10 destinos com a água mais cristalina no mundo

Cala Macarelleta, Menorca, Espanha - Foto: Max Corradi

Seja em lugares frios ou em locais onde faça calor, o mundo é abençoado por praias, lagoas e rios com águas cristalinas. A maioria desses locais possuem difícil ou limitação de acesso, buscando maior preservação ambiental. Assim, antes de planejar suas próximas férias para um destes locais paradisíacos, verifique todas as informações sobre acesso, estacionamento e localização. Você pode escolher entre destinos onde faz calor o ano inteiro e outros que, apesar de não fazer calor, um passeio de barco para apreciar a vista é indispensável.

Então, fique com a lista e aproveite para para apreciar as águas cristalinas de 10 lugares dos mais bonitos para se mergulhar ou, simplesmente, fazer bem para os olhos. A lista engloba países como as Maldivas, Espanha, Alemanha, Itália, Grécia, Panamá e alguns destinos no Brasil, entre outros, onde as águas são tão claras, umas tendendo para o azul, outras para o verde, mas, é possível enxergar peixes, plantas e praticamente tudo o que está abaixo da linha d’água.

1 — Maldivas

Maldivas

Destino de muitos casais em lua de mel, a República das Maldivas é um pequeno país insular, constituído por mais de 1100 ilhas, onde apenas 203 são habitadas. Localizada ao sul da Ásia, no Oceano índico, a temperatura no local varia de 24 a 33ºC, o ano inteiro. As Maldivas possuem diversos resorts e a maioria dos atrações turísticas estão ligados a atividades como mergulho e passeios de barco. Vindo do Brasil, você pode chegar às Maldivas via Londres pela British Airways ou via Dubai pela Emirates. Saindo de qualquer outro lugar da Europa,  Oriente Médio, Ásia ou  Oceania, você pode ir pela Sri Lankan, que tem vôos para lá desde a Europa, Oriente Médio, Ásia e Oceania. O país é muçulmano possui diversas restrições. A entrada com álcool, não é permitida. Porém, é vendido livremente nos hotéis e resorts.

2 — Cala Macarelleta, Menorca, Espanha

Cala Macarelleta, Menorca, Espanha

Uma das melhores praias você pode encontrar na Espanha. Fica localizada na Ilha de Menorca, a segunda maior ilha do arquipélago espanhol de Baleares. A água é incrivelmente clara e limpa de cor azul turquesa. Com areia branca, cria tons que são um deleite para os olhos.  O lugar é ideal para família com crianças em idade para caminhar. O acesso é difícil, porque há um número máximo de visitantes por dia e, infelizmente, não há transporte público até lá. Você deve ir de carro até um dos estacionamento disponíveis e fazer uma caminhada de 15 a 20min. Porém, além de evitar multidões, a recompensa pela vista vale a pena.

3 — Navagio Beach, Grécia

Navagio Bay, Grécia

Eleita uma das praias mais bonitas do mundo e não é pra menos. A Navagio Beach (Praia do Naufrágio) possui um barco naufragado, um lindo mar azul florescente e pedrinhas brancas, dignos de um cartão-postal. A praia fica no norte da ilha de Zante, na Grécia. O acesso é apenas por barcos que saem do Porto Vromi. Para chegar até o mirante e vê-la de cima, é necessário ir até Shipwreck, seguindo pela estrada até Maries. Para aproveitar a praia, praticamente vazia, a dica é ir bem cedo. Além disso, ainda tem cavernas para serem exploradas no percurso que tem paisagens belíssimas.

4 — Emerald Pool, Krabi, Tailândia

Emerald Pool, Krabi - Foto: Meder

A Emerald Pool fica na província de Krabi, na costa sul-oeste da Tailândia. A região é famosa por suas praias, ilhas paradisíacase e diversas belezas naturais. Para chegar no parque nacional da Emerald Pool, que fica a 60km da área povoada de Krabi, você deve contratar uma excursão ou alugar um automóvel e ir por conta própria. Lá, você encontrará uma linda lagoa de cor esmeralda abastecida por águas termais que nascem dezenas de metros acima. Dali, depois de uns 5 minutos de carro, é possível chegar em uma cachoeira termal. Outras nascentes de água, também termais, descem um rio de pedras, onde é possível sentar e desfrutar de uma verdadeira jacuzzi de água natural.

5 — Cala Mariolu, Sardegna, Itália

Cala Marilou, Sardegna

Cala Mariolu é um paraíso no meio do Mediterrâneo. Localizada no Golfo de Orosei, é uma das mais belas praias da baía da Sardenha. Este lugar pertence ao município de Baunei, na província de Ogliastra. Ali, também é possível encontrar até mesmo as famosas Cala Luna e Cala Goloritzè. A enseada é conhecida na língua da Sardenha como Ispuligi de nie (neve em pó), este nome foi atribuído ao caminho de pedras de cor branca e rosa encontrado lá. A claridade da água salta aos olhos imediatamente. Os tons azuis do mar formam uma paleta cristalina. A praia é acessível por barco privado ou por mar. Há um serviço de transporte dedicado a partir do porto de Arbatax e Santa Maria de Navarra. Existe uma rota para Mariolu por terra. No entanto, isso só é recomendado para os caminhantes experientes, ainda melhor quando acompanhado por um guia local.

6 — Dog Island, San Blas, Panamá

Dog Island

A Dog Island é uma das ilhas do arquipélago de San Blas, no Panamá. Parece ser o lugar ideal para tomar uma água de coco, relaxar em uma rede ou viver como Robinson Crusoé.  É certamente um dos lugares mais lindos do mundo. Você vai encontrar uma rica cultura, além da história de resistência do povo indígena de Kuna Yala, que é guardião de San Blas (Kuna Yala é nome oficial da Comarca). A comarca tem uma área de 3.206 Km² e cerca de 360 ilhas, onde somente 36 delas são habitadas. Espalhadas em 373Km da costa caribenha do Panamá e em parte do território colombiano (em ambos os países em terra e mar).

As águas cristalinas são um convite a exploração. O recife de corais é esplêndido, maravilhoso. Você pode ir de avião ou por terra. Mas, para economizar, a melhor opção é ir por terra mesmo. Nesse caso, você precisa fechar o transporte com alguma agência (cerca de 30 dólares por pessoa, cada trecho), por questões de preservação do local, somente carros autorizados tem permissão para acessar. O lugar tem quase nada em infraestrutura. Só para ter uma ideia, para passar a noite, você deve se hospedar nas cabanas dos índios, além de ter que levar dinheiro vivo, pois não há máquina de cartão para saque ou pagamentos.

7 — Rio Sucuri, Bonito, Mato Grosso, Brasil

águas cristalinas

O Rio Sucuri fica em Bonito, Mato Grosso do Sul. A região é conhecida por suas águas cristalinas, onde cada rio possui características distintas, com tendências para o verde e outros mais para o azul, que é o caso do Rio Sucuri. Localizado na Fazenda São Geraldo a 18 km do centro da cidade, em meio a Serra da Bodoquena. O Rio Sucuri é conhecido pela transparência e suas águas cristalinas permitem observar uma grande diversidade de fauna e flora aquática.

No local, está instalada a sede do passeio com restaurante, piscina e onde os visitantes retiram os equipamentos para fazer a flutuação. Muitos vão até lá para o curtir uma piscina e outros encaram também a gostosa aventura de descer o rio de águas azuis. O guia acompanha todo o trajeto dos visitantes, que descem de colete salva-vidas para assegurar a tranquilidade e poder ver as paisagens submersas sem preocupações.

8 — Fernando de Noronha, Brasil

Praia dos Porcos - Fernando de Noronha

Uma mistura de águas perfeitas.  Praias praias protegidas de ondas pesadas, piscina natural encravada nas rochas e boa quantidade de vida marinha. O acesso é feito pela praia da Cacimba do Padre. A caminhada dura 15 minutos, passando por uma trilha suave entre as rochas. Ao chegar, a paisagem é surpreendente. Outro ponto interessante é vê-la de cima, quando você faz o passeio para tirar fotos do Morro Dois Irmãos. Para quem curte, levar material para mergulho é indispensável.

9 — Königssee, Baviera, Alemanha

Königsee - Foto: Steffen Schulz

Königssee é um lago que fica na comuna de Schönau am Königssee, no sudoeste da Baviera alemã, quase na divisa com a Áustria. O lago é cercado pelo parque nacional dos Alpes e tem águas cristalinas de cor verde-esmeralda, uma combinação perfeitamente natural. O lago é uma pintura e o passeio de barco vale muito a pena. Os barcos são elétricos para não poluir o lago. Da para ver ao longe na montanha o Ninho do Pássaro, casa usada por Adolf Hitler. De Salzburg (Áustria),  perto da estação central, você deve pegar o ônibus 840 que vai para Bechstegaden. De lá, pegue o ônibus que vai para o lago Königssee.  Lugar agradabilíssimo, sereno, com ótimas opções de comercio, restaurantes e cafés.

10 — Calanques de Maselha, França

calanque-marseille

Situada no Côte d’Azur, Marselha é uma das cidades mais belas da França. Além de muita cultura e história, é magnífica por suas praias de águas cristalinas e paisagens.

Aproveite para incluir, em seu roteiro de Marselha, um dia para aproveitar as mais belas praias do local. A poucos quilômetros, localizado entre Marselha e Cassis, você encontra o Parc National des Calanques. Este parque possui as mais belas paisagens entre lindos tons de azul e verde transparente. Os calanques de Morgiou, Sormiou, Marseilleveyre e Sugiton são acessíveis por carro, mas também é possível chegar de ônibus, utilizando os ônibus 19, 20, 21, 22 e 23 da RTM, para quem vem de Marselha.

*atualizado em 28/11/2016 12h09

Você também pode gostar…