O que é preciso para passar pela imigração no Reino Unido

Olá pessoal, vamos falar hoje sobre um dos maiores temores de quem vai viajar para Londres ou para qualquer lugar do planeta, onde é necessário passar pela imigração. Especialmente no Reino Unido, mesmo vindo de qualquer lugar da Europa, apesar do brasileiro não precisar de VISTO de turismo (General visitor — Visitante geral), antes de deixar o Brasil, você precisa passar pela imigração, pois o Reino Unido não faz parte do Espaço Schengen, um acordo de livre circulação entre alguns países europeus. Mas, falando de imigração, na minha única passagem por lá, no aeroporto de Heathrow, havia uma fila enorme para imigração de Non-EU citizens e, somente duas pessoas em uma área separada.


De qualquer forma, não há exatamente um roteiro a seguir, já que na entrevista, podem ser feitas perguntas aleatórias. Mas, como não sabemos como estará o humor do oficial da imigração, devemos estar preparados para todas as perguntas dele.

O que eles querem saber? Basicamente, é o quanto tempo você vai ficar em Londres, onde vai ficar e se você tem dinheiro para se sustentar nesse período.  Mas, nem fui perguntado sobre essa última questão. As perguntas podem variar de pessoa para pessoa e se aprofundar, dependendo de cada caso, o que muda muito se você vai para estudar ou trabalhar, o que seriam necessários outros documentos e outras perguntas, sendo necessário sair da Inglaterra ou até, voltar ao Brasil, para dar entrada nesse novo visto, como é o caso do visto de estudante.

Perguntas respondidas na visita a Londres

— Vocês são uma família?
— Quanto tempo vão ficar em Londres?
— Onde irão ficar?
— Depois de Londres, vão para qual lugar?
— E, quando voltam ao Brasil?
— Ok! Welcome to London.

Não houve nenhuma outra pergunta muito diferente dessas, somente que ela me perguntou onde iria ficar umas duas vezes, no início e perto da última pergunta. Mas, acredito que não é motivo para se desesperar e ter medo de responder as perguntas feitas pelo agente. O importante é sempre falar a verdade para o oficial. Caso não fale inglês ou precise de alguma tradução para se comunicar com o oficial, eles providenciarão, mas dependerá da disponibilidade. Leve toda a documentação necessária.

Documentos que devem ser trazidos na bagagem de mão

  • Passaporte — deve ter mais de 6 meses de validade.
  • Comprovante de reserva de hospedagem (ou carta convite) — você deve comprovar onde vai ficar nos dias que estará em Londres. A carta convite deve ser feita pelo anfitrião, no caso de casa de algum amigo, parente, casa de família, etc.
  • Comprovação de renda — dinheiro, cartão internacional, travel money card e cheque viagem (travel cheque)
  • Passagem de retorno — é importante para o oficial saber quanto tempo você vai ficar na Inglaterra, ou melhor, quando retorna para o Brasil.
  • Comprovação de vínculos com o Brasil — algum documento que informe seu vínculo com o Brasil, carteira de trabalho, casa própria, comprovante de estudos, aviso de férias, etc.

Essas informações são válidas para quem vai retirar o visto concedido diretamente imigração, o General Visitor e, conforme informamos, não é necessário retirá-lo antes de sair do Brasil. O importante é que, além das informações acima, você deve  ter mais de 18 anos e pretende permanecer no Reino Unido por até 6 meses, sem estudar ou trabalhar.

O visto de turista é valido por 6 meses, no máximo. E você pode entrar e sair do Reino Unido nesse período, porém toda vez precisará passar pelo processo de imigração, Mas, se você ficar menos de seis meses, pode retornar dentro de 1 ano. Contudo, antes desse prazo de doze meses, o oficial de imigração pode impedir a entrada se achar que há razão para tal.

Health surcharge 

Para quem pretende ficar mais de 6 meses (até 1 ano), é possível pedir uma extensão do visto de turista, antes de sair do Brasil, junto ao Consulado Britânico e, desde 6 de abril de 2015, quem solicita visto para o Reino Unido com mais de 6 meses tem que pagar uma taxa — heath surcharge — para acessar o sistema público de saúde britânico, pois, pelo fato do Reino Unido não participar do Acordo de Schengem, você não tem obrigatoriedade de possuir um seguro viagem. O custo é de 200 libras por ano e, para quem possui visto de estudante, de 150 libras anuais, o pagamento deve ser feito online, junto com o requerimento de visto.

Sendo difícil ou não, devemos estar preparados para o processo de imigração. Não mentir é importante e levar todas as informações que possam ser solicitadas pelo oficial. Fique calmo e não apresente todos os documentos de uma vez só ao agente. Somente o que ele solicitar, se solicitar. 90% dos brasileiros conseguem autorização para entrada em solo britânico, mas a decisão final sempre depende do oficial de imigração.

Para quem vai estudar ou trabalhar, fique ligado no blog, iremos falar sobre o assunto nos próximos posts!

Clique aqui e saiba quais são as principais atrações turísticas em Londres

Já sabe quanto vai gastar com alimentação? Veja aqui como economizar

Clique aqui e saiba como usar o Oyster Card, o bilhete único para o transporte público londrino

Já reservou seu hotel em Londres? Clique aqui para pesquisar


Você também pode gostar…

(13) Comentários

  1. Victor Begnini

    Olá! Vocês vem salvando muito gente aqui com esse post! Excelente! Parabéns e obrigado!

    Uma dúvida que não consegui esclarecer em NENHUM lugar:
    Vou para Londres em maio/2018 – 20 dias no total.
    Desço em Londres (imigração na chegada em Heathrow), fico 03 dias e parto para Praga, Cracóvia e Berlim e retorno pra Londres, para mais 03 dias.

    Nesse retorno de Berlim para Londres (via low cost) vou ter que passar pela imigração de novo???
    Ou o visto que consegui na chegada me permite entrar e sair do Reino Unido por 90 dias, sem necessidade de nova imigração?

    Muitíssimo obrigado!

    1. Kal Carvalho

      A passagem pelo controle de fronteiras é um procedimento obrigatório em qualquer país. Em alguns países da Europa, você consegue viajar de um país para o outro, sem a necessidade desse controle. Mas, isso é pq existe o Acordo de Schengen, que trata de diversas coisas, inclusive a livre circulação entre países.

      O Reino Unido não faz parte do Acordo de Schengen. Então, pelo fato de você estar saindo de outro país, você terá que passar pela imigração. Entretanto, pelo fato de já estar com o visto, não terá que responder às perguntas ou a novas perguntas. Você não precisaria se estivesse vindo da Escócia ou País de Gales, por exemplo, porque esses países fazem parte do Reino Unido.

Comentários estão encerrado.