Clima de Montanha: Nova Friburgo registra menor temperatura do Brasil nesta semana

Contry Club de Nova Friburgo - Foto: Kal Carvalho
Segundo informações do Climatempo, através do site Terra, a cidade de Nova Friburgo, localizada na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro, registrou a menor temperatura do Brasil esta semana.
A temperatura registrada foi de 9,2ºC, em pleno verão. Me lembrou quando passei minha primeira noite em Londres, no final do último verão europeu. Quando chegamos lá, a temperatura estava por volta dos 14ºC e chegou a 7ºC, durante a madrugada.

Ainda, de acordo a reportagem, a razão para a queda da temperatura na madrugada de segunda para terça-feira, foi uma combinação da presença do ar polar, junto com a pouca nebulosidade. Uma grande e forte massa de ar polar atua sobre sobre o oceano ao largo da costa do Sul e do Sudeste do Brasil. Os ventos que sopram do mar, gerados por esta massa polar, trazem o ar frio para o continente que se mistura com o ar quente diminuindo o calor.

Pedra do Imperador - Foto: Kal Carvalho

Para quem quer fugir do calor do Rio Janeiro e aproveitar o ar condicionado natural da serra, durante o verão, ou curtir o frio de quase zero grau no inverno, pode consultar aqui as principais atrações da região.

É possível nevar em Nova Friburgo?

Uma publicação na área Participe do site Climatempo, destinada a publicações de usuários participantes do site, vem causando um certo frisson nas redes sociais, quando o assunto frio vem à tona. A publicação não parece ser um texto oficial do site Climatempo, devido a uma certa quantidade de erros de concordância e acentuação, sendo possivelmente criada por um usuário que se registrou nessa área com o nome climatempo, que questiona se é possível nevar em Nova Friburgo, informando sobre a maior nevasca acontecida em 1985, onde se acumulou cerca de 1m de neve no Pico das Agulhas Negras, em Itatiaia e, comparando a diferença de 425m a menos dos Três Picos.

Registro de Neve no Pico das Agulhas Negras, em 1985
Registro de Neve no Pico das Agulhas Negras, em 1985

No entanto, apesar da altitude de 2792m, até a incidência de neve no Pico das Agulhas Negras foi atípica e, na época, atraiu diversos turistas. Apesar da raridade, o fenômeno dificilmente acontece porque a maior parte do Brasil está inserida na zona tropical, onde a radiação solar é maior, os verões são quentes e úmidos e o inverno é seco.

Em cidades altas como Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis, municípios do estado do Rio de Janeiro com clima ameno durante o verão, por causa da altitude, costuma fazer frio no inverno onde a temperatura pode ficar por volta de zero grau. Apesar de serem consideradas cidades mais frias do Brasil, durante as estações mais frias do ano, a incidência de neve é raríssima, sendo possível somente a geada, que é o depósito de gelo cristalino resultado do congelamento de orvalho que se forma sobre a superfície do solo, das plantas e dos objetos expostos ao ar livre, podendo ocorrer, nas primeiras horas da manhã, antes do sol começar a esquentar, em temperaturas próximas ou abaixo de zero grau, onde o ar frio mais pesado se acumula nos terrenos mais baixos.

Na zonas subtropicais ou temperadas do norte, onde está localizada a Europa e os Estados Unidos, ou do sul, onde está localizado o Cone Sul, composto pela Região Sul do Brasil, o Paraguai, a Argentina, o Uruguai e o Chile, a radiação solar é menor, sendo possível possível e até frequente, principalmente quando mais próximos das zonas polares, ou em temperaturas muito baixas.

Geada em Nova Friburgo, Junho de 2016

Geada em Nova Friburgo em Junho de 2016

Onde se hospedar em Nova Friburgo

Dependendo da programação da viagem, você pode se hospedar em Lumiar, São Pedro da Serra, distantes a mais de 20km da área urbana, no centro da cidade ou nos bairros mais próximos como o Cônego ou Mury. Veja aqui uma lista com os principais hotéis e pousadas da cidade.

 *Atualizado 18/06/2016 às 20:13

Você também pode gostar…

Comentários estão encerrado.