Airbnb, uma alternativa hospedagem com economia

O AirBnb é uma maneira ótima de fugir dos altos preços dos hotéis. No entanto, ao invés de estar lidando com uma empresa, no caso do hotel, você estará lidando com um anfitrião. Você pode optar por alugar uma vaga em um quarto, um quarto inteiro ou pagar pelo aluguel da casa inteira. Além disso, você poderá escolher casas que possuam uma boa infraestrutura para a sua viagem. A maioria das casas tem Wi-Fi e cozinha, mas você pode aproveitar e querer alugar uma casa com máquina de lavar roupas, por exemplo.

O que é o Airbnb

Bnb significa Bread and Breakfast, ou seja, uma cama para dormir e um lugar para comer. Mas, a plataforma foi além disso e passou a mediar aluguéis de temporada. Antigamente, as pessoas compravam o jornal e procuravam aluguel no caderno de classificados. Além do tradicional aluguel com contrato, também existiam opções de aluguel por temporada. Uma grande quantidade de pessoas passam o reveillón ou carnaval na Região dos Lagos do Rio de Janeiro e alugam uma casa por lá. Além dos classificados, algumas pessoas conseguem alugar com amigos, conhecidos, vizinhos e até parentes. Apesar dessas pessoas ainda alugarem seus imóveis do jeito tradicional, o Airbnb veio para dar publicidade mundial para o aluguel de temporada. Isso significa que você vai encontrar um espaço para alugar em qualquer parte do mundo, ou quase isso. Até o momento, a plataforma está presente em 191 países.

Vantagens e desvantagens de se hospedar utilizando o Airbnb

O Airbnb disponibiliza opção de aluguel de quarto compartilhado, quarto inteiro ou o local inteiro (casa ou apto).  Optando por um quarto compartilhado, você poderá compartilhar um mesmo quarto com outras pessoas que estão se hospedando no local. Em questão de privacidade, esta é uma desvantagem. Outra desvantagem é que você pode alugar um quarto, mas o resto da casa ser de uso exclusivo do proprietário, exceto o banheiro disponibilizado para os hóspedes. Mas, para quem viaja sozinho, pode ser a opção ideal de economia.

Alugar um quarto inteiro pode ser ideal para quem está a dois ou em família. Entretanto, nem sempre os quartos são suítes. Os banheiros ficam no lado externo dos quartos e são compartilhados com outros hóspedes ou moradores da casa.

Para quem vai em família, principalmente com crianças, o ideal é alugar o local inteiro. Além de conseguir economizar, ganha-se em maior liberdade de utilização do local, sem compartilhamento de espaço.

Claro que, nem tudo é vantagem. No hotel, você terá toalhas e roupa de cama limpa, sempre que desejar. Além de que você pode optar por um hotel com café da manhã. Para que seja vantajoso, não opte pelo Airbnb em hospedagens de 1 a 3 dias. Além disso, quando também se deseja maior comodidade e privacidade e, se você pode pagar por isso, você deve ir para um hotel.

Imersão na localidade

O Airbnb é perfeito para aluguel de temporada ou por um determinado de tempo e faz a viagem virar um tipo de imersão na localidade. Se você está viajando para outro país, você pode entrar na cultura local, como se estivesse vivendo ali. Fazendo suas compras em um mercado próximo, comprando ingredientes para cozinhar, você melhore o idioma local e até faça novos amigos. Além disso, é possível lavar sua própria roupa. Ainda vai poder viajar com uma mala menos pesada. Isso pode fazer com que você fique abaixo do limite de bagagens das cias aéreas low-cost. Ou seja, você economiza em hospedagem, alimentação e transporte.

Se estiver em cidades como Roma ou Londres, bilhetes de transporte público ilimitado facilitam o deslocamento até o local da hospedagem, se você precisar almoçar em casa. Em Roma, você pode utilizar a Carta Integratta Settimanale, que é válida por 7 dias e, em Londres, carregar o Oyster Card da forma que desejar. Outras cidades também possuem sistema parecido. No entanto, vai ser necessário planejar bem o deslocamento pela cidade.

Como utilizar o Airbnb

Você pode optar por baixar o aplicativo no seu celular ou acessar o site. Vamos explicar como funciona o aplicativo. No site, o funcionamento é bem parecido.

Ao acessar a primeira página, o aplicativo sugere que você crie uma conta. Para agilizar, eles disponibilizam a opção de utilizar sua conta do Facebook para preencher os dados.

airbnb

Após realizar o cadastro, você será redirecionado para a página principal, onde há um um menu na parte de cima, um botão para explorar as localidades e uma lupa para busca.

airbnb-pagina-inicial

O menu do lado esquerdo disponibiliza todas as opções do aplicativo:

airbnb-menu

  • Buscar — tem a mesma função do “Comece a explorar” e da lupa. Serve para buscar uma localização.
  • Início — retorna para a página principal, onde todas as buscas iniciam.
  • Caixa de entrada — São todas as mensagens trocadas com os anfitriões.
  • Viagens — Seu itinerário de viagem, utilizando o Airbnb.
  • Whish Lists — Você pode separar suas acomodações em listas específicas. Serve para consultar todas as listas de desejos criadas.
  • Perfil — Seus dados de usuário ou de anfitrião.
  • Configurações — Notificações, preferências de pagamento, moeda de visualização, entre outras configurações do aplicativo.
  • Ajuda — Ajuda, dúvidas e sugestões para o usuário do aplicativo.
  • Convidar amigos — indicar o aplicativo para amigos.
  • Envie seu feedback — qualificar o aplicativo junto ao desenvolvedor.
  • Vou hospedar — Se você desejar se tornar um anfitrião e disponibilizar seu espaço no aplicativo.

Ainda na página principal, há um botão para explorar as localidades buscadas recentemente. Além de um botão com uma lupa para buscar acomodações, na parte inferior direita.Rolando a página do aplicativo, você verá as últimas acomodações visualizadas, destinos populares, favoritos do Airbnb, o melhor para o fim de semana, entre outras opções.

Realizando uma busca

Para realizar uma busca, você deve clicar no botão “Comece a explorar” ou, simplesmente, clicar na lupa. Será exibida uma tela com a informação “Para onde?”, a sua localidade atual e as localidades buscadas recentemente. Se você clicar em “Próximo”, verá todas as opções de acomodação próximas as você, bastando informar a data de check-in e check-out na próxima tela.

Depois de informar as datas, escolha o tipo de acomodação, a quantidade de hóspedes, entre outros filtros disponíveis como: número de camas, de quartos, de banheiros e faixa de preço. Você também pode selecionar as comodidades da acomodação. TV a cabo, Wi-Fi, cozinha, máquina de lavar e muito mais. Clique no botão Veja mais de N casas aguarde o resultado, onde N é o número aproximado de casas disponíveis na região escolhida.

airbnb-escolha

Escolhendo uma acomodação

Após realizar a busca com todos os filtros desejados, você vai receber uma lista de acomodações. Nesta tela, você poderá visualizar e escolher o apartamento desejado. Entretanto, também poderá renovar os filtros, sempre que desejar. Além disso, poderá ver as acomodações dispostas em um mapa da cidade, podendo utilizar um zoom para selecionar as acomodações no bairro desejado.

airbnb-aptos

Clique na foto do apartamento para escolher o apartamento desejado. Você vai ter todas as informações da acomodação, várias fotos e todas as comodidades disponíveis. Além de outras informações como horário do check-in, do check-out e comentários feitos por quem ficou hospedado naquela acomodação. O anfitrião pode deixar uma descrição do apartamento, mas também informa as regras da casa e a política de cancelamento. A política de cancelamento pode ser rígida, moderada ou flexível.

  • Flexível — reembolso integral 1 dias antes da chegada, exceto taxas.
  • Moderada — reembolso integral 5 dias antes da chegada, exceto taxas.
  • Rigorosa — Reembolso de 50% até 1 semana antes da chegada, exceto taxas.

Ainda na página de acomodação, o anfitrião pode disponibiliza taxas extras de limpeza e o calendário de disponibilidade. O Airbnb cobra uma taxa média de 10%, pela utilização do serviço.

Se houver alguma dúvida na hospedagem, você poderá falar com o anfitrião através da página da acomodação desejada.

airbnb-apto-selecionado

Como fazer uma reserva

Não basta somente clicar em Pedir para Reservar. As reservas podem ser aceitas ou não pelo anfitrião, se assim desejar. Ele tem até 24h para responder. Mas, se você optou por selecionar o filtro de acomodações com “Reserva instantânea”, não precisará da aprovação do anfitrião.

No entanto, o sistema pede que você se identifique enviando:

  • Uma foto, que será adicionada ao seu perfil;
  • Um documento de identificação oficial com foto (carteira de motorista,  identidade ou passaporte);
  • Um telefone e um e-mail;
  • Se conectar utilizando uma conta em uma rede social (Facebook, Google+, etc).

Após a confirmação das identificações você receberá o selo de identificação verificada. Muitos anfitriões e hóspedes procuram esse selo na hora de decidir se devem receber ou se hospedar com alguém.

Segurança na hora de reservar

Bem, se você imaginar que o Airbnb é um MercadoLivre de hospedagem, você estará lidando com qualquer tipo de pessoa quando vai realizar uma hospedagem. Para ter maior segurança na hora de reservar, você deve prestar muita atenção e tomar alguns cuidados. Guarde todas as informações da sua hospedagem, mensagens e e-mails trocados com o anfitrião. Lembre-se sempre que a plataforma exige uma foto, um documento, um telefone, um e-mail e uma conta em uma rede social, o que garante maior segurança na hora da transação. Desta forma, ele realiza o cruzamento dos dados dos anfitriões e hóspedes. Além disso, você pode ficar atento aos comentários, se a acomodação é mal avaliada, não deve valer a pena ficar hospedado lá. Ainda assim, o Airbnb só paga ao anfitrião 24h após a data do check-in.

No entanto, você pode procurar anfitriões com selo de Superhost. Anfitriões com este selo possuem grande experiência, são um exemplo perfeito para outros anfitriões e oferecem experiências extraordinárias aos seus hóspedes.

Escolhidos pelo Airbnb

O aplicativo ainda disponibiliza uma seção com acomodações exóticas em diversas categorias. Você pode escolher se hospedar em moinhos de vento, castelos, casas na árvore, contêineres de navios, entre outros espaços bizarros.

Rio 2016

Visando os jogos olímpicos Rio 2016, o Airbnb disponibilizou uma página especial para quem deseja buscar acomodação durante os jogos.

Você também pode gostar…