Como economizar com alimentação em Londres

alimentação em Londres

Planejar os gastos com a alimentação em Londres, ou para qualquer lugar do mundo, é indispensável quando vamos viajar. Assim, podemos evitar gastos excessivos com alimentação durante a viagem, ou seja, gastar o que você normalmente gastaria quando estivesse em seu próprio pais. No entanto, britânicos tem hábitos alimentares diferentes dos nossos e você pode optar por experimentar a culinária local ou não. Assim, neste post, vamos mostar diversas dicas de como economizar com a alimentação na capital britânica.

Como este guia visa economizar, lembre-se sempre que a refeição barata não significa ser 100% saudável. Mas, algumas opções podem ser evitadas. Existe uma lenda urbana que diz que na Inglaterra, se come caro e mal. Os ingleses deram de herança um café da manhã riquíssimo em gordura para os americanos, incluindo bacon e ovos. Mas, se você está acostumado a tomar café com leite e pão com manteiga na padaria da esquina ou comer um pão integral com queijo light e suco natural, talvez você tenha que aceitar em um meio termo para satisfazer seus hábitos ou necessidades.

Foto: Getty Images

Café da manhã no hotel

A primeira dica é procurar reservar hotéis que ofereçam café da manhã continental. Assim, você consegue tomar um café da manhã de acordo com sua preferência. Então, você vai encontra café, leite, sucos, variedades de pães com queijo e/ou presunto, etc. Se for daqueles que gostam de experimentar a culinária local, o tradicional English Breakfast é um café da manhã que contém ovos, bacon, salsichas, pão frito, cogumelo e feijão.

Hotel sem café da manhã

Caso não seja possível ou inviável reservar um hotel com café da manhã, você pode ir em alguma rede de supermercados mais próxima e comprar um pão de forma (sliced bread/american bread) ou algum pãozinho careca, para cachorro-quente (hot dog rolls). Esses pães costumam custar menos de 1 £, chegando a ter promoções de até 90%. Assim, você também pode comprar os combos 2x £1 de frios como presunto, queijo, salame, etc. Desta forma, pode combinar o sanduíche com suco, leite ou iogurte.

IDShot_540x540

Almoço

Os ingleses e os moradores de Londres, aparentemente, não tem o costume de almoçar como nós brasileiros ou como os italianos, que costumam ir para casa almoçar e fazer a famosa sesta.  Isso se deve ao fato do café da manhã britânico já ser praticamente um almoço.

Mas, Londres é cheia de restaurantes japoneses, brasileiros, italianos, tailandeses, indianas, etc. Além disso, existem diversos food trucks espalhados pela cidade. Se a ideia é economizar ou o seu passeio não inclui almoço, faça como os londrinos. Vá até um parque ou praça, sente em algum lugar e leve um sanduíche para você e sua família.

anna-maes-mac-and-cheese

Você ainda pode ir a qualquer rede de fast-food como Subway (o sanduíche do dia custa £ 3.00),  MacDonald’s (há diversas opções baratas, eles disponibilizam um menu completo de opções, há vários molhos disponíveis, maionese, barbecue, etc), ou Burger King, se preferir.

Uma opção alternativa é procurar por uma “sanduicheria”, que é uma espécie de lanchonete como da rede Pret-A-Manger ou outra qualquer, que já disponibilizam sanduíches prontos “to takeaway” ou feitos na hora. Há também as “sanduicherias italianas”, onde você pode pedir um pão com presunto cru, salame ou mortadela, bruschettas, tomates, muçarela de búfala, entre outros aperitivos, acompanhados de um vinho da casa.

Jantar

Se você não estiver planejando ir a algum Pub Inglês, ir a algum show de Rock ou realmente sair para comer alguma coisa fora, você pode passar no mercado e levar alguma refeição já pronta por £2, salada, massa, alguns mercados oferecem fatias de pizza quentinhas, pedaços de frango assado, sanduíches prontos ou você pode montar seu próprio sanduíche em uma espécie de self-service.

Isso também pode servir para o almoço, muitos mercados tem essas promoções em diversas horas do dia. Se você tiver conseguido reservar um quarto com cozinha no hotel, ótimo. Você leva o que quiser e faz seu próprio jantar. Se não, o ideal é comprar algo já pronto e que não precise cozinhar.

Outras opções para diversificar seu “lanche”
  • Sanduíche + suco (serve para qualquer refeição) — Até £ 2.00 (preparando seu próprio sanduíche) e até £ 5.00 (comprando pronto).
  • Iogurtes — Você pode incrementar suas refeições adicionando iogurte (há combos 2 x £ 1.00, ou até mais baratos).
  • Frutas — você encontra vários combos de saladas de fruta ou de somente uma fruta já cortadas ou frutas frescas em alguns mercados específicos. Os preços são variados.

Acredito que cada pessoa tenha seu próprio gosto e cada um sabe o tamanho da sua fome. Se você se cuida e prefere comer saudável existem várias redes de mercado especializadas em oferecer alimentos mais saudáveis, sem glúten e sucos sem adição de açúcar.

Você também pode gostar…