Principais atrações turísticas em Nova Friburgo

Três Picos de Salinas - Foto: Gustavo Machado

Nova Friburgo é cidade para qualquer época do ano. Durante o verão, quem deseja fugir da agitação e o calor da praia, a região é um destino com o clima mais agradável. Além do sossego e tranquilidade, que atrai diversos turistas do Brasil e do mundo, sendo o destino preferido de quem procura descansar, aproveitar as cachoeiras e passear no teleférico de Nova Friburgo. Além disso, quem quer aproveitar a natureza para praticar esportes radicais e ecoturismo, também procura o local. Durante o inverno, a temperatura na região chega próximo a zero grau e, por ser uma das regiões mais frias do Brasil, também atrai diversos amantes da baixa temperatura para curtir o friozinho perto de uma lareira, seja em família ou, simplesmente, a dois.

Onde se hospedar em Nova Friburgo

Dependendo da programação da viagem, você pode se hospedar em Lumiar, São Pedro da Serra ou no centro da cidade. Lumiar e São Pedro são distantes a mais de 20km da área urbana. Você também encontrará bons hotéis no Cônego ou em Mury.

Veja aqui uma lista com os principais hotéis e pousadas da cidade 

 Circuito Lumiar e São Pedro da Serra

O Circuito Lumiar e São Pedro da Serra é uma boa para descansar ou procurar atividades para alívio do estresse. Pegue a estrada em direção a Nova Friburgo e, ao chegar em Mury, pegue o acesso para Lumiar. Para quem sai da cidade do Rio de Janeiro, o lugar fica a pouco mais de 2h30min de carro. Mas, também é possível fazer esse percurso de ônibus, saindo da Rodoviária Novo Rio.

Lumiar-2-Daniel-Marcus-4
A natureza exuberante em Lumiar 

Lumiar é um vilarejo cercado por Mata Atlântica e natureza exuberante. Com belíssimas cachoeiras e cenários perfeitos para quem gosta de esportes ligados à natureza como montanhismo, escalada, rappel, trekking ou rafting. Mas também, para quem prefere repousar em uma das diversas pousadas que a região tem a oferecer.

10369121_771900656196768_8077137925840324233_n

No centro de Lumiar, é possível aproveitar uma série de restaurantes e lojinhas que se estabeleceram no entorno do lago e da principal praça do distrito. Há também um posto de informações de uma agência de turismo, onde é possível comprar passeios de rafting e receber dicas sobre passeios gratuitos da região.

As principais cachoeiras de Lumiar são o Poço Feio e o Encontro dos Rios. O Poço Feio fica a 1 km, antes de chegar ao centro de Lumiar. O local é privado, possui uma faixa de areia e um poço enorme, restaurante, estacionamento e o ingresso custa em torno de R$ 10,00.

32180946

Depois de Lumiar, seguindo 6 km pela estrada Serra-Mar, a caminho do Sana e de Casemiro de Abreu, há o Encontro dos Rios. O local possui este nome devido ao encontro do Rio Bonito com o Rio Macaé. Com poço para banhistas e cachoeiras ideais para rafting e canoagem. Há, inclusive, disputas de etapas de campeonatos nacionais da modalidade. Para algumas atividades, a fim de evitar acidentes, é necessária a presença de um guia específico.

1235462_1379912122240870_496861823_n
A noite de São Pedro da Serra – gastronomia, forró, MPB e rock

Voltando ao centro de Lumiar e seguindo por mais 4km de estrada, chega-se a São Pedro da Serra, local para comer bem e esquecer do estresse diário. Muitos cariocas, cansados do agito da cidade grande, se mudaram de vez e estabeleceram uma vida tranquila no local. São Pedro é também distrito de Nova Friburgo. O local possui uma rua comercial com todo o tipo de estabelecimento e verdadeiros achados entre lojas, ateliês e brechós. Durante a noite, as lojas ficam abertas e é possível aproveitar os variados restaurantes da região.

Nos finais de semana, o local fica mais cheio. É possível escolher entre animados shows de forró no Clube Estrela do Mar e apresentações de rock ou MPB nos bares da região, que ficam abertos até o último cliente.

No final do mês de junho, acontece a tradicional Festa de São Pedro da Serra, em louvor ao santo padroeiro da região. O evento conta com diversos shows, as tradicionais barraquinhas de comidas e bebidas. Além de diversas brincadeiras, danças juninas, bingo, entre outras atrações.

rua-principal
Boa Esperança, local para explorar e preservar

Na região, aproveite também para conhecer a localidade de Boa Esperança, com sua paisagem bucólica e lindas cachoeiras a Indiana Jones (foto), a de São José e o Poço Belo. Vale a pena conhecer o local.

12495029_1045206548877405_4402238647458014040_n

Circuito Sabor de Mury

Antes da entrada para Lumiar, em Mury, distrito que beira a RJ-116 e é portal de entrada da cidade de Nova Friburgo, há ainda a opção de aproveitar o Circuito Sabor Mury. Um roteiro turístico e gastronômico que busca oferecer ao visitante excelência em qualidade de hospedagem, gastronomia, lazer e serviços. O local se tornou referência gastronômica, contendo restaurantes com especialidade em cozinha alemã, suíça, francesa, regional, etc. Além de lojas de delicatessen com produtos especiais da região de artesanato, decoração, empórios de produtos naturais e aconchegantes hotéis e pousadas.

shopping_mury

 Pedra do Cão Sentado

Situada no Parque Ecológico do Cão Sentado, a 10km do centro da cidade.  É um destino perfeito para passear com a família, incluindo as crianças. Para quem gosta de uma boa trilha com um lindo visual ao final, a Pedra do Cão Sentado é um dos cartões-postais de Nova Friburgo. Ela mede cerca de 111 metros de altura e está a 1100m acima do nível do mar. A caminhada entre pontes rústicas, grutas e cavernas dura cerca de 1km. Comece a trilha cedo, não espere o sol se pôr para voltar. Leve repelente e protetor solar, câmeras e celulares com muita bateria, bastante água e lanche. Cheque a previsão do tempo antes de ir.

6526931021_501d3200fc_b

 Circuito Terê-Fri

Três Picos de Salinas

Estão localizados na divista entre Nova Friburgo e Teresópolis. no Parque Estadual dos Três Picos. O local é um estímulo ao desenvolvimento econômico da região, pois favorece o turismo em todas as suas formas, em especial o ecoturismo. Há muitas possibilidades de trilhas, escaladas e cachoeiras de inigualável beleza. Segundo a última medição do IBGE, o Pico Maior de Nova Friburgo, a maior das três montanhas, é o maior pico da Serra do Mar. Com altitude de 2.366 metros, supera a Pedra do Sino, com 2.255 metros, entre Teresópolis e Guapimirim, e o Pico do Caledônia com 2.257 metros, também em Nova Friburgo.

Três Picos de Salinas - Foto: Gustavo Machado
Queijaria Escola / Casa Suíça

No km 18 da estrada Friburgo-Teresópolis, há o prédio da Queijaria Escola de Nova Friburgo. Com uma bela arquitetura e muito bem conservado, é onde podemos encontrar produtos diversos em especial os queijos e chocolates. Além da loja, o local ainda possui uma fábrica de queijos e chocolates ao leite, o memorial da colonização Suíça, restaurante e o museu de Taxidermia.

Jardim do Nêgo

O jardim é repleto de esculturas em argila de beleza sem igual. Foram anos de dedicação e trabalho esculpindo e deixando que o musgo faça seu trabalho de preservação. Uma obra de arte ao ar livre. Localizado na estrada Friburgo-Teresópolis, o local é de fácil localização.

Country Clube de Nova Friburgo

Clube particular onde a maioria das atividades é destinada a sócios e convidados. No entanto, a área é aberta ao púbico para passeios, caminhadas e fotografias. O local conta com quadras esportivas abertas ou cobertas, para a prática de esportes como basquete, vôlei, futsal, tênis, etc. No teatro onde são exibidas diversas peças em cartaz nas melhores salas do Rio de Janeiro e São Paulo. O local tem natureza preservada com imensa área verde, lagos e quedas d’água, com animais silvestres, como esquilos e pássaros, paisagens de cinema que podem ser fotografadas se constituindo em mais um dos cartões postais da cidade.

Nova Friburgo Contry Club

 Pico da Caledônia

Terceiro pico mais alto da Serra do Mar, com 2257 metros, após nova medição do IBGE. Vale a subida para chegar até o topo. Conta com acesso de carro até um certo ponto. A partir dali são trechos estreitos e não pavimentados, além de uma escada ingrime. Do pico é possível ver a superfície montanhosa, o oceano, e, ao fundo, a Capital do Estado, em dias sem nebulosidade.

Vista do Pico da Caledônia, em Nova Friburgo

Capital da Moda Íntima

Nova Friburgo também é conhecida como a “Capital da Moda Íntima”. As principais lojas ficam na Ponte da Saudade, logo na entrada da cidade para quem vem do Rio, e em Olaria. Você encontrará peças para moda feminina, masculina e infantil, desenvolvidos com a mais alta qualidade e tecnologia.

Praça do Suspiro

Também conhecida como “praça do teleférico”. De lá que partem as cadeirinhas para onde se aprecia a beleza da cidade do alto. Ao subir o teleférico, é possível visitar a boneca Eva, que reproduz o interior do corpo humano. A alta do teleférico, também possui uma pista de boliche. É na Praça do Suspiro que podemos encontrar a Capela de Santo Antônio. A Capela ficou conhecida nacionalmente pois ficou parcialmente destruída, durante tragédia de 2011. A capela foi totalmente recuperada e reaberta ao público em meados de 2012.

Na Praça do Suspiro também é possível encontrar restaurantes, choperia, lojas de doces e brindes, monumentos, hotéis e o Teatro Municipal. Destaque para a famosa, histórica e poética fonte dos suspiros. Também conhecida como a fonte dos namorados, possui três bicas, denominadas sugestivamente, de amor, ciúme e saudade. Curiosamente, a fonte fica ao lado da sede do Tiro de Guerra, órgão do Exército Brasileiro, onde os jovens friburguenses prestam o serviço militar.

Rota Cervejeira do RJ

Em busca de atrair turistas de todo país e diversos lugares do mundo por suas belezas naturais, história e aventuras, e, em grande crescimento na cidade, após o governo municipal sancionar leis de incentivos fiscais para microcervejarias, Nova Friburgo participa do circuito Serra Verde Imperial, composta também pelos municípios de Petrópolis, Teresópolis, Cachoeiras de Macacu, Santa Maria Madalena e Guapimirim. O circuito turístico possui a maior concentração de fabricantes de cervejas do país, tanto grandes marcas quanto fabricantes artesanais.

Cerveja Artesanal Perissê - Foto: Wanderson Amil

*Atualizado 13/07/2016 às 10:55

Você também pode gostar…

Comentários estão encerrado.