Festival do Presunto de Parma


Acontece todo mês de setembro em Parma, o Festival del Prosciutto di Parma. Além de premiar os melhores produtores de presunto de parma da região, é ideal para aprender mais sobre produtos típicos como o próprio prosciutto crudo e o queijo parmesão, que é produzido artesanalmente em fábricas vinculadas ao Consórcio Parmiggiano-Reggiano.

E é em Parma que você pode apreciar e degustar essa maravilha da culinária italiana. Para quem gosta, é simplesmente muito saboroso, acompanhando pães, queijos, massas, saladas, pizzas, etc.

O prosciutto di Parma é um dos mais famosos da Itália. Um produto com denominação de origem protegida, feito com pernas de porcos criados nas regiões central e norte da Itália. Os animais são alimentados com alimentação especial: cevada, milho, fruta e o soro de restos do coalho do queijo parmesão.

Presunto de Parma

Sempre que vamos a Itália não deixamos de apreciar as delícias da cozinha italiana, uma das nossas favoritas. Quando possível, procuramos sempre nos hospedar em hotéis que possuam uma cozinha dentro do quarto, passamos no mercado e fazemos à massa com os ingredientes do local. Mas, também, já estivemos em alguns restaurantes entre Roma e Florença, para degustar as famosas pizzas e massas feitas por italianos na Itália.

Festival do Presunto de Parma

Então, se você vai estar em setembro na Itália e deseja apreciar essa iguaria que é o presunto cru feito em Parma, não deixe de visitar a cidade entre os dias 2 e 10. O calendário terá diversas iniciativas com eventos dedicados à gastronomia, entretenimento, cultura, atividades esportivas, noites musicais, atividades para crianças, diversas feirinhas espalhadas pela região e muitas outras propostas. Além disso, na primeira quinzena de setembro, você poderá conhecer como é feito o presunto de Parma, onde fábricas abrem as portas para visitação. Consulte o calendário do evento no site oficial.

Presunto de Parma na Fábrica da Galloni

Mas, se você não puder ir nesse período, acesse o site oficial do Consórcio do Presunto de Parma e verifique a possibilidade de agendar uma visita. Ainda na região, aproveite também para marcar uma visita guiada, através do site oficial, a uma das queijarias vinculadas ao Consórcio Parmigiano-Reggiano. A visitação nessas fábricas começa logo cedo, às 08h30 da manhã. No entanto, procure fazer suas reservas com até duas semanas de antecedência, caso não consiga, continue tentando porque pode haver alguma desistência.

parmesao

Onde se hospedar em Parma

Os melhores locais para se hospedar em Parma ficam no centro histórico. Essa localização facilita diversos passeios que podem ser feitos a pé ou de bicicleta.

Consulte aqui os principais hotéis disponíveis para a data da sua viagem

Catedral de Parma

O que comer em Parma e arredores

Além do queijo parmesão e o presunto de Parma, você pode experimentar outros pratos típicos da Emiglia-Romagna. A capital da região é Bologna, terra do molho à bolonhesa. Então, não deixe de experimentar a Lasagna alla Bolognese, degustando um vinho Lambrusco, que também é produzido nas proximidades.

Lasagne alla Bolognese

Como chegar em Parma

Parma fica localizada no norte da Itália, na Região de Emiglia-Romagna, entre as cidades de Milão e Bologna. Você pode ir de trem e a viagem dura entre 1h e 2h. Para quem sai de Roma, a viagem de trem dura entre 3h e 6h, com parada em Bolonha.

Passando somente um dia em Parma

Pegue um trem regional de Milão para Bologna (ou o inverso), desça em Parma e aproveite o dia no local.  Para seguir viagem, pegue o último trem regional para Bolonha.  Com essa opção, você não precisa comprar um novo bilhete. Basta pegar qualquer trem regional com o mesmo trajeto.

Para aproveitar melhor o passeio, deixe suas malas no depósito de bagagens da própria estação de Parma. Dependendo da validade do bilhete, é possível até dormir uma noite no local. Mas, fique atento para não perder a validade porque a multa é pesada: €200. Vale mais a pena comprar um novo bilhete por €7 e descartar o anterior.

Dicas de rota a partir de Parma

Em direção a Milão, de onde se pode seguir para Turim e, depois, para Aosta na região do Valle d’Aosta.  Ou, ainda de Milão, você pode ir a Tirano e fazer o passeio do Bernina Express que passa nos Alpes.

Segundo para Bologna, você pode descer em Modena, visitar o Museu Enzo Ferrari e o Museu da Ferrari em Maranello. Desse trajeto ainda pode seguir para Florença e, depois para Roma.

*Atualizado 31/08/2017 às 21h15

Você também pode gostar…

Comentários estão encerrado.