O que fazer em Florença nas festas de fim de ano


Bom dia a todos! Hoje vamos falar sobre as festas de fim de ano em Florença. Exatamente neste dia, é comemorado o dia da “Festa dell’Immacolata da Firenze”, na região. E, no Brasil, dia de Nossa Senhora da Conceição, sendo feriado em muitas cidades aqui. Mas, vamos falar, por ora, do que fazer em Florença no período natalino.

O clima de natal em várias cidades pelo mundo, começa a se espalhar mais para o final do ano, principalmente no mês de dezembro. E, falando de Florença, o início do mês é quando a cidade começa a se enfeitar para a chegada do Natal, colocando a iluminação e preparando as lojas para receber clientes para as compras natalinas. Vamos falar o que podemos fazer ou visitar nesse período na cidade.

Você pode aproveitar para fazer o seu roteiro normalmente por Florença, esticar seu passeio até Pisa, por um dia, ou visitar Assis, em um bate-volta. Entretanto, deve estar atento aos dias que os museus e galerias estarão fechados nestas cidades.

Roteiro para dois dias em Florença

Festa dell’Immacolata

Segundo a Igreja Católica, é lembrado nesse dia o dia da concepção de Maria. Nesse dia, extraoficialmente, são iniciados os preparativos para o próximo Natal. Muitas famílias começam a enfeitar as árvores de Natal e a preparar os presépios.

Nesse dia, uma grande e bela árvore de Natal é iluminada na Piazza del Duomo, no centro histórico de Florença. A iluminação é feita pelo prefeito da cidade, em cerimônia oficial. aberta a todos e, pode ter, alguns pequenos eventos como concertos e animações.

Mercados de Natal

Nas semanas que antecedem o Natal, são criados os mercados de natal nas ruas da cidade, onde se pode comprar pequenos presentes típicos da região, desde qualquer objeto mais simples e, até vinho.

O maior de todos é o que fica na Piazza Santa Croce, que funciona todos os dias, do final de Novembro até o dia 20 de dezembro. Ele é inspirado no mercado alemão — Heidelberger Weihnachtsmarkt —, com aquelas casas típicas de madeira, oferecendo desde artesanato, produtos alimentares, até móveis e artigos para decoração natalina.

Nessa época, é possível encontrar pequenos mercados, no centro histórico, mas também fora dele. Vale a pena visitar, no dia 8 de dezembro, a Fierucola dell’Immacolata, na Piazza Santissima Annunziata. Existem outros mercados fora do centro principal e, para quem pretende sair da cidade, pode encontrar nas regiões de Mugello, Chianti ou Fiesole.

Atividades

Entre dezembro e janeiro, os meses mais frios da região, em alguns locais são montadas áreas para prática de esportes de inverno.

No Paterre, uma estrutura multifuncional, situado na Piazza della Libertà, é montada uma área de patinação no gelo com aluguel de patins.

Em Obihall, antiga área Kontiki (Florença sul), abre o Toscana Winter Park com pista de gelo, mas também com tubos de neve e uma descida de esqui. Todos os equipamentos necessários podem ser alugados no local. O parque estará aberto entre outubro e março.

Firenze Winter Park

Celebrações Religiosas

No Duomo di Firenze, ou Catedral de Florença, a tradicional missa da véspera de Natal é celebrada pelo cardeal de Florença à meia-noite (a Vigília começa a 23h). Na manhã de Natal, a missa é às 10h30, para coincidir com a bênção do Papa.

Museus

A maior parte dos museus estará aberto no fim de ano em Florença. Excetuando-se os dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, além do seus dias habituaais de fechamento (normalmente, na segunda-feira).

Ano Novo

Todos os anos, o ano novo florentino é celebrado nas principais praças do centro histórico, onde há concertos de vários tipos, desde a música pop (geralmente na Piazza Stazione), música clássica (Piazza della Signoria) ao Evangelho (Piazza Santissima Annunziata) e música diversas com DJs (Largo Annigoni).

Dia da Epifânia

O dia 6 de janeiro é o dia da Epifania. A Igreja Católica celebra a chegada dos Reis Magos e de entrega de seus dons para o menino Jesus. É, oficialmente, o último dia das férias de Natal (coincide com o final das férias escolares).

Nesse dia, também há a entrega dos presentes na “Cavalgada dos Reis Magos”, que acontece no centro histórico da cidade. A comemoração, a caráter, envolve muitas pessoas de toda a Itália e é um evento tradicional. Vale a pena assistir se você estiver em Florença.

Continuando o tema do Natal é recomendável uma visita à Cappella dei Magi di Benozzo Gozzoli, no Palazzo Medici Riccardi. É uma pequena e preciosa capela que traça a história dos Três Reis. Fica aberta o ano inteiro.

la-cavalcata-dei-magi-a-firenze-jpg1

Pretende ir para Florença em qualquer época do ano? Veja aqui um roteiro para aproveitar dois dias na cidade

Viajando pela Itália? Saiba como você pode utilizar os depósitos de bagagens nas estações de trem

Viajando entre duas metrópoles na Itália? Saiba como conhecer pequenas cidades com somente um bilhete

* Traduzido e adaptado de www.visitflorence.com

Você também pode gostar…

Comentários estão encerrado.