Audiência Papal – como obter uma bênção do Papa em Roma


Quem vai a Roma, quer ver o Papa. Desta forma, é possível receber uma bênção do Santo Pontífice em uma Audiencia Papal. A audiencia papal é concorrida por diversos turistas que visitam a cidade eterna. Sejam eles católicos ou não. No entanto, para alguns, pode ser o maior momento de suas vidas. E, para outros, o Papa é uma figura popular e a oportunidade de vê-lo, acaba tornando a visita obrigatória, para quem vai a Roma.

Há diversas formas de se ver o Papa em Roma. Você pode participar de audiências gerais, do Angelus ou de celebrações do ano litúrgico como missas que ocorrem em dias santos ou especiais. Na programação da Semana Santa em Roma, é possível participar do Urbi et Orbi. Há também missas especiais no Natal e Corpus Christi.

Papa Francisco na Celebração da Páscoa

Audiências Gerais

Que a audiencia papal atrai muitos turistas, isso é fato. Neste dia, são colocados cercados na Piazza San Pietro e o Papa sai com o seu papamóvel e vai de encontro com as pessoas. É possível ver muitas crianças recebendo a bênção do Santo Pontífice.

As audiências acontecem quase toda quarta-feira, às 10h30. A cerimônia dura em torno de 2h e é celebrada em várias línguas. Porém, a entrada é permitida somente entre 10h e 10h30. Você deve chegar bem cedo, se possível, antes das 08h30. Vai ser necessário enfrentar uma longa fila para entrar, devido às inspeções de segurança. Durante o inverno (outubro-março), as audiências são realizadas na área interna. Mas, é no período de verão (abril-setembro), que são colocados cercados na área externa em frente à basílica.

Como participar de uma audiencia papal

No entanto, para participar de uma dessas audiências, você precisa reservar com antecedência entre 2 e 3 meses. Basta acessar o site do Vaticano, descarregar o formulário e preenchê-lo, informando:

  • Data da audiência papal ou celebração litúrgica
  • Numero de bilhetes requeridos
  • Nome / Grupo
  • Endereço de correio, para onde será enviada a confirmação do bilhete
  • Telefone e fax (para retorno da resposta)

Entretanto, após preencher o formulário, você vai precisar enviar o pedido por fax. Hoje em dia, como quase ninguém tem fax, há maneiras de enviar faxes online, gratuitamente.

Após receber a confirmação de reserva, você deverá retirar o bilhete no dia anterior, entre 15h e 19h ou, no mesmo dia, entre 07h e 10h. O local para retirada é a Sala Paulo VI, que fica no portão de bronze, colunata da direita, na Piazza San Pietro.

Mesmo que sua confirmação não chegue, vá ao local retirar o seu bilhete. Pode ser que o correio tenha extraviado a carta de confirmação. Assim, é possível que o bilhete esteja lá, te esperando.

Em 2013, quando estivemos em Roma pela primeira vez, solicitamos a reserva com 1 mês de antecedência. Preenchemos o formulário e enviamos o fax. Porém, não recebemos nenhuma confirmação. Quando chegamos em Roma, não conseguimos tempo para retirar os bilhetes no dia anterior. No dia da audiência, o local estava muito lotado e não conseguimos entrar na área com cadeiras, destinada a quem tinha o bilhete. Mesmo assim, conseguimos participar da audiência papal, do lado de fora, bem próximos do cercado de madeira e o Papa passou bem perto. Por isso, é importante chegar bem cedo. Entretanto, esta área não possui cadeiras e você visualiza o evento em pé.

Audiencia Papal
Vale a pena visitar o Museu do Vaticano no mesmo dia?

Não é indicado combinar uma visita ao Museu do Vaticano com a Audiência Papal. Como você também deve chegar cedo ao Museu, o indicado é fazer esta visita no dia anterior, se você já pretende ir lá para retirar o bilhete. Mas, você também pode conhecer o Museu do Vaticano em algum outro dia, pela manhã.

Angelus

Angelus Domini significa anjo do senhor. É o momento em que o Papa relembra aos católicos, através de orações, o momento em que o anjo Gabriel anuncia à Maria da concepção de Jesus. O Angelus ocorre quase todos os domingos, às 12h, na Piazza San Pietro, no Vaticano. Neste dia, é possível ver o Papa sem complicações. A entrada é gratuita e não é preciso fazer reservas. Basta chegar, encontrar um lugar e esperar pelo Papa, que aparece na tradicional janela, no prédio que fica ao lado direito.

rom_1143_z

Celebrações do Calendário Litúrgico

Ocorrem em dias santos ou especiais, como a Semana Santa, Natal e Corpus Christi, em horários variados. Para participar de algumas celebrações, você deve seguir o mesmo procedimento das audiências: acessar o site oficial, baixar e preencher o formulário para reservar o bilhete para ingresso, enviando por fax. Estas celebrações podem acontecer na Basílica de São Pedro, na Piazza San Pietro, em outras igrejas ou locais de Roma, como a celebração da Sexta-Feira da Paixão, que é realizada em frente ao Coliseu Romano.

Via Crucis

Você também pode gostar…

Comentários estão encerrado.