atípica e, na época, atraiu diversos turistas. Apesar da raridade, o fenômeno dificilmente acontece porque a maior parte do Brasil está inserida na zona tropical, onde a radiação solar é maior, os verões são quentes e úmidos e o inverno é seco.

Clima na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro

A Região Serrana do estado possui clima tropical de altitude. Cidades como Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis, costumam fazer frio no inverno por causa da altitude. Assim, a temperatura pode ficar por volta de zero grau.

Apesar de serem consideradas cidades mais frias do Brasil, durante as estações mais frias do ano, a incidência de neve é raríssima, sendo possível somente a geada. A geada é o depósito de gelo cristalino resultado do congelamento de orvalho que se forma sobre a superfície do solo, das plantas e dos objetos expostos ao ar livre. Ela tende a ocorrer nas primeiras horas da manhã, antes do sol começar a esquentar, em temperaturas próximas ou abaixo de zero grau, onde o ar frio mais pesado se acumula nos terrenos mais baixos.

A neve é comum ou frequente na zonas subtropicais ou temperadas do norte ou do sul. No norte, estão localizados os países europeus e os Estados Unidos e o Canadá. No sul, está localizado o Cone Sul, composto pela Região Sul do Brasil, o Paraguai, a Argentina, o Uruguai e o Chile. A incidência de neve ocorre porque, nestas regiões, a radiação solar é menor. Assim, quanto mais mais próximos das zonas polares, ou em temperaturas muito baixas, maior a chance de encontrar neve.

Geada em Nova Friburgo, Junho de 2016

Geada em Nova Friburgo em Junho de 2016

Você também pode gostar…

Comentários estão encerrado.