Destaque de cada capital do sudeste brasileiro

O Sudeste brasileiro, com as duas mais populosas capitais do Brasil, é rico em diversidade cultural e possui diversos pontos turísticos para o visitante. As capitais da região combinam uma agitada vida noturna, com centro de compras, ótimos restaurantes, excelente infraestrutura, belas praias, paisagens deslumbrantes e pontos turísticos famosos no mundo inteiro. Claro que, nem todas possuem todos esses atrativos. Mas, se você retirar um ou outro, é possível encontrar a maioria deles nas capitais do Sudeste ou com até alguns quilômetros de distância.

São Paulo

Na maior cidade brasileira, você não pode deixar de visitar o Parque do Ibirapuera. Excelente área verde para a prática de esportes na cidade, bem como para um passeio, onde é comum ver famílias com crianças fazendo piqueniques ou com seus animais de estimação, principalmente nos finais de semana. Local ideal para andar de bicicleta, patins ou skate. Há estacionamento no parque, no entanto é acessível com transporte público.

Parque do Ibirapuera - São Paulo

Em São Paulo, além do parque, também se destacam O MASP, a Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Centro Cultural Julio Prestes.

No interior do estado, os principais destinos turísticos são Campos do Jordão, Ilhabela, Guarujá, Ubatuba e Aparecida.

Em São Paulo, não deixe de experimentar o famoso virado à paulista, feito com arroz, tutu, bisteca de porco frita, linguiça, couve refogada e ovos fritos. É servido principalmente às segundas-feiras nos bares e restaurantes. Outro prato típicos da região é o cuscuz paulista, feito com farinha de mandioca e incrementado com frango, atum, sardinha ou palmito. Além disso, você também pode experimentar o sanduíche de mortadela com mostarda, o sanduíche de carne desfiada, o sanduíche de pernil com três queijos, entre outros.

Cuscuz paulista

Rio de Janeiro

O Cristo Redentor, uma das 7 maravilhas do mundo moderno, é um pontos mais visitados no mundo, sendo um dos principais destinos turísticos para quem vai visitar a cidade do Rio de Janeiro. Um lugar incrível para visitar, desde a subida, passando pelo Parque Nacional da Tijuca, até o ponto mais alto, aos pés do Cristo, onde se tem um dos panoramas mais incríveis da cidade do Rio de Janeiro. O melhor é ir quando o tempo está aberto, também para curtir a vista num fim de tarde com um belo pôr do sol.

Cristo Redentor

Ainda na cidade carioca, você pode visitar o Pão de Açúcar, a Praia de Copacabana e o Jardim Botânico.

Os principais destinos turísticos do interior fluminense são Petrópolis, Nova Friburgo, Teresópolis, Búzios, Cabo Frio, Angra dos Reis e Paraty.

Na cidade do Rio de Janeiro, o prato típico servido, principalmente, às sextas-feiras é a feijoada com feijão preto, servida com couve, torresmo e laranja, que pode ser encontrada em qualquer restaurante da cidade. Também fazem sucesso na região o filé à Oswaldo Aranha, além do bife com fritas, o picadinho e o biscoito Globo com Mate, que pode ser comprado na praia.

feijoada

Belo Horizonte

Na capital mineira, se destaca o Mercado Central, onde é possível comprar iguarias de todo o estado de Minas Gerais. É um mercado  bastante organizado e limpo, onde é possível encontrar cachaças, doces, artesanatos, queijos, além de animais e artigos para o lar. Possui também bares e restaurantes para apreciar a saborosa comida mineira.

8242312234_5dae3891cb_k

Ainda em BH, você pode visitar o Museu da Mineralogia, Museu de Arte da Pampulha e a Praça da Liberdade.

A grande força turística de Minas Gerais está, principalmente, no interior onde se destacam as cidades históricas como Ouro Preto e Tiradentes.

A culinária mineira dispensa comentários. Você pode escolher experimentar o feijão tropeiro, o frango ao molho pardo ou com quiabo, o leitão à pururuca, o tutu de feijão, além do famoso pão de queijo e a combinação de queijo minas com diversos doces como o de abóbora, de leite e o ambrosia.

Pão-de-queijo-5

Vitória

A capital do Espírito Santo talvez seja a menos badalada entre os turistas que viajam para o Sudeste. No entanto, possui sol o ano inteiro, com período de chuvas entre outubro e dezembro. Em Vitória, os hotéis costumam ter o preço mais em conta do que as outras capitais da região. O destaque turístico fica para o Convento de Nossa Senhora do Monte do Carmo que foi fundado em 1682, por padres carmelitas. Além do Convento, é possível aproveitar as belas praias da cidade como a Praia do Canto e a Praia de Camburi.

10704251396_150e881082_k

Muito próximo a Vitória, conectada pela terceira ponte, outra cidade que se destaca pelo turismo é Vila Velha, maior cidade do estado, que tem como principais atrações o Convento da Penha, a Fábrica dos Chocolates Garoto e o Museu da Vale, além de belas praias, assim como Guarapari, distante a 50km da capital capixaba pela Rodovia do Sol, que recebe muitos visitantes durante o verão.

A culinária capixaba tem um diferencial em relação aos demais pratos típicos regionais do Brasil. A comida oferecida na maioria dos municípios do Espírito Santo, é produto de um mescla de culturas, com origens tanto de colonizadores europeus quanto de índios e africanos. O destaque especial fica para a moqueca capixaba e a torta capixaba. A moqueca não utiliza azeite de dendê e leite de coco. Sua feitura original é na panela de barro, criada artesanalmente pelas paneleiras de Goiabeiras. Famosa internacionalmente, a moqueca é alvo de uma bem-humorada disputa com a similar baiana, resumida no tradicional slogan “Moqueca só capixaba, o resto é peixada”.

Moqueca Capixaba

Você também pode gostar…

Comentários estão encerrado.