Natal em Málaga e cidades vizinhas

Natal em Málaga

Algumas pessoas tem publicado no Facebook, um vídeo com a inauguração de uma belíssima decoração de Natal. Entretanto, uma confusão aconteceu após a publicação de uma página da cidade de Curitiba, onde informava que o local era parecido com a capital paranaense. Assim, alguns usuários acabaram publicando associando que o vídeo havia sido feito no centro de Curitiba. Mas, na verdade, se trata da inauguração do “Encendido de las luces”, que acontece todo ano no Natal em Málaga, na Espanha.

Provavelmente, se você tem costume de acessar o Facebook, o vídeo deve ter passado pela sua linha do tempo, em algum momento. Se você ainda não viu, assista abaixo o vídeo da apresentação da inauguração do Natal em Málaga.

Este vídeo é referente a inauguração da iluminação de Natal da cidade Málaga. O evento foi realizado no dia 24 de novembro, na Calle Marqués de Larios, no centro de Málaga e foi um show a parte, atraindo centenas de turistas e moradores de toda a parte da Espanha, em busca de serem os primeiros a apreciar o jogo de cores das luzes de Natal.

A decoração natalina de Málaga é conhecida nacionalmente por sua beleza. É considerado por todos que visitam a região, uma das épocas mais belas do ano na cidade. A iluminação, o clima natalino e o ambiente são únicos em toda a Espanha, apesar da temperatura mais baixa, comum nesta época.

A Calle Marqués de Larios é uma longa via de compras que termina na Plaza de la Constituición e representa o coração pulsante do centro da cidade de Málaga. Neste local, estão concentrados os negócios e as mais importantes atividades sociais, além de clubes, restaurantes e bares onde a vida noturna acontece.

15235663_1160643317376082_2547918656726287118_o

Natal em Málaga

Nas semanas que antecedem o Natal, as ruas e principais praças da cidade se enchem de luz e cor e diversas pessoas saem para às compras de Natal. Uma vida animada na rua sob uma decoração especial. O presépio da Câmara Municipal, instalada no Casona del Parque, e os concertos gratuitos de música na Plaza de la Constituición.

Mercados de Natal

Cada município da província de Málaga promove seu próprio mercado de natal, onde são vendidos produtos típicos da época, artesanatos locais, Na capital, você vai encontrar nas proximidades da Plaza de la Marina. É possível encontrar imagens para enfeitar presépios, roupas de boiadeiro, instrumentos musicais, doces, além de colares, anéis e pendentes feitos à mão.

10873514_587511538016747_7109778843468918781_o

Produtos de Natal

Antequera, na província de Málaga, é berço dos mantecados. São produzidos seguindo uma receita ancestral e feitos de forma artesanal. Todo ano, centenas de pessoas visitam a cidade em busca desta doce iguaria. As freiras dos conventos também são colocadas para trabalhar e surpreender os fiéis que vêm para comprar os pestiños, uma sobremesa típica da região da Andaluzia.

pestinos_miel

Competição de Presépios

Alguns moradores, de diversas cidades da Costa del Sol, acabam iniciando uma disputa na criação de presépios. A disputa mais conhecida fica pela localidade de Fuengirola, onde há maquetes surpreendentes. Muitos moradores reservam um espaço inteiro em suas garagens, só para produzir o presépio mais detalhado. Por vezes, a montagem do presépio pode levar meses, mas isso já se tornou uma tradição na região.

1398429_601442376571311_574131901_o

Concertos musicais e concursos de canções natalinas

O centro histórico de Málaga acolhe a maioria dos concertos musicas de natal. Além disso, diversas cidades na província de Málaga, promovem os tradicionais concursos de canções natalinas. Diversos corais, grupos de igrejas ou pastorais, se apresentam aos visitantes com temas que foram ensaiados ao longo do ano.

15039485_1618523445115942_3537201659444760747_o

Festa Mayor de Verdiales

A Fiesta Mayor de Verdiales é celebrada há mais de 50 anos, no dia 28 de dezembro. A festividade representa os Santos Inocentes. Os verdiales são uma manifestação festiva de origem camponesa, que consiste em um particular fandango cantado e bailado com acompanhamento de uma orquestra composta por um violino, quatro violões, um pandeiro, as tradicionais castanholas, além de outros instrumentos. Durante a atuação, o conjunto se completa com a figura do prefeito (ou representado por vereador da cidade) que, com uma varinha em mãos, designa ao cantor e autoriza o início ou término da peça interpretada. Junto ao prefeito, em frente ao grupo, um porta-bandeiras dança, segurando uma bandeira espanhola, andaluza ou malaguenha.

verdiales

A cidade de Málaga

Málaga é uma cidade da Andaluzia, localizada na costa sul espanhola. Fundada pelos fenícios no século VIII, considerada berço da arte cubista, cidade natal de Pablo Picasso. Málaga é a capital da Costa do Sol e você pode visitá-la por suas praias e passeios com temperaturas agradáveis durante todo o ano.

15037201_10155473927608357_3379001897470100433_n

Gastronomia

Málaga é renomada por sua grade oferta gastronômica de qualidade a bom preço. Os restaurantes à beira-mar, chamados de “chiringuitos”, serve um exemplo de gostosíssimas tapas e peixes fritos de várias espécies.

O que você não deixar de experimentar em Málaga:

  • Espeto de sardinhas
  • Anchovas fritas
  • El Campero — uma espécie de sanduíche, torta salgada ou waffle, que leva tudo o que você desejar. Desde presunto cru, até frango desfiado, tomates, etc.
  • Ajobacalao — uma sopa densa de bacalhau.
  • Azeitonas aloreñas — A única azeitona com denominação e origem próprias, produzidas nos municípios malaguenhos.
  • Ajoblanco — É uma espécie de gaspacho branco feito com amêndoas.
  • Torta de Algarrobo — Um doce artesanal, específico do município de Algarrobo, ideal para o café-da-manhã.
  • Bienmesabe — É um doce feito há séculos por freiras da localidade de Antequera.
  • Porra antequerana — Uma espécie de gaspacho com tomates, pães, alho, azeite e vinagre, servidos com cubos de presunto.
  • Mollete antequerano — Uma espécie de pão caseiro, degustado no café-da-manhã, com presunto serrano, azeite, alho e tomate.

molletes-antequera-dolmenes

  • Salada malageña — Clássico da cozinha local, leve e refrescante, durante o verão. Uma salada à base de batatas cozidas, laranja, bacalhau e azeitonas.
  • Sopa Perota — Uma sopa típica de Álora. Feita com pão, tomates, cebolas, pimentão, alho, hortelã, açafrão e pimenta.
  • Cenoura negra — Também conhecida como “Cenoura morá“, é cultivada em outras zonas da Espanha, como as Ilhas Baleares. São produzidas em Cuevas Bajas, no interior da província de Málaga.
  • Viño Pajarete — Um dos mais tradicionais vinhos da região com denominação de origem protegida Málaga.
  • Viño Botani — Este vinho está se tornando um dos melhores da região. Produzido nas adegas de Jorge Ordóñez, em Axarquía.

14590022_1173278902694532_2146535806388281257_o

  • Azeite “Finca la Torre — Um dos azeitas mais premiados nacionalmente, produzido em Bobadilla.

O que visitar em Málaga

Catedral de Málaga

A Catedral da Encarnación de Málaga constitui a joia arquitetônica mais valiosa que a cidade possui. Situada em pleno centro histórico, entre o Porto e a Colina de Gibralfaro, a catedral sobressai no panomara urbano.

Ela é conhecida pelos moradores como La Manquita, ou “A senhora de um braço”, porque sua torre deveria ser dupla. A primeira torre foi construída com uma altura imponente de 84 metros. Entretanto, a construção foi interrompida porque os fundos monetários foram enviados às tropas americanas da Guerra da Independência em 1780. Mesmo sem a segunda torre, a catedral é grandiosa.

8998622462_38008c3c32_o

Plaza de Toros

As arenas de touradas são marca da cultura e história da Espanha. A Plaza de Toros La Malagueta é uma bela construção e possui uma estrutura arquitetônica impressionante. Foi projetada por José Ruicoba em estilo neomudéjar e forma hexadecagonal, sendo inaugurada em 1876. A praça possui capacidade para 14.000 pessoas e, em seu centenário, foi declarada Patrimônio Histórico-Artístico.

As touradas acontecem entre abril e setembro e a arena também abriga as principais festividades da cidade. Durante a Semana Santa, nas proximidades da Páscoa e, também, durante “La Corrida de la Prensa”,  no mês de junho, onde acontece uma tourada em homenagem a San Luís de Tolosa, o santo padroeiro da cidade. Além disso, no mês de agosto, acontece a Grande Festa de Verão, quando Málaga recebe um enorme número de turistas, que visitam a cidade em busca das tradicionais músicas, danças flamencas e as tradicionais touradas. A última tourada do ano, ocorre durante a festa da padroeira Nossa Senhora da Vitória.

Se você não gosta da ideia de assistir a uma tourada, descubra a história da arena no Museo Taurino Antonio Ordoñez. Este museu é uma homenagem ao grande toureiro das décadas de 50 e 60.

plaza-de-toros

Castelo de Gibralfaro

Localizado no Monte Gibralfaro, este castelo foi construído no século XIV, para abrigar as tropas e proteger a Alcazaba, que é o palácio muçulmano. Hoje, é um dos momentos mais visitados de Málaga, onde você pode andar pelas paredes e ter uma boa perspectiva da cidade. Vale a pena entrar e conhecer um pouco de sua história.

14711096_397598927030507_5215369267538650331_o

Alcazaba

Construída no Século XI, no sopé do Monte Gibralfaro, a Alcazaba é uma das visitas obrigatórias para quem está em Málaga. O local foi palácio-fortaleza de governantes muçulmanos de Málaga e está conectado ao Castelo de Gibralfaro por uma longa muralha. Construído durante a civilização fenícia na região, carrega a história das origens e as marcas de cada época na cidade Málaga.

616003377_266d182b7b_o

Teatro Romano

Um interessante conjunto de ruínas descoberto em 1951, durante as escavações realizadas no centro histórico. O Teatro Romano faz parte de construções como as muralhas que cercam e levam ao Castelo de Gibralfaro. Foi construído durante o império romano, por volta de I a.C., por ordem do Imperador Cesar.

26043172171_abc8905ddf_k

Caminito del Rey

O Caminito del Rey é uma antiga trilha vai a meio caminho ao redor do desfiladeiro “Los Gaitanes”. Com cenário espetacular, ele possui cerca de 3km de extensão, paredes verticais de quase 400 metros e, em alguns trechos, as plataformas chegam a ter 100 metros de altura. O passeio, acaba sendo impróprio para quem sofre de vertigem. Mas, se o visitante não tiver medo de altura, poderá caminhar pelas plataformas seguras que foram instaladas por lá. Pela trilha, é possível encontrar pessoas de qualquer idade, de crianças a idosos. A empresa responsável por cuidar da estrutura, dispõe de uma equipe de segurança ao longo de todo o trecho da caminhada.

O caminito está localizado a 60km de Málaga, nas proximidades de Álora, entre Ardales e El Chorro.

Museus

Você pode visitar o Museu Picasso, dedicado à vida e obra do pintor. Inaugurado em 2003, possui cerca de 200 obras do artista espanhol. Para quem aprecia as obras de Picasso, este museu é imperdível. Ele propicia um enriquecimento incrível sobre toda a transição de seu trabalho. O museu conta com um acervo físico de obras emblemáticas do pintor. A infra-estrutura do local e a conservação do acervo são ótimas. Vale a pena conhecer, é simplesmente fenomenal.

14976493_1321434367877902_8333995219272752708_o

Outro museu indicado é o Museu Carmen Thyssen. Como o museu homônimo em Madrid, a galeria de arte em Málaga abriga a coleção da família aristocrática da Thyssen-Bornemisza. Entretanto, desta vez, é a coleção de Carmen Cervera, esposa do barão Thyssen, com foco na pintura espanhola do século XIX.

Praias na Costa do Sol

A Costa do Sol, na província de Málaga, é considerada, internacionalmente, um dos balneários mais procurados durante as férias. Você pode optar por praias como La Malagueta, El Candado ou La Caleta, de fácil acesso do centro da cidade, bem equipadas, e também adequada para famílias com crianças.

Com um carro alugado, você consegue chegar a outras praias maravilhosas, como as famosas: Marbella, Torremolinos ou Tarifa.

887275_1068809983181837_3376064978350381937_o

Flamenco

Em Málaga, como em todo o resto da Andaluzia, é a terra do flamenco. Numerosos são os locais, chamados tablao, onde é possível assistir algum espetáculo desta dança e música de fascínio irresistível.

2602880998_3064d2f768_o

Você também pode gostar…

Comentários estão encerrado.