Carnaval em Nova Friburgo: para quem curte sossego ou agito

Carnaval em Nova Friburgo

A serra fluminense pode ser o destino que agrade a todos. O Carnaval em em Nova Friburgo pode ser tanto para quem busca o esperado sossego, quanto para quem procura folia, porém, com mais tranquilidade e um clima mais agradável.

Há quem goste de foliar todos os dias do Carnaval e também quem goste do sossego e da tranquilidade que o feriadão propicia, afinal são quatro ou mais dias para poder aproveitar o agito ou esticar as pernas.

Onde se hospedar

Se está buscando locais de tranquilidade, para conhecer as principais atrações turísticas de Nova Friburgo, você pode escolher entre Lumiar e São Pedro da Serra. Os locais possuem diversas pousadas e ecoresorts a sua espera.

Entretanto, você pode se hospedar em Nova Friburgo e seguir para visitar os locais desejados.

Veja mais dicas de se hospedar em Nova Friburgo

Lumiar e adjacências

No interior do Rio de Janeiro, para quem está precisando descansar ou procurar atividades para alívio do estresse, o Circuito Lumiar e São Pedro da Serra, em Nova Friburgo, pode ser uma grande pedida. O lugar fica a pouco mais de 2h30min de carro, para quem sai da capital do Rio de Janeiro.

10369121_771900656196768_8077137925840324233_n

Lumiar

Lumiar é um vilarejo cercado por Mata Atlântica e natureza exuberante. Com belíssimas cachoeiras e cenários perfeitos para quem gosta de esportes ligados à natureza como montanhismo, escalada, rappel, trekking ou rafting ou, simplesmente, repousar em uma das diversas pousadas que a região tem a oferecer.

No centro de Lumiar, é possível aproveitar uma série de restaurantes e lojinhas que se estabeleceram no entorno do lago e da principal praça do distrito. Há também um posto de informações de uma agência de turismo, onde é possível comprar passeios de rafting e receber dicas sobre passeios gratuitos da região.

As principais cachoeiras de Lumiar são o Poço Feio e o Encontro dos Rios. O Poço Feio fica a 1 km, antes de chegar ao centro de Lumiar. O local é privado, possui uma faixa de areia e um poço enorme, restaurante, estacionamento e o ingresso custa em torno de R$ 10,00.

32180946

Depois do centro de Lumiar, seguindo 6 km pela estrada Serra-Mar, a caminho do Sana e de Casemiro de Abreu, há o Encontro dos Rios, com poço e cachoeiras onde o Rio Bonito se encontra com o Rio Macaé. Local ideal para a prática de rafting e canoagem, inclusive com disputas de etapas de campeonatos nacionais da modalidade. Para algumas atividades, a fim de evitar acidentes, é necessária a presença de um guia específico.

1235462_1379912122240870_496861823_n

São Pedro da Serra

rua-principal

Voltando ao centro de Lumiar e seguindo por mais 4km de estrada, chega-se a São Pedro da Serra, local para comer bem e esquecer do estresse diário. Muitos cariocas, cansados do agito da cidade grande, se mudaram de vez e estabeleceram uma vida tranquila no local.

São Pedro é também distrito de Nova Friburgo e possui uma rua comercial com todo o tipo de estabelecimento e verdadeiros achados entre lojas, ateliês e brechós. Durante a noite, as lojas ficam abertas e é possível aproveitar os variados restaurantes da região.

Boa Esperança

Na região, aproveite também para conhecer a localidade de Boa Esperança, com sua paisagem bucólica e lindas cachoeiras a Indiana Jones (foto), a de São José e o Poço Belo. Vale a pena conhecer o local.

12495029_1045206548877405_4402238647458014040_n

Mury

Antes da entrada para Lumiar, em Mury, distrito que beira a RJ-116 e é portal de entrada da cidade de Nova Friburgo, há ainda a opção de aproveitar o Circuito Sabor Mury. Um roteiro turístico e gastronômico que busca oferecer ao visitante excelência em qualidade de hospedagem, gastronomia, lazer e serviços.

O local se tornou referência gastronômica, contendo restaurantes com especialidade em cozinha alemã, suíça, francesa, regional, etc, bem como lojas de delicatessen com produtos especiais da região de artesanato, decoração, empórios de produtos naturais e aconchegantes hotéis e pousadas.

shopping_mury

Carnaval em Nova Friburgo

Nova Friburgo também oferece uma vasta programação de blocos e escolas de samba para quer curtir o Carnaval sem o calor e o agito carioca.

Definido pela prefeitura da cidade como: “Carnaval da Família”, bailes, desfiles, blocos de enredo e escolas de samba, prometem entreter todos. A festa tem início na sexta-feira de carnaval, com o tradicional Bloco das Piranhas e só termina no sábado pós-Carnaval, com o Baile da Ressaca.

Cidades próximas

Além do Carnaval de Nova Friburgo, o folião também poderá curtir a animada programação das cidades próximas como Bom Jardim, Cordeiro e Cantagalo.

Vai passear na Região Serrana do Rio de Janeiro? Encontre os melhores preços de hotel clicando aqui!

Você também pode gostar…