Vai viajar para Europa ou Reino Unido? Fique ligado no câmbio

Após o anúncio da confirmação do BRExit, a libra esterlina sofreu uma grande queda frente às outras moedas. Mas, apesar da confirmação do referendo onde a população da Grã-Bretanha decidiu a saída da União Europeia, ainda não sabemos as consequências futuras deste resultado.

Uma porta que levou diversas pessoas a se deslocar em busca de oportunidades está prestes a ser fechada. Cidadãos europeus que moram e trabalham no Reino Unido, britânicos e irlandeses do norte que fizeram o caminho contrário vivem a incerteza de dias melhores ou piores, sem saber se vão poder continuar nos países onde conseguiram se estabelecer. Além disso, pessoas que possuem uma segunda nacionalidade europeia, incluindo os brasileiros, que cruzaram o oceano em busca de realizar sonhos, também vivem essa dúvida que deverá ser respondida em até dois anos.

Entretanto, para quem viaja a turismo, as consequências da saída do Reino Unido da União Europeia são completamente diferentes. Assim, a maioria das restrições já impostas pelo governo britânico, deve permanecer como está.

8295930231_ee1f7f6a5c_k

O Reino Unido é uma monarquia composta por 4 países: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. Mas, a opção pela saída não teve força na Escócia e na Irlanda do Norte. 60% dos escocêses e 55% dos irlandeses do norte optaram pela permanência no bloco. Após o resultado, ambos países deverão optar por um novo referendo local para sair da Grã-Bretanha, permanecendo na UE. A Irlanda do Norte deverá se unir à Irlanda, que não pertence ao Reino Unido, formando um único país. No entanto, apesar de quase 60% dos moradores de Londres terem votado pela permanência, os 52,5% e os 60% dos votantes no País de Gales e da região interna da Inglaterra, West Midlands, foram suficientes para totalizar 51,9% em favor da saída da União Europeia.

27581174970_29f5751688_o

Contudo, o processo de saída não é imediato, podendo durar até dois anos. Após o resultado, o primeiro-ministro britânico David Cameron, renunciou ao cargo. Ele, que convocou o referendo e era a favor da permanência, foi substituído por Theresa May, em meados de julho. A nova premiê britânica busca superar o desafio do Brexit e construir “um papel audacioso e positivo” para o Reino Unido fora da União Europeia.

libra esterlina

Libra Esterlina e Euro em queda

Quando o resultado do Brexit foi anunciado, devido a essa incerteza dos próximos anos, Libra Esterlina abriu em forte queda. Esse resultado também afetou o Euro. No entanto,  esses valores deverão oscilar. O importante é estar atento, para comprar moeda para para a sua próxima viagem. Se você já tem esse dinheiro guardado, esperando essa oportunidade, fique atento nas cotações para saber quando e onde comprar. Aproveite para seguir nossas dicas de qual moeda comprar para onde viajar. Além disso, acesse o site Melhor Câmbio, onde é possível ver a melhor cotação entre as casas de câmbio, das principais cidades brasileiras.

*Atualizado em 06/08/2016 16h50

Você também pode gostar…

Comentários estão encerrado.